domingo, 8 de março de 2009

MULHER


Você tem o sal da vida

A força oculta da inspiração

A leveza da menina dos olhos

Seu corpo rijo é um convite ao amor

A volúpia que emana dele é uma ironia

Ao pudor, é um verso materializado

A juventude em você salta aos olhos

É seiva de planta tenra

Bálsamo para os corações aflitos

Por falar em olhos, eles são entorpecentes

Falam, desnudam sua alma sublime

Tua boca é um capricho de ninfa

Seu beijo, morno como água de termas,

Implacável,arrebatador, quase eterno

Seu abraço,ardente como calor de verão

Seu colo não menos cálido

Os afagos, ternos e constantes

Teu porte de fêmea superior, contrasta com o gesto

Desconcertante de menina, que expõe a cândidaTimidez

Você é assim: forte para chorar quando é preciso

Intuição latente e sutil, livre para dizer sim ou não,

Capaz de ter o mundo aos pés,

disposta a morrer por um ideal.

Você é mulher.



J.Menezes

REFORMA / ADMINISTRATIVA

A contratação de 40 novos assessores para a Câmara Municipal de Vereadores em Petrolina, está gerando polêmicas. A idéia prevê o aumento de nove para 11 assessores para cada vereador. Atualmente cada vereador da Casa Plínio Amorim tem nove assessores com acontratação de mais dois ficaria com 11.

A presidência da câmara teria direito a mais quatro, ficando com 13 no total. Segundo o vereador Dr. Pérsio, a media é legal, primeiro por ter parecer jurídico e segundo por estar dentro do orçamento. Já a vereadora Marcia Cavalcanti se posicionou de início, contrária a medida. Ela sugeriu uma avaliação mais cuidadosa da matéria para depois tomar uma decisão.

Os munícipes em participação nos programas de rádio da cidade se colocam na maioria contrários à medida. Eles afirmam que os vereadores já têm assessores suficientes e o dinheiro deveria ser devolvido à Prefeitura Municipal para investimento em problemas sociais como a compra de remédio por exemplo. Outros argumentam que concordariam com a medida se houvesse concurso público para a escolha dos novos assessores do legislativo.

Os defensores do projeto, uma minoria entendem que o vereador precisa atender melhor a comunidade e numa cidade grande como Petrolina, os 9 assessores são insuficientes para atender a demanda.A Câmara de Vereadores de Petrolina tem nessa legislatura, 14 vereadores.
J. Menezes

SPORT / LIBERTADORES


Foi uma vitória convincente em que o rubro-negro pernambucano demonstrou força, raça e competência para vencer no "caldeirão da Ilhado Retiro". O placar foi dois a zero com gols de Daniel Paulista ainda no primeiro tempo, "que antes da partida chegou a ser dúvida para o jogo" e Paulo Bayer que anotou o segundo de pênalti já no segundo tempo.

O Sport entrou em campo determinado desde o início aproveitando a vantagem do mando de campo e a pressão da torcida que empurrou o time o tempo todo. A LDU, atual campeã da Libertadores ainda tentou reagir no placar, mas a defesa sólida do Sport com três zagueiros não permitiu o êxito dos atacantes equatorianos, deixando o técnico Nelsinho Batista entusiasmado com o desempenho.

O representante do Nordeste na competição aproveitou bem os avanços dos alas Moacir e Dutra com as jogadas de linha de fundo e com toques rápidos no meio, envolveu a LDU. O Sport agora é líder do seu grupo com seis pontos e enfrenta o Palmeiras que já perdeu duas vezes na primeira fase para a LDU e Colo-Colo, respectivamente.



J. Menezes

OPERAÇÃO SOSSEGO


A vereadora Maria Helena Alencar, do PSB, reivindicou ao comandante da Polícia Militar em Petrolina, Major Carlos, para que haja mais cautela por parte dos policiais nas abordagens que estão sendo feitas na "Operação Sossego" nos bares da cidade.

Segundo a vereadora, está havendo alguns excessos por parte de policiais, como o fato de "apontar arma para as pessoas". Helena reconheceu o trabalho que está sendo feito, desde que o novo comandante assumiu em Petrolina, mas reiterou que alguns vícios ainda permanecem nas abordagens e segundo ela, alguns donos de bares já a procuraram para reclamar.

O Major Carlos argumentou que tem recebido mais de 100 chamados nos fins de semana de abusos cometidos por ruídos. De acordo com ele o delito está previsto nas contravenções penais e que a polícia tem efetuado a operação para coibi-lo. "Em vários bairros nosso trabalho tem sido elogiado pela comunidade", disse.

O comandante explicou que nas abordagens não há distinção de cor ou condição social e a polícia é quem sabe o que é técnica de abordagem."Ao chegar num local, você não sabe quem é e quem não é bandido", argumentou. O comandante informou que recentemente medidas rígidas foram tomadas pelo comando do Terceiro Batalhão contra policias por comportamento negativo. "Nesta semana nos excluímos dois soldados e um cabo".


Ele solicitou que se os cidadãos perceberem qualquer excesso cometido por policiais devem procurá-lo para que os casos sejam apurados e providenciadas as medidas corretivas. Major Carlos assegurou a Maria Helena que iria se reunir e conversar com a tropa sobre as denúncias apresentadas pela vereadora.



J. Menezes

quarta-feira, 4 de março de 2009

SECRETÁRIO / JUAZEIRO

O Secretário de Meio Ambiente da Bahia Juliano Matos está em Juazeiro. Na cidade ele manteve um encontro com o prefeito Isaac Carvalho, quando ouviu do Chefe do Executivo Municipal e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Airton Fraga, as demandas ambientais do município, dentre elas, a questão do lixão.

Em Juazeiro, ele veio reforçar a política de licenciamento ambiental que dá maior autonomia aos municípios para gerenciar o meio ambiente em suas respectivas jurisdições. Essa autonomia se dará com o programa de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC que num primeiro momento está sendo instalado em 36 cidades baianas, incluindo Juazeiro. O programa, segundo o titular da pasta do meio ambiente, foi instituído para disponibilizar aos municípios, emancipação e maior vantagem competitiva na gestão do meio ambiente.

O programa prevê uma maior fiscalização e gerenciamento dos problemas ambientais, já que os municípios passam a realizar o trabalho de licenciamento com maiores possibilidades de prevenir e fiscalizar os impactos mínimos locais, reduzindo a demanda do estado e da União.

Matos garantiu que com a implantação do GAC não significa que os órgãos estaduais e federais de meio ambiente como o IBAMA irão se afastar do interior do estado, de acordo com o secretário é "muito pelo contrário, vai haver um compartilhamento e um fortalecimento das ações na proteção do meio ambiente".
J.Menezes