quarta-feira, 7 de maio de 2008

SÃO JOÃO DE PETROLINA

O São João de Petrolina já começou nos bairros, mas o "ponto alto da festa" deve aconetcer entre os dias 19 e 28 de junho no Pátio de Eventos do centro de Convenções da cidade. Segundo o Secretário de Cultura e Turismo do Municipio as principais atrações esse ano são: Festival do Vinho, Vaquejada, Missa do Vaqueiro, Jecana do Capim, Corida dos Namorados, Concurso de Quadrilhas e ruas ornamentadas.

No Centro de Convenções será montad uma estrutura com duas tendas para apresentação de forró pé-de-serra, camarotes, 20 barracas e palcos. Já estão confirmados na festa Targino Gondim e Raimundinho do Acordeon. Na próxima semana devem ser confirmadas as participações de Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Gatinha Manhosa, Calypso e do Ministro Gilberto Gil. Segundo Vinícius de Santana a expectativa é de que 40 mil pessoas passem diariamente pelo palco do "QG do forró" no período junino.



A segunda edição do projeto Palco Giratório vai dar oportunidade para que grupos de teatro do interior pernambucano possam também mostrar seus espetáculos. As cidades beneficiadas são: Limoeiro, Caruaru, Arcoverde e Petrolina que ganham mais espaço nas apresentações de 2008. São quatro peças do interior. Segundo a coordenadora do projeto Galiana Brasil, em 2007 prticamente todas as sessões ficaram lotadas. A idéia é repetir a dose esse ano.

Os espetáculos do interior estão enquadrados no perfil do projeto Dramaturgia - Leituras em Cena, que trabalha o Teatro da Resistência. As apresentações teatrais no Palco Giratório são seguidas de um bate-papo entre elenco e público e contará também com oficinas de teatro, debates e mesas redondas com atores e diretores. As apresentações já começaram em Recife. É a segunda vez que o projeto organizado pelo Sesc acontece na capital de Pernambuco. Este ano 23 companhias sobem aos palcos dos teatros do Recife. As apresentações vão até o dia 23 de maio. O Palco Giratório é um dos maiores festivais de artes cênicas do Brasil.

Poesia: ESTADO D'ALMA

Hoje,
deu-me vontade
de escrever.
Mas, escrever o que?

tudo...
Nada...
tudo...
Nada...

desejei,
ardentemente,
mostrar em letras
tudo que sinto,
mas não mostrei
nada

.. .. .. .. .. .. .. ..

José Olivá Apolinário