quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Economia do Vale do São Francisco

A região do submédio São Francisco, liderada por Juazeiro e Petrolina está se aproximando dos US$ 300 milhões em exportação. O número de 2007, segundo o MDIC, foi superior a US$280 milhões.

A região, que tem sete municípios exportadores (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Sento Sé , no lado baiano, e Petrolina, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Floresta, do lado pernambucano), exporta principalmente frutas, mas também outros produtos como couros e peles.

Liderando no Brasil, na exportação de Uvas de mesa e de Mangas, a região já supera estados brasileiros como Paraíba (que tem um porto marítimo), Tocantins, forte produtor de carne e grãos, Sergipe, grande produtor de petróleo e que também dispõe de um porto marítimo , e se aproxima de Rondônia, um dos maiores produtores de soja do Brasil, e do Rio Grande do Norte, grande produtor de petróleo, exportador de frutas e crustáceos e que possui um dos portos mais movimentados do Nordeste.

Mesmo com toda esta potencialidade e volume exportado, a região padece com estrangulamentos logísticos, tanto no aspecto de transportes, em todos os modais, quanto à demais infra-estrutura necessária em termos de representações e recursos de organismos de fiscalização e controle.

A representação dos exportadores ainda não disponibiliza todo o apoio necessário para facilitar as exportações, principalmente dos pequenos, assim como são poucos os representates de escritórios de despachantes e de armadores na região.
Por outro lado a localização em pleno coração do nordeste, quase equidistante dos principais portos da região e a disponibilidade de um grande aeroporto homologado para exportação, são fatores que favorecem o comércio internaciponal que só tem crescido.

Fonte: Márcio Araújo - Economista