segunda-feira, 28 de junho de 2010

Petrolina e Primeiro de Maio avançam no Campeonato Pernambucano

Com a última vitória sobre o Ferroviário da cidade de Cabo por quatro a zero, o Petrolina soma agora 19 pontos no Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão. Com o desempenho a “Fera Sertaneja, líder do grupo e já classificada para a próxima fase da competição”. Já o Primeiro de Maio está na oitava colocação e quer se recuperar na segunda fase.

O Petrolina pretende manter a boa campanha e garantir a vaga para voltar a “elite” do Pernambucano em 2011. Para conseguir o objetivo o técnico Neco (ex-jogador do Sport Recife) e acostumado aos embates da competição, aposta na experiência do elenco tricolor que conta com três jogadores revelados na região, entre eles, Gildenor e Coquinho. A equipe também conta com um dos artilheiros do campeonato, o lateral esquerdo Rosiel com quatro gols.



O próximo adversário do Petrolina é o Íbis nesta segunda feira (28) no Estádio Paulo Coelho. O Primeiro de Maio quer melhorar o desempenho na segunda fase e tenta vencer o próximo compromisso que será contra o Carpinense. O “azulino” ganhou por WO os pontos contra o Barreirense, que deixou de realizar os jogos, motivado pelas chuvas que causaram vários problemas em Barreiros. O técnico Célio Gonçalves aproveitou a folga para motivar seus comandados para os próximos compromissos.

J.Menezes

terça-feira, 15 de junho de 2010

Univasf abre inscrições para programa de capacitação de professores

Estão abertas até hoje (15) as inscrições para o terceiro módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com diversos cursos de Matemática do País. Em Petrolina a parceria é com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Colegiado de Engenharia Mecânica. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na Univasf, na Pró-reitoria de Integração (Proin) ou por meio eletrônico. Neste caso o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que está disponível no endereço www.proin.univasf.edu.br, e enviar para o e-mail papmem.cirino@gmail.com.

Para este terceiro módulo são oferecidas 60 vagas destinadas a professores de Matemática do ensino fundamental e médio, bem como estudantes matriculados em cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática. Os participantes deverão apresentar no primeiro dia do curso, documentação que comprove a atuação profissional em sala de aula, ou se estudante, o comprovante de matrícula em curso de graduação na área exigida.

O curso será ministrado no período de 19 a 23 de julho de 2010, na Univasf (sala 17/campus Petrolina Centro) por professores do Impa, através de vídeoconferência. O programa também disponibilizará material didático.

Além das videoconferências realizadas pela manhã, as atividades seguirão no turno da tarde com trabalhos em grupo e resolução de exercícios sob a orientação dos professores da Univasf, Alexandre Ramalho, Edson Araújo Leite, Lino Marcos e Severino Cirino de Lima Neto, coordenador local do projeto. A Programação do Papmem pode ser obtida no endereço eletrônico http://www.proin.univasf.edu.br/.



------------------------------------------------------------------------
Informações da Assessoria de Comunicação - Ascom/Univasf

UNEB EM GREVE

Os professores da Universidade do Estado da Bahia estão em greve por tempo indeterminado, desde quinta-feira da semana passada. No Departamento de Ciências Humanas, campus III, Juazeiro, estão paralisadas as atividades de ensino nos cursos de Comunicação Social, Pedagogia, no Programa de Formação de Professores (PROESP) em Letras, e nos cursos da Plataforma Freire, referente à História, Artes, Pedagogia e Letras, situados na sede e nos municípios de Curaçá, Casa Nova e Sento Sé.

Em reunião realizada ontem (segunda-feira), os professores discutiram os encaminhamentos da greve, como a realização de eventos com o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), como a palestra sobre Direito de Greve, na quarta-feira, às 15h. Também se colocaram favorável à realização da Seleção Pública para Professor Substituto, cuja inscrição segue até o dia 16 de junho, devido a necessidade de contratação de professor para a disciplina de Fotojornalismo, que foi oferecida neste semestre letivo e não há docente para ministrar as aulas.

Durante a reunião, foi confirmada a paralisação das atividades de extensão como as aulas da Universidade Para Todos (UPT), destinadas a alunos que se preparam para o vestibular, e na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), em desenvolvimento na sede do Departamento. A Especialização em Ensino da Comunicação Social também se encontra paralisada, e as atividades de pesquisa.

Já as ações de extensão do Programa Eufonia, transmitido na Rádio Tropical Sat, ao sábado, poderão ser mantidas desde que seja um instrumento de divulgação das lutas pela categoria docente e que discuta a situação da universidade.

Os professores decidiram entrar em greve na quinta-feira da semana passada para que o Governo do Estado abra a mesa de negociação setorial. O movimento docente, através da Associação Docente do Estado da Bahia (ADUNEB), reivindica a incorporação de 70% da gratificação por Condição Especial de Trabalho (CET), contratação de professores e técnicos e o respeito ao Estado do Magistério, que prevê promoção e progressão na carreira docente.

Hoje, na Universidade, existem diversos processos de promoção à carreira paralisados, decorrente do Decreto 11.480 de contingenciamento do governo, editado em abril de 2009, prorrogado em outubro de 2009 para dezembro do mesmo ano e, posteriormente, reeditado por mais um ano, com vigor até dezembro de 2010. Estes processos têm sido controlados pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e alguns docentes esperam há um ano para que ocorra a mudança de classe, como o enquadramento funcional como professor assistente, adjunto, que representa direitos sociais assegurados ao docente, e o direito à mudança de regime de trabalho, como o regime de Dedicação Exclusiva.

Uma Comissão de Mobilização foi criada. Na formação estão os professores, Cosme Batista, Andrea Cristiana, Josemar Martins e colaboradores para auxiliar na comunicação e nos encaminhamentos aos demais docentes referentes à greve.


Informações
Por Redação MultiCiência

domingo, 6 de junho de 2010

Univasf realiza III Simpósio de Produção Animal

A Universidade Federal do Vale do São Francisco, através do Colegiado Acadêmico de Zootecnia, promove de 7 a 9 de junho, no Complexo Multieventos no Campus de Juazeiro, o III Simpósio de Produção Animal do Vale do São Francisco, (Simpavasf). Juntamente com o simpósio, será realizada a II Mostra Científica da Zootecnia, que visa a divulgação das pesquisas existentes nos cursos de graduação (Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia) e da pós-graduação em Ciência Animal.

Serão abordados diversos temas peculiares da região semiárida, tais como o uso racional da água, a integração pecuária fruticultura irrigada, alternativas alimentares, além de novas perspectivas para incrementar a produção animal na região. A programação contempla palestras, mesa redonda, minicursos e mostra científica.

Além de profissionais do Sebrae, Adagro, Embrapa, IPA, Secretarias e Prefeituras Municipais, produtores rurais, o evento também contará ainda com a participação de estudantes de diversas instituições, entre as quais Univasf, Uneb, UPE, IFETs, UFRPE e UFRB


------------------------------------------------------------------------
Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
Assessoria de Comunicação - Ascom

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Secretaria de Saúde vacina contra H1N1 até o dia 11 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1), chegou à reta final na última quarta-feira (2), conforme programação do Ministério da Saúde. Em Petrolina a vacinação teve prosseguimento na quarta feira (02) nos postos de saúde do município e vai se estender. De acordo com a coordenadora da campanha no município, Kátia Coutinho, os últimos grupos podem se vacinar até o dia 11 de junho. Em Petrolina a meta é vacinar 80% da população. “Estamos empenhados em fazer essa intensificação e cumprir com a nossa meta que é de 80%”, ressaltou.

Dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, o município de Petrolina já atingiu a meta em quatro. Na faixa etária de 20 a 29 anos, o objetivo foi alcançado chegando a vacinar 84% deste público. Crianças de seis meses e dois anos de idade e doentes crônicos com mais de 60 anos, chegaram a 100% e no grupo de trabalhadores de saúde foram imunizados 90%. O foco maior da Secretaria de Saúde no momento se concentra nos grupos de gestantes, adultos de 30 e 39 anos cuja meta ainda não foi atingida. Há uma expectativa da Secretaria Municipal de Saúde com esses grupos, principalmente as gestantes, já que estão incluídas nos grupos de riscos. É preciso lembrar que as crianças que receberam meia dose devem voltar aos postos para completar a imunização.

A recomendação do Ministério é que Estados e municípios que não atingiram a meta avaliem como garantir a cobertura mínima, portanto a imunização está sendo prolongada em algumas regiões e para grupos específicos, como é o caso de Petrolina. O ministro José Gomes Temporão ressaltou, ontem, que a chegada do inverno aumenta a transmissão de doenças respiratórias.

Segundo o Ministério, a meta de 80% entre brasileiros de 20 a 29 anos vacinados deve ser atingida. Os resultados também foram alcançados entre profissionais de saúde (100%), crianças de seis meses a menores de 2 anos (100%), portadores de doenças crônicas (100%) e indígenas (83%).

Em 2009, foram registradas 2.051 mortes em todo o país. Desse total, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas e 189 entre gestantes. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total) e os de 30 a 39 concentraram 22% das mortes (454, no total).


J.Menezes
02/06/2010

Operação carro-pipa terá continuidade em Petrolina

Em Petrolina, 38 carros-pipa que fazem o atendimento as comunidades da zona rural, continuarão o trabalho de abastecimento às oito regiões que enfrentam dificuldades pela falta de água, ocasionada pela pouca quantidade de chuvas no interior do município em 2010. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, o trabalho será intensificado nas regiões de Rajada, Pau Ferro, Porto da Serra, Uruás, Cruz de Salinas, Caititu, Cristália e Capim onde seis mil famílias são abastecidas através dos carros-pipa nos quais são transportados em meses alternados, oito mil litros de água para o interior do município. No calendário da programação, o Ministério da Integração Regional, havia determinado o último período de atendimento em Petrolina que foi de 19 de maio a 04 de junho. A Prefeitura Municipal aguarda agora a confirmação do novo cronograma para o atendimento às comunidades que aguardam o abastecimento.



Segundo o Secretário de Segurança Cidadã do município, Coronel Daniel Ferreira Lima o trabalho é contínuo, embora dependa do cronograma do Ministério da Integração Regional que alterna os períodos de atendimento nas localidades. A equipe trabalha com um mapa de acompanhamento e controle de abastecimento para evitar que as comunidades sofram com a falta de água para o consumo. “Nós mantemos um contato regular com o 72 BI Motorizado e com as localidades atendidas”. Conhecemos bem essas comunidades, temos pleno conhecimento da situação de cada uma, e essa é uma vantagem importante na execução da operação carros-pipa, ressaltou.



De acordo com o cronograma do Ministério da Integração, cujo coordenador nas áreas semi-áridas é o Exército Brasileiro, o atendimento é contínuo, não só em Petrolina, mas em outros 19 municípios pernambucanos e baianos localizados no semi-árido, ressalvando as situações em que há atrasos no repasse de verbas do Ministério da Integração Regional. Para o Secretário Executivo de Defesa Civil, Manoel Medrado dos Reis, o que ocorre é que o atendimento é feito em forma de rodízio, ou seja: as localidades assistidas em um determinado período, são substituídas no seguinte por outras. Num período posterior voltam a ser atendidas as primeiras e assim sucessivamente. “O sistema funciona e se mantém ativo, mesmo com o atendimento alternado. O importante é que as comunidades rurais não sofram com o desabastecimento”, afirmou.


J.Menezes
04/06/2010

Audiência Pública da PEC do diploma de jornalista será no dia 9 de junho

A Comissão Especial da PEC do diploma (386/09), que restabelece a obrigatoriedade da graduação em Jornalismo para o exercício da profissão, agendou a primeira audiência pública para a próxima quarta-feira (09/06), às 14h30, em Brasília. O grupo, que se reuniu ontem, definiu a realização de ao menos mais uma audiência, ainda sem data definida.
Para a primeira audiência foram convidados a presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito; o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Mello; e os jornalistas Lúcio Flávio Pinto, Alberto Dines e Audálio Dantas.
A vice-presidente da comissão, deputada Rebecca García (PP-AM), informou que pretende votar o relatório antes do recesso parlamentar, que tem início no dia 15/07. Ela comemorou o fato das audiências públicas serem centralizadas na capital federal.
"Queriam levar as audiências para os estados para ganhar tempo, adiar a votação. Mas vamos tentar votar antes do recesso, sendo tudo em Brasília é melhor para a gente se organizar", afirma Rebecca.
A comissão vai trabalhar com dois focos: sobre a constitucionalidade da proposta e sobre a opinião de profissionais que atuam na área.

Fonte: Anderson Scardoelli/Comunique-se(Primeiro Caderno)

Duda Mendonça afirma em palestra que povo não quer mais promessa

"O povo não quer mais promessas, ele quer propostas. Ele não quer mais político batendo boca com político". Essa foi uma das afirmações do publicitário Duda Mendonça em palestra realizada ontem(03)no auditóriop do SENAI em Petrolina(PE). "Há dez anos eu digo isso. Quem bate perde. Aquele negócio de ir para a televisão bater no outro? Pode ver, de cada dez lugares, "há dez anos eu digo isso". Quem bate perde.Pode ver, de cada dez lugares em nove, o cara que tá batendo vai perder a eleição. O que está quietinho, dizendo as coisas que deve fazer, falando das suas propostas com seriedade, aquele que consegue melhorar a vida das pessoas vai ficar mais tempo". Eu disse a Lula uma vez, não grita. É que os microfones hoje são sensíveis, não precisa gritar", completou.
Segundo Duda Mendonça, existe uma diferença entre promessa e proposta."A promessa é o faz tudo, a proposta é o que é mais concreto". Para o publicitário, o grande segredo do sucesso de Lula como presidente foi o fato de ter feito aos mais pobres o que prometeu.Duda Mendonça também relembrou o episódio em que foi preso no Rio de Janeiro num torneio de "briga de galos". Ele brincou dizendo: "Vou contar um segredo a vocês. Ninguém sabe disso viu? Eu adoro galo de briga e me prenderam num torneio no Rio de Janeiro. Por azar e foi mais pelo fato de estar muito próximo do Presidente da República. Fui a um lugar no Rio que eu visitava há 16 anos. Eu não estava nesse dia com nenhum galo. Tinha chegado com os meus amigos. Na verdade eles não queriam a mim era mesmo pelo fato de estar próximo ao presidente", repetiu. Duda contou outro episódio envolvendo galo de brigas. Disse que estava em Paris e recebeu um telefonema de amigos em Salvador dizendo que estavam sendo presos por causa de um torneio. Duda afirmou que os amigos pediram para flar com o então "homem forte" da Bahia e do Governo de José Sarney Antonio Carlos Magalhães. "Fiquei constrangido mas liguei para ACM e ele respondeu - diga Duda Mendonça! Expliquei o fato e ele deu um arisada dizendo: Você me liga de Paris para falar de "briga de galo"? De acordo com Mendonça, ACM resolveu a situação com um telefonema. Os amigos agradeceram dizendo que uma mulher que fazia a prisão tinha recebido um telefonema(não confirmou de quem seria) e tinha se retirado imediatamente do local sem dizer mais nada.O telefonema de ACM tinha sido a causa.

J.Menezes
04/06/2010




#

terça-feira, 1 de junho de 2010

Segundo encontro de comunicação para um seminário viável

As riquezas do semi-árido abrem possibilidades para que os veículos de comunicação e jornalistas possam produzir reportagens com abordagens inovadoras a cerca de assuntos que envolvam cultura, culinária, moda, agricultura e outros temas sobre o sertão.


É com esse objetivo, que o Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Curso de Comunicação Social: Jornalismo em Multimeios e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam o II Encontro de Comunicação para a Promoção de um Semiárido Viável. O curso conta com apoio do Centro Acadêmico de Comunicação Social.


O evento vai ser realizado no Centro de treinamento do IRPAA que fica no bairro Jardim Primavera, de 02 a 04 de junho e é uma iniciativa do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão. Os alunos que participam do projeto, coordenado pela jornalista e professora Fabíola Moura, já desenvolveram diferentes formatos de produções telejornalísticas e atualmente trabalham no programa Coisas do Sertão, um produto que pretende difundir as potencialidades e viabilidades do semi árido, desmistificando a imagem estereotipada perpetuada pela mídia.


O treinamento é voltado para os estudantes do curso de jornalismo. Para participar é preciso fazer a inscrição que custa um valor simbólico de R$ 5,00. Os inscritos para a capacitação ficarão nos alojamentos do próprio IRPAA, onde há dormitórios e refeição durante os três dias. Na programação estão previstas várias palestras sobre a caatinga e a água no sertão. Além disso, serão mostrados vídeos produzidos em comunidades onde funcionam cooperativas e associações que fazem o beneficiamento de frutos do sertão. São experiências que tem trazido resultados econômicos para moradores do interior de Juazeiro e cidades circunvizinhas.


Essa é uma oportunidade para os estudantes de jornalismo conhecerem um pouco mais sobre fatores climáticos, econômicos e midiáticos envolvendo temas da caatinga.


Outras informações:

IRPAA: 3611- 6481 ou 3611- 5385

Jornalista e professora Fabíola Moura: 087- 9998 3525

Monitor do programa Coisas do Sertão - João Barbosa: 087- 8804 7156

Assessor de comunicação do IRPAA- Raimundo Fábio: 074- 88138784.




WELINGTON JUNIOR
JORNALISTA

Ascom/Univasf
Jornal Folha do São Francisco

Prefeito decreta ponto facultativo dia 03 de junho

O prefeito Júlio Lóssio decreta ponto facultativo nas repartições municipais, na próxima quinta-feira (03) durante todo expediente. A decisão ocorre por conta do Corpus Christi. Segundo a procuradora do Município, Camila Abreu, o ponto facultativo não trará nenhum prejuízo à comunidade, pois, os serviços como coleta de lixo, limpeza pública, creches municipais e saúde, nestes compreendidos o Hospital de Traumas, a policlínica, o SAMU, o PAS, a Atenção Básica da Zona Urbana e Rural, o Cerest, o CAOS, o Centro Auditivo, o Caps II, o CAOS AD, a sede administrativa da Secretaria de SAÚDE não serão paralisados.

CORPUS CHRISTI

O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Lidiane Souza
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
01/06/2010 NewsletterTerça-feira, 01 de de 2010 webmail:

Seminário Petrolina e Seu Futuro

O impulso econômico vivenciado pelo Vale do São Francisco nos últimos 25 anos em Petrolina, Juazeiro e municípios adjacentes. É o tema do Primeiro Seminário Petrolina e Seu Futuro Econômico que será realizado no auditório do SENAI em Petrolina no próximo dia 03 de junho das oito às dezenove horas. Entre os palestrantes estão:O diretor da Valexport José Gualberto, o consultor Steven P. Albuquerque, o diretor do Neurocárdio José Carlos Moura, o reitor da Univasf José Webber F. Macedo, o empresário imobiliário Assunção de Castro, o presidente da JUCEPE Carlos Roberto, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho e o publicitário Duda Mendonça.Além do tema central outros assuntos serão abordados no encontro como: O comércio eletrônico como ferramenta de aumento da competitividade das empresas, Polo médico privado de petrolina: hospitais e clínicas e profissionais especializados, Polo educacional superior de Petrolina, Mercado imobiliário do Vale: crescimento, planejamento e comercialização, Facilidade na abertura de empresas, Perspectivas econômicas: emprego, prosperidade em Petrolina e região e o Brasil que nós queremos.