segunda-feira, 31 de maio de 2010

Juazeiro volta à primeira divisão do Campeonato Baiano

Mesmo perdendo para o Camaçariense por três a dois, o Juazeiro Social Clube volta a primeira divisão do "baianão" em 2011. O Juazeiro havia vencido a primeira partida no Adauto Morais por três a um. O grande mérito do retorno do tricolor juazeirense reconhecido pela torcida e pelo elenco é o técnico Janilson, considerado pelos cronistas baianos uma "grata surpresa" como treinador. Janilson atuou durante muitos anos como jogador do Juazeiro, consagrando-se em 2004 vice-campeão baiano, perdendo o título para o Bahia numa final polêmica. Depois o meia teve uma passagem rápida pelo Bahia, jogou ainda pelo Caxias do Rio Grande do Sul e outros clubes do Nordeste. Meia habilidoso, com ótima visão de jogo, Janilson demonstrou na campanha de acesso à segunda divisão além de conhecimentos táticos e técnicos, tato para lidar com os jogadores, comunicação fácil com a imprensa e atitude como diciplinador e motivador. O "teste de fogo" de Janilson será agora na "Série A" do Campeonato baiano quando irá enfrentar os chamados "clubes grandes"(Bahia e Vitória). Não será uma novidade para o jovem treinador, já que como jogador enfrentou as duas maiore sforças do futebol baiano e venceu algumas delas, agora terá que mostrar o mesmo talento fora de campo. Uma coisa é certa, já deu um grande passo nessa caminhada.

Prefeitura de Petrolina mobiliza participação de radialistas no Selo Unicef Município Aprovado

Os radialistas de Petrolina estarão recebendo nos próximos dias uma visita de uma equipe local que articula as ações do Selo UNICEF Município aprovado. A iniciativa é da ONG Escola Brasil e do órgão das Nações Unidas que desenvolveram um projeto de rádio que vai ajudar o município a conquistar o Selo UNICEF. Será o primeiro contato da equipe com os radialistas da cidade.

O trabalho já foi iniciado com um levantamento das emissoras, levando em consideração o formato (comunitárias ou comerciais). Segundo a articuladora Cristina Gondin, O próximo passo é a visita quando os coordenadores vão conversar com os radialistas sobre o papel do rádio para informar e mobilizar a comunidade. Na ocasião serão apresentados os produtos que deverão ser veiculados para estimular a participação da comunidade. Na visita, os profissionais do rádio irão preencher um cadastro com algumas informações que irão formalizar a parceria.

De acordo com Salete Silva e Eder Braga da escola Brasil e o UNICEF /Brasília, o projeto foi idealizado pela Escola Brasil e Unicef em 2006 na mobilização de radialistas para a divulgação dos direitos da criança e do adolescente. A Escola Brasil produz o boletim Rádio pela Infância, distribuído em todo o país. Para a articuladora Luzimar Amariz, a participação dos comunicadores é fundamental para a divulgação das ações e interação com a comunidade. No mês de abril o Rádio pela Infância começou a ser enviado aos radialistas dos municípios inscritos no Selo. Após o cadastramento, o radialista vai receber:

Programa de rádio - Programa mensal de cinco minutos, com informações, Entrevista e radionovela, que poderá ser utilizado na íntegra ou em partes. Durante a programação.

Brinde: kit de vinhetas para a emissora - Gravadas por locutores Profissionais, com trilhas que vão enriquecer a programação, como: Hora. Certa, Avisos, Utilidade Pública. Serão 20 ao todo, além das vinhetas do. Programa Selo UNICEF, para que ele crie o seu próprio programa do Selo.

Informativo Selo UNICEF - Com notas prontas para o (a) radialista ler no ar, A fim de manter a comunidade informada e mobilizada. Além disso, trará. Sugestões de pauta que vão facilitar a realização das entrevistas ou mesmo Dos debates promovidos pela emissora.

Boletim Rádio pela Infância - O boletim também traz informações importantes Para o Selo UNICEF com relação à educação. Ele virá com formato que facilita A leitura durante o programa, além das sugestões de pauta.



No preenchimento do cadastro o radialista irá dizer qual o nome completo, a razão social da emissora, nome fantasia da emissora, o tipo ou formato (comercial, educativa, comunitária ou outro sistema de som), endereço, bairro, CEP, cidade, estado, telefone com DDD, e-mail, responsável legal e cargo, raio de abrangência da rádio, frequência, número presumido de ouvintes. A cada mês o comunicador irá receber os boletins por e-mail e também poderá baixar o material e os programas do site do Selo Unicef, copiando-os para um CD ou pen-drive.

O que é o Selo Unicef Município Aprovado

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”.

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado, portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.

Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:

.Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;

.Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

J.Menezes

sábado, 29 de maio de 2010

Ana Mara Tieta Ivete no Carnaval de Juazeiro

Ivete Sangallo soltou a voz em um show animado em Juazeiro. A musa baiana, que resolveu estender as comemorações de aniversário durante a apresentação, levou o público ao delírio, na noite de sexta-feira (28). Ivete completou 38 anos na quinta-feira (27) e já ganhou bolo personalizado, celebrou a data com fãs e recebeu homenagem da produção e sua equipe.

Anamara Barreira, a Maroca do “Big Brother Brasil 10”, acompanhou de pertinho a apresentação e, momentos antes, presenteou a cantora com um buquê de flores no camarim. No Twitter, ela contou como foi o encontro com Ivete. "Acabei de chegar da micareta, tô roquinha, falei horrores, ri muiito, super feliz, e advinhem quem eu vi???? Linda, maravilhosa, poderosa, glamurosa, gostosa. Veveta da Bahia, do Brasil, do mundo, e do meu coração."

A ex-policial visitou sua cidade natal pela primeira vez desde sua participação no reality show. Durante o dia, ela deu uma entrevista coletiva.

Fonte: Revista Quem

I Encontro Universitário de Música do Vale do São Francisco

Já está pronta a programação da Semana Universitária de artes que aconterá entre 07 e 11 de junho na Univasf Juazeiro e Centro de Cultura João Gilberto. A programação contará com Oficinas gratuitas de artes, palestras mesas redondas, apresentções artísticas entre outras. informações são de Mauricio Alfaya, Vice-Coordenador do Colegiado de Artes Visuais da UNIVASF. Eis a programamaçâo:

Mesas redondas

1. Arte/Educação contemporânea: perspectiva metodológica.
Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba (UFBA)
Prof. Dr. Elton Bruno Soares de Siqueira (UFPE)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 08/06/10 Hora: 15h às 17:30h

2. A música, o teatro, a dança – diálogos sobre mercado, produção e concepções artísticas.
Profa. Drª. Juliana Coli (UFC)
Prof. Me. José Carlos Cartaxo (UFPB)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 09/06/10 Hora: 15h às 17:30h

3. Novas territorialidades e Identidades culturais.
Profª Drª Lúcia Gouvêa Pimentel (UFMG)
Prof. Me. José Carlos Cartaxo (UFPB)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 10/06/10 Hora: 15h às 17:30h

4. Desafios da pesquisa em artes.
Profª. Drª.Maria Virginia Gordilho Martins (UFBA)
Profª. Drª.Maria Hermínia Oliveira Hernandez (UFBA)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 11/06/10 Hora: 15h às 17:30h


Palestra

Ensino de Artes e contemporaneidade

Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento

Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 08/06/10 Hora: 18h às 20h


Espetáculos e Apresentações:

Teatro
1. Maria Minhoca – Cia. Biruta (Teatro infantil)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 08/06/10 Hora: 10h

2. Mamãe não pode saber – Trup Errante e Cia. Artefato (Teatro adulto)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 09/06/10 Hora: 20:30h

3. O Quinze – Cia. Primeiro Ato (Teatro adulto)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 11/06/10 Hora: 18h

Dança
Deixar Ir - Cia. Qualquer um dos dois –– (Petrolina)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 08/06/10 Hora: 20:30h

De Dentro - Cia. Qualquer um dos dois –– (Petrolina)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 10/06/10 Hora: 18h


Mostra de Vídeos

Alunos da UNIVASF e Alunos da UNEB

Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 09/06/10 Hora: 18h às 20h


Exposição

Mostra multiliguagens (trabalhos realizados nas oficinas)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 11/06/10 Hora: 18h


Oficinas

1. Pintura – Gregório Braque (estudante de Artes Visuais)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

2. Escultura – Profº Me. Euriclésio Sodré (Univasf)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

3. Desenho – Rinaldo Lima (estudante de Artes Visuais)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

4. Dança – André Vitor Brandão (estudante de Artes Visuais)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

5. Fotografia – Profº Me. Marcos Ramos (Univasf)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

6. Teatro – Marcos Velasch (estudante de Artes Visuais)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

7. Canto coral – César Menezes (convidado)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

8. Escultura Corporal – Prof. Dr. Ricardo Biriba (UFBA)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 10/06/10
Hora: 08h às 12h

9. Dramaturgia para educação – Carlos Cartaxo (convidado)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h


I Encontro Universitário de Música do Vale do São Francisco
Local: C.C. João Gilberto Dias: 10/06 e 11/06/10
Hora: 20:30h


INSCRIÇÕES DAS OFICINAS
Colegiado de Artes Visuais na UNIVASF de Juazeiro
Das 15 às 21h (1Kg de alimento não perecível)
SITE: www.univasf.edu.br/suaunivasf

* A programação é toda gratuita e todo material necessário nas oficinas fica por conta do projeto.

Dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 acontece neste sábado

Neste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina estará realizando o Dia “D” da Campanha Nacional de Imunização contra a influenza H1N1. As pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, poderão procurar um dos 52 postos de saúde do município ou do interior, das 8h às 17h, para tomar a dose da vacina. Os idosos serão vacinados contra a gripe comum e os que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a Gripe A.

Também serão montados postos volantes de vacinação no River Shopping, nas associações de moradores dos bairros, Areia Branca, Henrique Leite, Dom Avelar e na Praça Dom Malan, que estarão funcionando das 8h às 12h. É importante levar um documento de identificação e no caso das crianças o cartão de vacinação.


Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
87 3862 9158 / 9232

ABERTOS OS 40º JOGOS ESCOLARES DE PETROLINA

Uma noite de homenagens na Concha Acústica que ficou lotada, na abertura dos 40º Jogos Escolares de Petrolina. Sessenta ex-atletas e professores de educação física receberam certificados pela contribuição ao desporto e à educação municipal. A solenidade contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação Célia Regina de Carvalho, do Vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e a representante do governo do estado Professora Socorro Lacerda.

As escolas estiveram representadas no evento com alunos e professores de educação física. Cada unidade educacional trouxe bandeiras e placas com o nome da escola. Em clima de Copa do Mundo, a seleção brasileira também foi lembrada. Vestidos à caráter (com o uniforme da seleção canarinha), um grupo de adolescentes, mostrava a importância do seleção como instituição nacional.

As tradições folclóricas de Petrolina também não deixaram de ser mostradas no evento. Uma quadrilha junina expressou a força da festa popular nordestina e a proximidade do ciclo junino no município. O Secretário Municipal de Esportes Ailton Guimarães agradeceu a presença de todos e declarou oficialmente a abertura da competição que esse ano trouxe as novidades: a realização antecipada para não coincidir com o Mundial da África do Sul e o reconhecimento à ex-atletas e professores de educação física.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Abertura do 40º Jogos Escolares será no próximo sábado

Será no próxima quinta-feira(27), a abertura dos 40º jogos escolares de Petrolina. O evento será realizado a partir das 17h na concha acústica do município. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Ailton Guimarães, os jogos serão realizados no ginásio do Sesi, Parque Aquático do Sesc, Osvaldo do Flamengo, Colégio Maria Auxiliadora e Estádio Paulo Coelho.

Segundo o coordenador técnico da competição, Inácio Rogério Granja, 5.670 atletas irão participar das competições nas modalidades coletivas de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo e nas individuais (xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação). A fase municipal dos jogos ocorrerá de 27 de maio a 11 de junho. O período escolhido pode ser justificado pela realização da Copa do Mundo que começa no dia 10 de junho. Segundo, Inácio Rogério Granja o encerramento no dia 11 evita uma concorrência com o mundial da África e um possível esvaziamento dos jogos locais.

Ailton Guimarães salienta que os campeões em cada modalidade dos jogos municipais, disputarão à fase regional, os vencedores dessa fase, serão classificados para disputar os jogos estaduais. Os campeões do Estado conquistam o direito de participar de competições nacionais. "Os jogos escolares de Petrolina já revelou para o Brasil atletas como Ivan Pinheiro que estudou na Escola Estadual de Petrolina, e que na modalidade de handebol conseguiu atuar em clubes importantes, inclusive na Seleção Brasileira, participando também de duas olimpíadas representando o Brasil", completou.

Mirela Costa
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação Social
--
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
87 3862 9158 / 9232
www.petrolina.pe.gov.br

Pesquisa investiga capital social nas áreas agrícolas

As políticas públicas de acesso, uso e gestão da água no território do Sertão do São Francisco foram investigadas como pesquisa de doutorado junto aos agricultores familiares. O professor e sociólogo Rogério Bispo, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, analisou de que forma os agricultores exercem um capital social e como o fortalecimento das redes sociais pode vir a beneficiar o segmento no acesso a estes recursos.


Para Bispo, o capital social é medido pelo grau de confiança e participação, e também pela existência de redes de atores e instituições sociais envolvidos no processo de cooperação, expressando a capacidade de uma sociedade estabelecer laços interpessoais e redes de cooperação com vista à produção de bens coletivos, como o acesso à água. Desta forma, se uma determinada comunidade apresenta um bom capital social significa que pode haver um maior desenvolvimento rural, social e econômico, esclarece o pesquisador na tese intitulada O capital social e desenvolvimento rural: Acesso, uso e gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês passado.


No estudo, o pesquisador utilizou 360 questionários com agricultores familiares de áreas de sequeiro e em projetos irrigados do território, em maior número nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e realizou entrevistas com os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco. A pesquisa afirma que o capital social é um dos elementos chave para garantir efetivamente o acesso e a gestão dos recursos hídricos e como conseqüência o desenvolvimento da região do vale do São Francisco. “A participação dos agricultores nessas redes sociais (associação, cooperativas, entre outras) auxilia não apenas no sentido de reivindicar direitos, mas também ajuda a agregar valor à produção e com isso gerar uma maior qualidade de vida para essas populações”, explica Rogério.


Para a especialista em Sociologia e Desenvolvimento Rural, professora e técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Edonilce da Rocha Barros, a pesquisa é interessante, devido ao levantamento de dados do pesquisador e pela utilização de uma metodologia quantitativa com variáveis capaz de medir o capital social da região do sertão do Vale do São Francisco. No entanto, ela destaca uma fragilidade no conceito aplicado à lógica do modelo de irrigação. “Penso que o capital social está muito mais fora dos perímetros irrigados do que dentro, porque nos projetos irrigados você não se organiza de maneira voluntária e por lutas. Trata-se de um tipo de organização planejada. Os agricultores recebem água, canais, assistência técnica, cooperativa e associações prontas. Tudo é fornecido e não construído. Então, pergunto que capital social é este?”, conclui Edonilce, que participou da banca de avaliação da tese.

Embora também reconheça que exista um baixo capital social nos perímetros irrigados, Rogério Bispo afirma que os dados do estudo podem conduzir as instituições sociais governamentais e não governamentais a refletir e fomentar discussões com os agricultores familiares acerca da importância do fortalecimento deste capital. Assim, pode-se planejar o desenvolvimento rural acessível a todos e com qualidade de vida.


Por Juliane Peixinho (texto) e Maurício Fidalgo (foto)/Agência MultiCiência

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O povo e a overdose festiva no Vale

Com o carnaval de Juazeiro em maio teremos uma mudança significativa no circuito de festas no Vale do São Francisco. A questão é que todo mundo sabe que há um custo alto na realização de festividades de largo. O ônus não é apenas do poder público, mas da população. A impressão que fica é que o carnaval é só de Juazeiro e o São João só de Petrolina. Olhando desse ponto de vista e sem ser muito racional parece uma decisão fácil e sem conseqüências. É perfeitamente possível realizar os dois eventos na seqüência. É certo que historicamente o carnaval de Juazeiro sempre teve a presença significativa do público de Petrolina. Os juazeirenses também comparecem ao São João de Petrolina, mesmo que não seja na mesma proporção da “invasão pernambucana nas avenidas de Juazeiro”. Essa constatação é tão flagrante que nos últimos anos tem sido comum dizer que: a cidade pernambucana faz o São João e Juazeiro o carnaval. Foi uma maneira “silenciosa” de evitar a concorrência regional, que poderia criar um clima de revanchismo desnecessário?

O calendário festivo já havia sido mudado na “terra de João Gilberto” para evitar uma concorrência com o carnaval de Salvador, mesmo Juazeiro ostentando uma tradição positiva de realização do maior carnaval do interior da Bahia, além de ser o berço natal de artistas de renome da MPB como João Gilberto, Ivete Sangalo e Luiz Galvão. Em 2010 uma nova mudança, talvez a mais comentada. A festa passa a ser realizada em maio, portanto um mês antes do São João. A gestão municipal havia manifestado o desejo de não realizar o carnaval antecipado alegando dificuldades orçamentárias. Aliás, essa não é mais uma novidade em orçamentos cada vez mais apertados e controlados em nome das políticas públicas e melhor fiscalizadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mudar a data para maio pareceu mais uma solução privada do que pública. Mas será que foi levada em consideração que as duas comunidades também têm orçamentos apertados? Houve alguma reunião entre as lideranças pernambucanas e baianas para discutir o tema? Ou prevaleceu o critério do apelo privado? Ora o maior objetivo de grandes festas como o carnaval é o lucro. Já faz muito tempo que carnaval e o São João deixaram de ser “festa do povo”. Elas integram o circuito anual mercantil da indústria cultural. Para se ter uma idéia do custo é só perguntar qual o cachê de uma das grandes estrelas do axé e comparar o valor com o poder aquisitivo de um trabalhador médio. A comparação é óbvia e absurda? Talvez, mas o resultado é mesmo desproporcional e não deixa dúvidas. Essa provocação é somente para chegarmos num ponto. O público das duas cidades suporta duas festas, uma na seqüência da outra, quase sem trégua?

Não seria prudente uma explicação simplista e desprezível bem típica da tradição romana "pão e circo” ou “o povo gosta é disso mesmo e não está preocupado com o resto”. Uma coisa é certa: o povo gosta realmente de festa e isso é muito saudável, mas ouso perguntar, porque não ofende: as duas comunidades festeiras suportam "a gastança. dos dois eventos seguidos? Qual o custo financeiro e o impacto econômico para as duas comunidades? Até onde vai a responsabilidade da gestão pública nessa questão? Não vamos esquecer que os efeitos da crise econômica ainda persistem. Um outro argumento ao meu ver também simplista pode afirmar que todo folião que vai a um evento tem o livre arbítrio para ir ou não? E os jovens? A maioria pensa assim?

Se o carnaval foi privatizado é uma questão que diz respeito aos empresários do carnaval e também ao poder público que aprovou. No entanto, é preciso pensar na população que nem sempre age com bom senso. A história prova isso. Muitas vezes é manipulada em nome de um apelo. Age quase sempre pelo senso comum e aceita o que é imposto porque quase sempre não sabe contestar. As estratégias midiáticas e a produção de sentidos estão ai para potencializar as paixões humanas. Cabe aos poderes públicos atenção e prudência em aceitar ou não as decisões tomadas à revelia do interesse popular. Há um risco iminente de termos no futuro uma espécie de esgotamento de eventos por conta de decisões irrefletidas. É só avaliar quantas casas de shows já abriram e fecharam nas duas cidades.

Se as festas populares também tem o efeito de gerar e renda e empregos temporários. não restam dúvidas que é importante para a economia. Hotéis, restaurantes, bares, transporte, barraqueiros, vendedores ambulantes, artistas, aguardam o ano interior por uma oportunidade de melhorar a renda, mesmo que seja temporariamente e fazem planos para isso. Mas terão quem compre os seus produtos como nos anos anteriores? O mercado temporário do carnaval e do São João não serão prejudicados tão próximos um do outro? Quem pagará mais caro com tal decisão? Juazeiro ou Petrolina? Uma coisa é certa as comunidades precisam ser levadas em consideração em decisões complexas.

A experiência pode ser o maior sucesso de todos os pontos de vista, mas é preciso fazer um balanço depois da festa e saber se valeu à pena. Se valeu à pena não só para os investidores da festa, mas, sobretudo ter o cuidado e avaliar se não inflacionou e "avariou" a economia local. É preciso analisar se a população não "pagou o preço" da "overdose festiva", desequilibrando o orçamento fragilizado de uma população que não têm o mesmo poder aquisitivo do Sudeste ou do Sul do Brasil. Depois de filtrar tudo isso é necessário pensar quem deve ser o maior o interessado nessas festas tradicionais: grupos empresariais, políticos ou a coletividade? Afinal Carnaval e São João também influenciam a economia e os humores da população. No caso regional, a intenção de mudar a data da festa momesca pode ter sido boa, mas é preciso ter a coragem de refletir depois se a "tacada” foi certeira ou se foi "um tiro foi no escuro”.


J.Menezes
24/05/2010

Semana Universitária

De 8 a 11 de junho a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a I Semana Universitária de Arte (SUA). OS interessados podem fazer a inscrição no colegiado do curso de Artes Visuais, no Campus de Juazeiro, basta levar 1 kg de alimento não perecível. As atividades acontecerão das 8h às 12h no pavilhão de aulas do campus de Juazeiro e no Centro de Cultura João Gilberto.

Confira as oficinas que serão oferecidas na Semana Universitária.


Oficina de desenho (Rinaldo Lima)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de pintura (Gregório Braque)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de dança (André Vitor Brandão)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de iniciação teatral (Marcos Velasch)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de canto coral (Cesar Mendonça)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de escultura (Profº Euriclésio Sodré)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de fotografia (Profº Marcus Ramos)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de dramaturgia para educação (Profº Carlos Cartaxo)
Quantidade de alunos (30 pessoas)
Público-alvo: professores e artistas

Oficina de escultura e de comportamento (Ricardo Biriba)
Quantidade de alunos (30 pessoas)
Público-alvo: professores e artistas

Fonte: Redação Multiciência
DCH - III UNEB/Juazeiro

Dia do Desafio 2010

Ginástica laboral, esportes, circo e dança movimentam o Dia do Desafio 2010 em Petrolina. Oficialmente o Dia do Desafio será na próxima quarta-feira (26), mas o Sesc Petrolina e a Prefeitura Municipal iniciarão as atividades na terça-feira (25). A abertura da competição acontece no Sesc com uma prova de natação e torneio de futsal. Em meio às atividades esportivas será oferecida uma oficina da dança de salão aulas de Rapel.

Na quarta-feira acontecem aulas de Jump, capoeira e oficina de dança de salão no Parque Municipal Josepha Coelho. A partir das 8h serão realizadas diversas atividades esportivas, culturais e recreativas em escolas, empresas e espaços públicos, como a praça do bambuzinho, que também receberá uma oficina de dança. No ginásio do Sesc, a partir das 14h até às 17h, acontecerão aulões de futsal para crianças e adolescentes. Já no circulo militar além de instruções de Judô. Será realizada também uma corrida de revezamento.

O encerramento será no bairro João de Deus onde acontecem oficinas de circo com trapézio, malabares e monociclos. No bairro também será montada uma estação de esportes radicais, além da apresentação musical com o grupo Os Paqueras.

Nesta 3ª edição do Dia do Desafio em Petrolina, promovido pela Prefeitura Municipal e o Sesc Petrolina, foram contactadas 100 empresas e 142 escolas públicas e privadas. Cada empresa, instituição ou escola que aderir ao Dia do Desafio receberá um voluntário para ministrar as atividades e registrar o número de participantes. Os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também estão entre os voluntários da campanha.

Carol Souza
Asessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina
24/05/2010

Assistência Jurídica oferece serviços á população carente

Os cidadãos que não tem condições de contratar serviços jurídicos podem entrar em contato com a assistência do município. A sede fica localizada no Centro de Convenções, no primeiro andar, atendendo a zona urbana de segunda a quinta-feira, e a zona rural na sexta, no horário das 7:30 as 13h. O serviço é oferecido a pessoas com renda de até três salários mínimos.

De acordo com a diretora da assistência jurídica e advogada Rosa Maria Medeiros, ao chegarem no local, as pessoas passam por uma triagem para saber se o caso pode ser atendido pela assistência. Rosa cita como exemplos de casos cobertos pela assistência, aqueles voltados á área familiar como: pensão alimentícia, divórcios, guarda de menores e interdição. Os documentos básicos para dar entrada em qualquer processo são: RG, CPF e Comprovante de Residência. Existe ainda uma documentação específica para cada caso, informada pela assistência.

A assistência jurídica conta com cinco procuradores. Três atendem no centro de convenções e dois participam das audiências no fórum, além de uma advogada e dois estagiários, que auxiliam no atendimento e no trabalho dos procuradores. A assistência jurídica, segundo a diretora Rosa Maria Passos, realiza uma média de 15 atendimentos por dia, totalizando 300 processos encaminhados por mês. Mais informações através do telefone: 3862-1425.

Raoni Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
Imagem: Google
24/05/2010

domingo, 23 de maio de 2010

Missão baiana se reúne com empresários dos Emirados Árabes

Depois de participar de diversos encontros com empresários chineses, em Shandong, Jinan e Pequim, e de ter instalado um escritório de negócios da agropecuária baiana na China, a missão da agropecuária baiana na Ásia, chefiada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles e pelo superintendente de Política do Agronegócio, Jairo Vaz, a comitiva se reúne em Dubai, neste domingo (23), com empresários dos Emirados Árabes, interessados em investir na Bahia.

De acordo com Jairo Vaz, os empresários querem conhecer a Bahia por acreditar no potencial agropecuário do Estado. “Eles mostram interesse em investir na soja, no algodão, nas frutas e na pecuária. Nesse encontro, vamos abrir caminhos para o surgimento de novos negócios”, acredita o superintendente. Ele observa que a vinda de empresários estrangeiros para a Bahia vai gerar empregos e aquecer a economia.

Na avaliação de Vaz, o estreitamento das relações entre Brasil e China vai estimular a vinda de agroindústrias para a Bahia, o que contribuirá para a verticalização das cadeias produtivas. Além disso, continua ele, a instalação do escritório de negócios em Pequim vai aumentar a possibilidade de novos investimentos na agropecuária baiana. “Os empresários estão confiantes no potencial da Bahia e na geração de bons negócios. O escritório dará sequência às negociações feitas, além de ser uma garantia para o empresariado de que o governo baiano, através da Seagri, está dando todo o apoio”.

Um dos membros da comitiva baiana, Henrique Almeida, presidente da Associação dos Produtores de Cacau, APC, classifica a instalação do escritório de negócios em Pequim como uma ação das mais importantes, “uma verdadeira virada de mesa do agronegócio”. “A Bahia se estabelece como o primeiro estado do País a conseguir um feito desse. Acredito que será mais fácil e seguro se travar novos negócios”, diz.

Para Suemi Koshiama, diretor-presidente da Special Fruit e representante do Instituto da Fruta, a Missão China representou o primeiro passo de aproximação entre a China e o Brasil. “A China consome muito e tem alto poder aquisitivo. A sinergia de negócios entre os dois países é boa. A semente foi plantada, e estamos abrindo caminhos com a instalação do escritório de negócios”, pontua.

O grupo retorna a Salvador na manhã de terça-feira (25), trazendo na bagagem planos e compromissos de parceria com o empresariado chinês. No dia 28 deste mês, a vice-governadora de Shandong, Wang Suilian, retribui a visita e participa no Hotel Pestana, ao lado do governador Jaques Wagner e de Salles, da implantação de 12 câmaras setoriais, passo fundamental para a elaboração do planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos.


Fonte:

Rodrigo Vilas Bôas - DRT Ba 2368

Imprensa/Seagri - (71) 3115-2737 / 2767

22/02/2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Carnaval de Juazeiro homenageia Ivete Sangallo

Mistura de ritmos, sons, culturas. Uma festa que tem como identidade a alegria de um povo festeiro. Dessa forma se compõe o Carnaval no Brasil e em Juazeiro não poderia ser diferente. Cidade abraçada pelo Rio São Francisco que traz no rosto da sua gente, a hospitalidade e o encanto da Bahia.

Aqui nasceu João Gilberto, Galvão, Ivete Sangalo, Edésio Santos e porque não citar também os artistas que aqui estão como Alan Cleber, Mauricio Dias (Mauriçola), entre tantos outros que embalam as noites da cidade com suas músicas.

Em maio de 2010, exatamente de 27 a 30, o município realiza o Carnaval 2010 de Juazeiro. Foliões e organização aguardam ansiosos pela festa que neste ano tem a honra de homenagear a sua filha mais ilustre Ivete Sangalo. A estrela do axé, que não participa do carnaval local desde 2007, agora vai poder matar saudades comemorando com todos os seus fãs juazeirenses e turistas mais um ano de vida, dessa vez tocando e cantando para a pipoca.

A festa também traz na sua grade de programação mais de 30 artistas, entre eles Harmonia do Samba, Tomate, Moraes Moreira, Gerônimo, Targino Gondim, Armandinho Dodô e Osmar, Psirico, Luis Caldas, mais as bandas locais. E não podemos deixar de citar a participação dos blocos (OPASS, Batata, Cabaré do Carcará, Comando Virgulino, Recordar é Viver, Pimentinha, Rural, entre outros), que sem dúvida completam essa festa de cores que é o carnaval de Juazeiro.

Ascom/PMJ
Anna Monteiro

terça-feira, 11 de maio de 2010

A LISTA DE DUNGA

Eis a lista de Dunga. Prevaleceu o pensamento do treinador. Não podemos dizer que a seleção é previsível. Dunga provou "com resultados" que é possível jogar com um time mais normal e vencer. O treinador obteve resultados positivos jogando com uma equipe, cuja força está no conjunto e que de fora de série mesmo só tem Kaká. Vejamos a conquista da Copa América, da Copa das Confederações, a bem sucedida participação nas Eliminatórias e amistosos com seleções tradicionais como Inglaterra, Itália e Portugal. Não há o que contestar em termos de triunfo. O balanço é favorável ao treinador até mesmo nas competições em que o Brasil atuou desfalcado de jogadores importantes como foi a Copa América.

A equipe conta com uma defesa sólida (sem definição da lateral esquerda), Com Lúcio e Juan, além do experiente Luisão e do potencial incontestável de Thiago Silva, um meio campo sem jogadores brilhantes (exceto Kaká), mas que já entendeu a filosofia do jogo coletivo e da força que valoriza a marcação. Parece contraditório o jeito do Brasil jogar assim, já que todas as equipes que enfrentam a seleção verde e amarela esperam sempre serem atacadas o tempo todo e geralmente ficam postadas na defensiva.

Historicamente o Brasil é ofensivo, mas adotou a partir de 1982 uma postura mais prudente, muito criticada mesmo com a conquista do mundial de 1994. As equipes a partir daquele ano passaram a adotar um cuidado maior com a marcação no meio campo. Até Telé Santana, adepto convicto do futebol arte e ofensivo escalou na Copa de 1986, os volantes de contenção, Elzo e Alemão. Na Copa de 1990, Sebastião Lazaroni escalou além de dois volantes (Dunga era um deles), um líbero (Mauro Galvão), até então impensável no futebol brasileiro.

A cobrança por um futebol vistoso é compreensível no país que elegeu o futebol como uma válvula de escape do cotidiano. É que do futebol brasileiro sempre há essa expectativa da fantasia, de um futebol diferente, de dribles, tabelinhas, toques de classe, magia e gols antológicos. Mas essa tese está perdendo espaço entre os treinadores brasileiros que hoje estão mais interessados em resultados.O técnico do Botafogo Joel Santana deu uma resposta a um repórter que explica bem essa tendência. O repórter queria saber como ele(joel) iria parar o “peixe”. “Meu filho, esse negócio de jogar bonito e não ganhar não garante o emprego”. Ele se referia ao confronto com o Santos de Dorival júnior que aliás, é até agora a sensação desse ano. Mas em relação à convocação de Dunga, para quem gosta do "futebol bonito", a sensação foi de uma ponta de decepção. É parte de nossa cultura. Garrincha, Leônidas da Silva, Ademir da Guia, Ronaldinho Gaúcho entre tantos outros, personificam essa tese e corroboram a tradição.

Não há como negar, Dunga foi fiel às suas convicções. Valorizou o grupo com que já vinha trabalhando nos últimos três anos e meio. Ele sinalizava esse pensamento sempre que concedia entrevistas. Escolheu um ataque eficiente, mas sem o "fogo sagrado" das academias de futebol. Robinho, Luiz Fabiano, Nilmar e Grafite são goleadores reconhecidos, mas sem a singularidade dos “fora de série”. Mesmo assim não deve ser subestimado, tem o seu valor.

O que mais me surpreendeu foi o fato de Dunga não ter reservado uma das vagas de meio campo para um jogador com características de armador clássico. Kaká é um homem de velocidade, arranque e conclusão, seria uma "flecha" e não o arco no momento da batalha campal. A seleção precisava de alguém que sabe segurar a bola, armar, enxergar os espaços vazios e dar assistência aos atacantes. É possível jogar sem um jogador com essas características, mas o time fica desequilibrado jogando “em dois tempos”, ou seja: a bola não passa pelo meio campo. É o que na linguagem folclórica do “futebolês”, é conhecido como o “bumba meu boi”. Bolas alçadas na área, mas sem direção ou objetivo.

O Brasil vai atuar sem um meia criativo que possa jogar a partir da intermediária com o Kaká, deixando a “bola limpa” para os homens de frente. Felipe Melo e Ramires até sabem distribuir, mas não são especialistas na arte de antever as jogadas a partir da visão de jogo e do campo. É pouco para a seleção que mais participou de mundiais, que revelou craques de meio campo do nível de Didi, Rivelino, Tostão, Gerson, Sócrates, Falcão, Zico e Rivaldo. Vai faltar o passe magistral, o toque fatal, a visão de jogo de um desses gênios. Esse jogador não existe hoje na seleção e o time vai depender muito do meia do Real.

Quais são as opções do treinador caso Kaká não esteja cem por cento? Deslocar Daniel Alves para o meio? É um jogador versátil, mas não tem a característica do maestro. Alia força, marcação, técnica e velocidade, mas não tem o perfil para a posição. Júlio Batista? Pouco provável porque se transformou num curinga esforçado e normal. Kleberson e Elano são volantes para serem escalados numa situação muito mais tática do que numa função eminentemente ofensiva. Ronaldinho poderia ser a segunda opção. Mas está fora. Gilberto saindo da lateral e passando a atuar no meio como no Cruzeiro? Talvez seja uma possibilidade num momento crítico. Recuar Robinho para a meia? Quem sabe ele possa realmente provar que é mais que um bom jogador. Acho que apesar dos problemas físicos do craque do Real e da má fase, Kaká é o brilho da Canarinha.

Em relação à Ronaldinho, a gritaria da torcida é mais pela ausência de um jogador de meio com as características já enumeradas do que propriamente pelo que o meia do Milan vinha jogando. O fato é que tanto Ronaldinho quanto Adriano relaxaram demais num momento em que todos esperavam e torciam pela ascensão. Pareciam sempre entediados com o futebol. Em relação ao jovem Ganso não havia nenhuma garantia de que a revelação santista poderia fazer esse papel, apesar do talento e do futebol fino que vinha apresentando, até porque a Copa do Mundo é outra história. Ganso não foi testado. É preciso dizer que ele e Neymar não foram bem na Seleção Sub Vinte, desclassificada na primeira fase do Mundial do Egito. Se bem que esse argumento não serve como prova inconteste que não iriam bem na seleção principal. Ganso era uma esperança, mas não uma convicção, Neymar idem.

Vejo que a seleção de Dunga é parecida com a de 1994, comandada por Parreira e pode conquistar o título com méritos. A diferença pode ser o fato do time de Dunga não contar com um Romário. O time escolhido em 2010 pode até ser campeão, mas certamente faltará à novidade, Faltou nesta seleção uma sensação, mesmo que fosse para o futuro e era isso que o torcedor queria. Ganso ou Neymar seriam o Ronaldo de 1994 ou o Kaká de 2002. Talvez, Kaká de 2010 possa ser o Bebeto de 16 anos atrás, mas faltará ainda assim uma peça singular. Será o Robinho? Improvável.

Tenho uma certeza, a de que Dunga vai cumprir a sua promessa de um time aguerrido, competitivo, afinal é o Brasil que estará em campo na África do Sul e eterno favorito em qualquer disputa. Está passando agora por minha cabeça um filme, o da Copa de 1982. A sensação mistura encantamento e tristeza. Infelizmente as lembranças não são apenas pela beleza e magia do futebol bonito, mas também pela derrota. Daquela tarde triste de Sarriá na Espanha, tirei lições e confesso que já não tenho tantas ilusões de um futebol vistoso, artístico e mágico.

Desse ponto de vista, a seleção de 82 ainda incomoda e muito por muitos motivos. O argumento que persiste até hoje, de que é melhor vencer jogando feio, do que jogar bonito e perder ainda sufoca os poetas e amantes do futebol arte. Da minha parte estou domando minhas emoções e torço ainda pelo futebol bonito. Mas as respostas dos críticos não dá trégua é sempre instantânea, calculista, fria, dolorida e implacável. “Contra fatos não há argumentos”. Nada tenho contra uma boa defesa. Mas prefiro ainda insistir com teimosia e acreditar que é perfeitamente possível armar um bom sistema de marcação e manter um time equilibrado, sem sacrificar a arte do futebol.


J.Menezes
11/05/2010