terça-feira, 31 de agosto de 2010

Petrolina realiza Fórum Pró-Selo Unicef

O Município de Petrolina convocou a comunidade e suas representações sociais hoje a assumir oficialmente o compromisso de melhorar a vida de crianças e Adolescentes. O compromisso passa pela discussão e definição de estratégias e políticas públicas que transforme a vida das crianças.

O projeto proposto visa implementar e aprimorar programas e políticas de atenção à infância, promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os objetivos de desenvolvimento do milênio esse é o principal objetivo do selo aprovado Unicef edição 2009/2012. Petrolina assim como diversos municípios do país estão trabalhando em prol da conquista do selo, que significa conquistas para crianças e adolescentes.

O fórum, segundo a coordenação, é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes no município. Estavam presentes no 1° Fórum Pró-Selo Unicef, o prefeito Julio Lóssio, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Barcelar, a vereadora Maria Elena, as secretárias Tereza Virginia e Célia Regina, dois adolescentes representando os beneficiados do projeto, além da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Maria Adinair Diniz, responsável pela coordenação do fórum.


Lidiane Souza

Prefeitura Municipal de Petrolina
Assessoria de Comunicação Social
31/08/2010

Petrolina volta à primeira divisão do pernambucano

Melhor impossível. O Petrolina Futebol Clube goleou a equipe do Belo Jardim por 5 a 1 selou a vaga no Campeonato Pernambucano da Primeira Divisão em 2011 e conquistou o título da competição. “Com uma exibição de gala”, a “fera sertaneja” levantou os torcedores que compareceram ao Estádio Paulo Coelho no último domingo.Com a vitória o Petrolina encerrou a sua participação na Série A-2 com 42 pontos no total, sendo 12 na fase decisiva. A equipe sertaneja jogou 18 vezes, marcou 48 gols e sofreu 15, ficando com um saldo de 33 gols. Foram 13 vitórias, três empates e duas derrotas. A campanha justificou o título da edição 2010. Um público de quatro mil torcedores compareceu ao estádio e apoiou a equipe até o final da competição e saudou os jogadores e a comissão técnica quando o árbitro da partida.O Petrolina somou o maior número de pontos em toda a competição e levou o título. A outra equipe classificada é o América que goleou Chã Grande por 4 x 1 fora na casa do adversário. A diretoria do Petrolina pensa agora numa estratégia para manter o técnico Neco comissão técnica e o elenco e tornar o time ainda mais competitivo, melhorando o desempenho na divisão principal. A idéia é manter a base e fortalecer o grupo para a disputa do estadual da primeira divisão. Um passo importante nesse sentido foi dado com a aprovação do Projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza as equipes profissionais de futebol no município a receber o patrocínio da prefeitura. A PL foi aprovada pelos edis em sessão extraordinária realizada no último dia 27 de agosto.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Petrolina é vencer ou vencer

O Petrolina Esporte Clube precisa vencer a equipe do Belo Jardim no próximo domingo(29) no Estádio Paulo Coelho para voltar a primeira divisão do Campeonato Pernambucano de futebol. A situação do time que parecia confortável agora vai exigir poder de superação dos jogadores e da comissão técnica para vencer a partida decisiva.

A derrota para o Olinda foi a segunda consecutiva no Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão (Série A-2). A primeira derrota da fase foi contra o Centro Limoeirense por dois a um. O Petrolina decide a classificação no próximo domingo às 15h30h no Estádio Paulo Coelho.

A equipe sertaneja jogou 17 vezes marcou 43 gols e sofreu 14. Tem um saldo de 29. Foram 12 vitórias, três empates e duas derrotas. Os artilheiros do Petrolina são Jackson e Gilson Costa com seis gols, Oziel com cinco, Paulinho com quatro, Cristiano com quatro, Jackson Gomes com três, Henrique com três, Rogério com três e Cleiton com dois gols. Nessa fase final de classificação, o Petrolina soma nove pontos, na contagem geral da competição, foram 39 pontos ganhos.

A diretoria do Petrolina Esporte Clube e o técnico Neco esperam que a torcida lote o Estádio Paulo Coelho no próximo domingo e ajude a equipe a garantir a vaga. A "Fera Sertaneja" busca reconquistar a confiança que ajudou a levar o time à liderança absoluta da competição até ás duas últimas rodadas. Está sendo aguardado um público de quatro mil pessoas no estádio.

J.Menezes
23/08/2010

Petrolina se destaca na geração de empregos

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, das 50 cidades que mais geraram empregos no mês de julho, Petrolina ocupa a 12ª colocação com 2086 contratações. Excluindo as capitais, o município fica atrás apenas de Campinas-SP.

O governo federal divulgou os dados gerais e mostrou que foram criados 181.796 postos de trabalho com carteira assinada no mês. O balanço mostrou desaceleração na comparação com o resultado dos meses anteriores, já que entre janeiro e maio deste ano a geração de emprego registrou recordes seguidos. Considerando o acumulado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, o saldo ainda é o mais alto da história.

Excluindo as capitais, os principais destaques do mês foram Campinas (SP), Petrolina (PE), Osasco (SP), Matão (SP) e Jundiaí (SP). O Caged só considera os dados das cidades com mais de 30 mil habitantes.


Mirela Costa
Com informações do G1
20/08/2010

--
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
87 3862 9158 / 9232
www.petrolina.pe.gov.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fenagri impulsiona o agronegócio no Vale do São Francisco

Foi encerrada no último sábado (31), no Centro de Convenções de Petrolina, a 21ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI). O evento, que é considerado o maior de fruticultura irrigada na América Latina, teve como tema deste ano “Os frutos dos novos negócios”. A feira foi uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina em parceria com a Univale – Conselho da União das Associações e Cooperativas dos Produtores de Uvas de Mesa e Manga do Vale do Submédio São Francisco.

Distribuídos em 350 estandes, 58 expositores, produtores, instituições de pesquisa e de difusão tecnológica e a imprensa de todo o país, o evento teve uma programação que contou com seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas, exposições, encontros internacionais, ônibus escola e no encerramento, um passeio de barco pelo rio São Francisco. No último dia da feira, a organização do evento doou ao banco de alimentos do SESC quatro toneladas de frutos que fizeram parte da decoração do evento. A doação vai beneficiar 25 entidades filantrópicas da região.

Segundo a organização do evento, o volume de negócios foi da ordem de R$150 milhões de reais, em negociações que vão ser concluídas até Dezembro e R$18 milhões realizados na pedra de negócios da Fenagri, que reuniu comerciantes, atacadistas e supermercadistas de sete Centrais de Abastecimento (CEASA) do país, totalizando um balanço positivo pela coordenação da feira.

Raoni Santos
Prefeitura Municipal de Petrolina
Assessoria de Comunicação
02/07/2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Forum do Selo Unicef propõe plano de ação nos municípios

Vem aí o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado. O Fórum é um espaço em que a comunidade se reúne para analisar como está a situação das crianças e adolescentes do município e ajudar a construir um plano municipal de ação (1) para melhorar a vida de cada uma delas. Quem organiza o encontro é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio do articulador do Selo e da Comissão Pró-Selo. Lideranças locais, representantes de sindicatos, de igrejas, de associações de bairro, de grupos culturais, lideranças quilombolas, indígenas... Estão todos convidados a contribuir com propostas, o que fortalece o compromisso com a garantia dos direitos de meninas e meninos. Os adolescentes tam bém têm participação garantida, por meio de seus representantes. Os municípios têm até dia 30 de setembro para realizar o Fórum Comunitário, que é um momento para a comunidade estabelecer quais são as metas do município nessa caminhada, o que o município precisa fazer para alcançar os objetivos do Selo UNICEF.

J.Menezes - 01/08/2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cala a boca Stallone

Um novo "cala boca" começou a circular no twitter desde a última quarta feira. Dessa vez o alvo dos twiteiros não foi Galvão Bueno, mas Silvester Stallone. O astro decadente Ítalo-americano teria afirmado num programa de humor na California que "poderia explodir o Brasil" e os brasileiros ainda dariam um macaco de presente ao autor da "obra". Ao ler o relato, lembrei de um aoutra frase atribuída a Charles de Gaulle quando teria afirmado que "o Brasil não era aum país sério".

Antes de acendermos a nossa "chama patriótica" para defender "a Terra Brasilis" é preciso fazer aquele velho, mas necessário exercício de examinar a história. Construímos uma pátria influenciada por vários povos e desde o descobrimento vivemos essa eterna luta de tentar encontrar uma identidade para o país. os sociólogos e antropólogos até que já tentaram desvendar a essência étnica do nosso povo. Gilberto Freire falou da tal "democracia racial", Fernando Henrique Cardoso ressaltou que "tinha um pé na senzala", Mário de Andrade "mexeu no caldeirão cultural" e criou Macunaíma.

Foi na Semana de 22 que o país dependente econômico e culturalmente da Europa despertou para a valorização de uma identidade. Hoje sabe-se que ela é mestiça e multifacetada.Nessa busca pela identidade cultural do Brasil, os estudiosos encontraram um jeito de ser bem característico, "somos um povo cordial". No dicionário Aurélio, "cordial" é relativo ao coração: amável, afetuoso, franco, sincero.Está configurado que nem sempre ter cordialidade significa ser bem tratado.

Mas o que isso tem a ver com stallone. A frase do ator soa como uma chacota a uma "república de banana", como já foi o Brasil.As palavras de "Rambo" parecem direcionar para a velha discriminação e uma total ignorância. Ele não deve saber que o Brasil está entre os paises que compõem o BRIC, não sabe que o Brasil já empresta dinheiro para o FMI, que tem o programa mais eficiente de combate a AIDS do mundo e que é mediador de crises políticas e cismas entre países. penso que Stallone é ignorante, mas não é inocente.

Por um outro prisma, vejo que a declaração infeliz do ator encerra para nós brasileiros uma lição valiosa. Precisamos de uma vez por todas deixar de "tietar" essas vedetes, pricipalmente as que perderam há muito tempo o "bonde da história". Precisamos parar de alimentar o ego inflado dessas tais celebridades que se transformam em aberrações a ponto de desrespeitar o país e o seu povo.aliás, não é a primeira vez que isso ocorre.Lembro que uma das edições do episódio dos Simpsons abordava o "caos brasileiro", numa visita que "a família de Homer" fez ao Brasil. Embora mostrasse alguns episódios verídicos, "exagerava na dose e subestimava a inteligência dos brasileiros com vários estereótipos.

Se realmente vivemos um momento de melhor auto-estima de nossa história, é necessário que as instituições brasileiras começem a pensar numa campanha eficiente de mostrar ao mundo que o Brasil não tem apenas mulata, carnaval, futebol, selva Amazônica e macaco. Precisamos também superar a "síndrome do homem cordial deslumbrado e tiete", afinal, Disneylandia, Hollyod e Beverly Rios já não são tão distantes assim para perdermos o senso com o deslumbramento de outrora. Creio até que a cordialidade de outros tempos, agora só funciona com as estrelas da indústria cultural como é o caso de Stallone. Essa vassalagem com os ícones da cultura pop só pode ter um resultado,postura hipócrita, declarações infames de personagens ultrapassados e entendiados como a de "Mister Stallone".

J.Menezes
23/07/2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação

O Núcleo Omi-Dùdú e o Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia comunicam que estão abertas, de 20 a 30 de Julho/2010, das 9h às 17h, na sede do Omi-Dùdú, as inscrições para a terceira turma do Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação, coordenado pelo jornalista e Prof. Dr. Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação da UFBA. A sede do Omi-Dùdú fica localizada no Rio Vermelho, ao lado da 7ª DP, na rua Monte Conselho, 121.

O curso, gratuito, de 50 horas, é oferecido exclusivamente para ativistas dos movimentos sociais e negros da Bahia, que devem ser indicados por suas respectivas entidades, até o limite de 40 vagas. São asseguradas 10 vagas para ativistas avulsos, não-vinculados a entidades.

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, a partir do dia 9 de Setembro até 9 de Dezembro, na Biblioteca Publica do Estado da Bahia, Barris. No ato de inscrição os candidatos devem apresentar carta de recomendação, copia de documento de identidade e uma fotografia 3x4. Os candidatos devem já ter concluído ou estar concluindo o curso médio de escolaridade.



A lista dos selecionados será divulgada até o dia 10 de agosto 2010.


Mais informações:

(71) 9151-0631- Dj Branco

(71) 3334-2948/5982 – Carina Burana

E-mail: comunicacaoepolitica2010@gmail.com

Site: WWW.nucleoomidudu.org.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock é comemorado em Petrolina

A Associação das Bandas de Rock Independentes do São Francisco (ABRISF) realizará, á partir das 14h deste sábado (17), a sexta edição ao Dia Mundial do Rock. A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (SEDECTUR) apóia o show.
O público presente poderá conferir as apresentações das bandas The Tarraxos, Perfeito Estado, Andranjos, Maggica (com um show tributo a James Dio, morto em Maio deste ano), Bloody Death e Crematorium. Na ocasião, será apresentada a diretoria da ABRISF.De acordo com a diretora de cultura do município, Roberta Duarte, a SEDECTUR prestigia a iniciativa da Associação de Bandas de Rock Independentes da região, que já conta com mais de 20 grupos.

Raoni Santos
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina
16/07/2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Comissão da Câmara aprova diploma obrigatório para jornalismo

Projeto está pronto para votação no plenário da Casa.
Supremo Tribunal Federal derrubou exigência no ano passado.


A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista foi aprovada nesta quarta-feira (14) na comissão especial da Câmara que tratou do assunto. O projeto está agora pronto para ir ao plenário, onde precisa ser aprovado duas vezes com 308 votos favoráveis, antes de ir para o Senado.
saiba mais

A exigência de diploma para jornalistas foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho do ano passado. A regra se baseava em um decreto-lei editado durante a ditadura militar e foi considerada inconstitucional pelo STF. Com isso, qualquer pessoa que atue na área pode pedir seu registro profissional ao Ministério do Trabalho.

A tentativa agora é incluir na Constituição a exigência do diploma. O texto do substitutivo do relator Hugo Leal (PSC-RJ) busca inclusive harmonizar a exigência com a declaração do Supremo de que a exigência era inconstitucional por ferir a liberdade de expressão e informação.

“A exigência de graduação em jornalismo e registro do respectivo diploma (...) não constitui restrição à liberdade de pensamento e de informação”, diz trecho do substitutivo de Leal.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murilo, comemorou a aprovação na Câmara e destacou que desde a derrubada do Supremo houve uma “corrida” de pessoas buscando o registro. Segundo ele, no período de pouco mais de um ano desde a decisão, já foram requisitados 1,5 mil registros. “Algumas dessas pessoas nunca pisaram em uma redação”, argumenta.

Ele afirmou que há ainda um estoque de cerca de 15 mil pessoas que pediram o registro antes mesmo da decisão do Supremo e que poderão conseguir a autorização para trabalhar devido à decisão do Judiciário. Apesar disso, Murilo diz acreditar que o restabelecimento da exigência pode ajudar a profissão no futuro. “Temos que pensar para frente, no futuro do país e dos nossos jornalistas”.

Para o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), que pediu ao STF a extinção da exigência do diploma, a regra é inconstitucional. Segundo a advogada do Sertesp, Taís Gasparian, argumentou durante o julgamento do caso, em junho do ano passado, a Constituição garante a liberdade de expressão e o livre pensamento.

“Mais do que indesejável, a exigência do diploma para jornalistas é impraticável. Como se proibirá o exercício da disseminação da informação pela internet?”, afirmou na ocasião a advogada, citando a proliferação dos blogs.

Além da PEC em tramitação na Câmara, outra semelhante está no Senado. Também naquela Casa a proposta está pronta para ser votada em plenário.

Fonte: G1/Brasília
14/07/2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Univasf abre inscrições para mestrado em Ciência Animal

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção ao mestrado em Ciência Animal. O curso é destinado a profissionais graduados em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas; Engenharia de Pesca, Zootecnia e áreas afins. Os interessados podem se inscrever até 30 de julho, no campus Petrolina Centro - na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - ou no campus Ciências Agrárias.

O curso objetiva qualificar recursos humanos pautados nos princípios da conservação e preservação dos recursos naturais renováveis; produzir tecnologias inovadoras compatíveis com o desenvolvimento regional e direcionadas ao agronegócio; desenvolver no semiárido, sistemas de produção animal sustentáveis; e aumentar a produção e a produtividade animal no semiárido brasileiro.

Nesta seleção são oferecidas nove vagas para as seguintes linhas de pesquisa: Manejo e Produção Animal, Avaliação de Alimentos e Nutrição de Ruminantes e Não Ruminantes, Forragicultura e Pastagens e Nutrição e Manejo de Peixes de Água Doce.

O processo seletivo constará de prova escrita de conhecimentos gerais e específicos referentes à linha de pesquisa escolhida, análise de curriculum vitae, prova de inglês, não eliminatória, e com validade de prova de exame de proficiência em língua estrangeira, que servirá como critério de desempate, entrevista com membros da comissão de seleção e análise da proposta simples de trabalho. Acesse o Edital no site da Univasf.

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha campeã e o triunfo do futebol bonito

A Espanha chegou lá e no melhor estilo, jogando um futebol fino, agressivo, insinuante e bonito para inglês, brasileiro e o mundo ver. Ainda na primeira fase do
Mundial assistí uma entrevista com o atacante Fernando Torres. A Espanha vinha de uma derrota para a Suiça e estava sendo bastante criticada pela imprensa e torcedores. O orgulho estava ferido, a confiança parecia abalada,mas era só impressão. Torres demonstrnado maturidade, equilíbrio e bom senso ressaltava que o elenco andaluz estava chateado pela derrota mas não ia abrir mão da sua maneira de jogar, mesmo que isso custasse uma saída prematura da Copa.

O jogador do Liverpool falou categoricamente que poderiam sim cair, mas seria por acreditar naquela proposta de jogo, ousada, ofensiva que envolvia e apavorava os adversários. Se estivessem errados que assim fosse, que pagassem o preço. Naquele momento senti que os espanhóis "tinham a força". Eles vinham de uma conquista significativa que foi a Eurocopa, fizeram uma belíssima eliminatória, tinham como base o talentosíssimo time do Barcelona e antes do Mundial só haviam perdido para os Estados Unidos na Copa das Confederações.Uma campanha de respeito que credenciava "La Fúria" a conquistar o mundo.

Após a derrota para a Suiça(mesmo jogando bem), voltou aquela velha desconfiança de "nadar, nadar e morrer na praia" . Foi assim em 1986 naquele time de Butragueño que derrubou a "Dinamáquina" de Elkjhaer e dos irmãos Laudrup. A escrita permaneceria? "Los bravos de Del Bosque" provaram que não. Dessa vez seria diferente, muito diferente e foi.A Espanha fez valer o seu favoritismo, foi derrubando os adversários um a um sem perder a confiança ou mostrar receios. Nas horas mais difíceis o talento prevalecia e o esquadrão avançava atropelando.

Os exemplos mais claros foram nas vitórias sobre o Paraguai e Alemanha que "encolheu" para jogar no erro da Espanha e se deu mal. O triunfo da Espanha foi inédito e justo pela serenidade do técnico Del Bosque, pela maestria e talento de Xavi e Iniesta, pelo oportunismo de Villa, pela frieza e coragem de Casillas. A Espanha desfilou um futebol vistoso, suave, poético, "de ilusion e fantasia" como diria o escritor uruguaio Eduardo Galeano para se referir ao futebol criativo. Mostrou ao mundo que é possível ser competitivo e jogar bonito, dar espetáculo. A Espanha quebrou paradígmas, fez história e salvou o futebol arte. Arriba!

J.Menezes
11/07/2010

sábado, 10 de julho de 2010

Segunda rodada de capacitação do Selo UNICEF

Todos os estados estão promovendo encontros de capacitação com os articuladores municipais do Selo e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os encontros começaram em maio e vão até julho nos 19 estados do Selo. O foco é a metodologia do primeiro Fórum Comunitário, que começa com o diagnóstico participativo sobre a situação da infância e adolescência e termina com a elaboração de um plano municipal do Selo. A partir da capacitação, os municípios iniciam o processo do primeiro Fórum Comunitário, que deverá ser realizado até 30 de setembro. O Município de Petrolina pleitea esse ano o Selo Unicef Município Aprovado.

J.Menezes
10/07/2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil e Holanda uma derrota que amadurece

Não é mais um daqueles desabafos ou frases com um viés de "lugar comum", mas perder também amadurece, embora o sentimento da derrota seja "muito chato". A Seleção Brasileira passou por uma boa preparação, deu provas de competência e competitividade e ganhou títulos. Dunga pode ser criticado por qualquer coisa, menos por um fator: Resgatou a imagem da seleção como uma instituição respeitada, com alta credibilidade e amada pelo povo. Mas não podemos deixar de considerar que decisões são difíceis e tem consequências. O treinador sabia disso e encarou os desafios. Como em toda decisão você pode acertar ou errar, não existe meio termo. E Dunga acertou tornando o Brasil uma equipe forte, compacta e competitiva, mas errou quando não foi sensível para perceber que o virtuosismo é uma marca histórica do futebol brasileiro. A essência do esporte no país é essa singularidade artística no jeito de "jogar bola". E os virtuosos fizeram falta, principalmente quando o técnico precisou substituir. A proposta de jogo até podia funcionar como ficou provado no primeiro tempo da partida contra os holendeses, mas era pouco. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Ganso ou até Alex(atualmente no Fernehbace)poderiam sim fazer a diferença, mesmo considerando que Robinho fez uma boa copa e Kaká embora seja muito talentoso nunca esteve totalmente recuperado durante a competição.O gosto da vitória é doce, mas nem sempre ensina. O gosto da derrota é amargo e encerra muitas lições, muito embora há quem não aprenda com os percalços. Uma coisa é certa, para o novo técnico há um cenário valioso de ensinamentos que podem moldar a postura da "nova seleção" que pelas expectativas da torcida deve voltar a "sambar" e ajudar o grupo a encontrar os caminhos da inspiração e da vitória na Copa do Brasil em 2014.

J.Menezes
02/07/2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Petrolina e Primeiro de Maio avançam no Campeonato Pernambucano

Com a última vitória sobre o Ferroviário da cidade de Cabo por quatro a zero, o Petrolina soma agora 19 pontos no Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão. Com o desempenho a “Fera Sertaneja, líder do grupo e já classificada para a próxima fase da competição”. Já o Primeiro de Maio está na oitava colocação e quer se recuperar na segunda fase.

O Petrolina pretende manter a boa campanha e garantir a vaga para voltar a “elite” do Pernambucano em 2011. Para conseguir o objetivo o técnico Neco (ex-jogador do Sport Recife) e acostumado aos embates da competição, aposta na experiência do elenco tricolor que conta com três jogadores revelados na região, entre eles, Gildenor e Coquinho. A equipe também conta com um dos artilheiros do campeonato, o lateral esquerdo Rosiel com quatro gols.



O próximo adversário do Petrolina é o Íbis nesta segunda feira (28) no Estádio Paulo Coelho. O Primeiro de Maio quer melhorar o desempenho na segunda fase e tenta vencer o próximo compromisso que será contra o Carpinense. O “azulino” ganhou por WO os pontos contra o Barreirense, que deixou de realizar os jogos, motivado pelas chuvas que causaram vários problemas em Barreiros. O técnico Célio Gonçalves aproveitou a folga para motivar seus comandados para os próximos compromissos.

J.Menezes

terça-feira, 15 de junho de 2010

Univasf abre inscrições para programa de capacitação de professores

Estão abertas até hoje (15) as inscrições para o terceiro módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com diversos cursos de Matemática do País. Em Petrolina a parceria é com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Colegiado de Engenharia Mecânica. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na Univasf, na Pró-reitoria de Integração (Proin) ou por meio eletrônico. Neste caso o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que está disponível no endereço www.proin.univasf.edu.br, e enviar para o e-mail papmem.cirino@gmail.com.

Para este terceiro módulo são oferecidas 60 vagas destinadas a professores de Matemática do ensino fundamental e médio, bem como estudantes matriculados em cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática. Os participantes deverão apresentar no primeiro dia do curso, documentação que comprove a atuação profissional em sala de aula, ou se estudante, o comprovante de matrícula em curso de graduação na área exigida.

O curso será ministrado no período de 19 a 23 de julho de 2010, na Univasf (sala 17/campus Petrolina Centro) por professores do Impa, através de vídeoconferência. O programa também disponibilizará material didático.

Além das videoconferências realizadas pela manhã, as atividades seguirão no turno da tarde com trabalhos em grupo e resolução de exercícios sob a orientação dos professores da Univasf, Alexandre Ramalho, Edson Araújo Leite, Lino Marcos e Severino Cirino de Lima Neto, coordenador local do projeto. A Programação do Papmem pode ser obtida no endereço eletrônico http://www.proin.univasf.edu.br/.



------------------------------------------------------------------------
Informações da Assessoria de Comunicação - Ascom/Univasf

UNEB EM GREVE

Os professores da Universidade do Estado da Bahia estão em greve por tempo indeterminado, desde quinta-feira da semana passada. No Departamento de Ciências Humanas, campus III, Juazeiro, estão paralisadas as atividades de ensino nos cursos de Comunicação Social, Pedagogia, no Programa de Formação de Professores (PROESP) em Letras, e nos cursos da Plataforma Freire, referente à História, Artes, Pedagogia e Letras, situados na sede e nos municípios de Curaçá, Casa Nova e Sento Sé.

Em reunião realizada ontem (segunda-feira), os professores discutiram os encaminhamentos da greve, como a realização de eventos com o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), como a palestra sobre Direito de Greve, na quarta-feira, às 15h. Também se colocaram favorável à realização da Seleção Pública para Professor Substituto, cuja inscrição segue até o dia 16 de junho, devido a necessidade de contratação de professor para a disciplina de Fotojornalismo, que foi oferecida neste semestre letivo e não há docente para ministrar as aulas.

Durante a reunião, foi confirmada a paralisação das atividades de extensão como as aulas da Universidade Para Todos (UPT), destinadas a alunos que se preparam para o vestibular, e na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), em desenvolvimento na sede do Departamento. A Especialização em Ensino da Comunicação Social também se encontra paralisada, e as atividades de pesquisa.

Já as ações de extensão do Programa Eufonia, transmitido na Rádio Tropical Sat, ao sábado, poderão ser mantidas desde que seja um instrumento de divulgação das lutas pela categoria docente e que discuta a situação da universidade.

Os professores decidiram entrar em greve na quinta-feira da semana passada para que o Governo do Estado abra a mesa de negociação setorial. O movimento docente, através da Associação Docente do Estado da Bahia (ADUNEB), reivindica a incorporação de 70% da gratificação por Condição Especial de Trabalho (CET), contratação de professores e técnicos e o respeito ao Estado do Magistério, que prevê promoção e progressão na carreira docente.

Hoje, na Universidade, existem diversos processos de promoção à carreira paralisados, decorrente do Decreto 11.480 de contingenciamento do governo, editado em abril de 2009, prorrogado em outubro de 2009 para dezembro do mesmo ano e, posteriormente, reeditado por mais um ano, com vigor até dezembro de 2010. Estes processos têm sido controlados pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e alguns docentes esperam há um ano para que ocorra a mudança de classe, como o enquadramento funcional como professor assistente, adjunto, que representa direitos sociais assegurados ao docente, e o direito à mudança de regime de trabalho, como o regime de Dedicação Exclusiva.

Uma Comissão de Mobilização foi criada. Na formação estão os professores, Cosme Batista, Andrea Cristiana, Josemar Martins e colaboradores para auxiliar na comunicação e nos encaminhamentos aos demais docentes referentes à greve.


Informações
Por Redação MultiCiência

domingo, 6 de junho de 2010

Univasf realiza III Simpósio de Produção Animal

A Universidade Federal do Vale do São Francisco, através do Colegiado Acadêmico de Zootecnia, promove de 7 a 9 de junho, no Complexo Multieventos no Campus de Juazeiro, o III Simpósio de Produção Animal do Vale do São Francisco, (Simpavasf). Juntamente com o simpósio, será realizada a II Mostra Científica da Zootecnia, que visa a divulgação das pesquisas existentes nos cursos de graduação (Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia) e da pós-graduação em Ciência Animal.

Serão abordados diversos temas peculiares da região semiárida, tais como o uso racional da água, a integração pecuária fruticultura irrigada, alternativas alimentares, além de novas perspectivas para incrementar a produção animal na região. A programação contempla palestras, mesa redonda, minicursos e mostra científica.

Além de profissionais do Sebrae, Adagro, Embrapa, IPA, Secretarias e Prefeituras Municipais, produtores rurais, o evento também contará ainda com a participação de estudantes de diversas instituições, entre as quais Univasf, Uneb, UPE, IFETs, UFRPE e UFRB


------------------------------------------------------------------------
Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
Assessoria de Comunicação - Ascom

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Secretaria de Saúde vacina contra H1N1 até o dia 11 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1), chegou à reta final na última quarta-feira (2), conforme programação do Ministério da Saúde. Em Petrolina a vacinação teve prosseguimento na quarta feira (02) nos postos de saúde do município e vai se estender. De acordo com a coordenadora da campanha no município, Kátia Coutinho, os últimos grupos podem se vacinar até o dia 11 de junho. Em Petrolina a meta é vacinar 80% da população. “Estamos empenhados em fazer essa intensificação e cumprir com a nossa meta que é de 80%”, ressaltou.

Dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde, o município de Petrolina já atingiu a meta em quatro. Na faixa etária de 20 a 29 anos, o objetivo foi alcançado chegando a vacinar 84% deste público. Crianças de seis meses e dois anos de idade e doentes crônicos com mais de 60 anos, chegaram a 100% e no grupo de trabalhadores de saúde foram imunizados 90%. O foco maior da Secretaria de Saúde no momento se concentra nos grupos de gestantes, adultos de 30 e 39 anos cuja meta ainda não foi atingida. Há uma expectativa da Secretaria Municipal de Saúde com esses grupos, principalmente as gestantes, já que estão incluídas nos grupos de riscos. É preciso lembrar que as crianças que receberam meia dose devem voltar aos postos para completar a imunização.

A recomendação do Ministério é que Estados e municípios que não atingiram a meta avaliem como garantir a cobertura mínima, portanto a imunização está sendo prolongada em algumas regiões e para grupos específicos, como é o caso de Petrolina. O ministro José Gomes Temporão ressaltou, ontem, que a chegada do inverno aumenta a transmissão de doenças respiratórias.

Segundo o Ministério, a meta de 80% entre brasileiros de 20 a 29 anos vacinados deve ser atingida. Os resultados também foram alcançados entre profissionais de saúde (100%), crianças de seis meses a menores de 2 anos (100%), portadores de doenças crônicas (100%) e indígenas (83%).

Em 2009, foram registradas 2.051 mortes em todo o país. Desse total, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas e 189 entre gestantes. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total) e os de 30 a 39 concentraram 22% das mortes (454, no total).


J.Menezes
02/06/2010

Operação carro-pipa terá continuidade em Petrolina

Em Petrolina, 38 carros-pipa que fazem o atendimento as comunidades da zona rural, continuarão o trabalho de abastecimento às oito regiões que enfrentam dificuldades pela falta de água, ocasionada pela pouca quantidade de chuvas no interior do município em 2010. De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, o trabalho será intensificado nas regiões de Rajada, Pau Ferro, Porto da Serra, Uruás, Cruz de Salinas, Caititu, Cristália e Capim onde seis mil famílias são abastecidas através dos carros-pipa nos quais são transportados em meses alternados, oito mil litros de água para o interior do município. No calendário da programação, o Ministério da Integração Regional, havia determinado o último período de atendimento em Petrolina que foi de 19 de maio a 04 de junho. A Prefeitura Municipal aguarda agora a confirmação do novo cronograma para o atendimento às comunidades que aguardam o abastecimento.



Segundo o Secretário de Segurança Cidadã do município, Coronel Daniel Ferreira Lima o trabalho é contínuo, embora dependa do cronograma do Ministério da Integração Regional que alterna os períodos de atendimento nas localidades. A equipe trabalha com um mapa de acompanhamento e controle de abastecimento para evitar que as comunidades sofram com a falta de água para o consumo. “Nós mantemos um contato regular com o 72 BI Motorizado e com as localidades atendidas”. Conhecemos bem essas comunidades, temos pleno conhecimento da situação de cada uma, e essa é uma vantagem importante na execução da operação carros-pipa, ressaltou.



De acordo com o cronograma do Ministério da Integração, cujo coordenador nas áreas semi-áridas é o Exército Brasileiro, o atendimento é contínuo, não só em Petrolina, mas em outros 19 municípios pernambucanos e baianos localizados no semi-árido, ressalvando as situações em que há atrasos no repasse de verbas do Ministério da Integração Regional. Para o Secretário Executivo de Defesa Civil, Manoel Medrado dos Reis, o que ocorre é que o atendimento é feito em forma de rodízio, ou seja: as localidades assistidas em um determinado período, são substituídas no seguinte por outras. Num período posterior voltam a ser atendidas as primeiras e assim sucessivamente. “O sistema funciona e se mantém ativo, mesmo com o atendimento alternado. O importante é que as comunidades rurais não sofram com o desabastecimento”, afirmou.


J.Menezes
04/06/2010

Audiência Pública da PEC do diploma de jornalista será no dia 9 de junho

A Comissão Especial da PEC do diploma (386/09), que restabelece a obrigatoriedade da graduação em Jornalismo para o exercício da profissão, agendou a primeira audiência pública para a próxima quarta-feira (09/06), às 14h30, em Brasília. O grupo, que se reuniu ontem, definiu a realização de ao menos mais uma audiência, ainda sem data definida.
Para a primeira audiência foram convidados a presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito; o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Mello; e os jornalistas Lúcio Flávio Pinto, Alberto Dines e Audálio Dantas.
A vice-presidente da comissão, deputada Rebecca García (PP-AM), informou que pretende votar o relatório antes do recesso parlamentar, que tem início no dia 15/07. Ela comemorou o fato das audiências públicas serem centralizadas na capital federal.
"Queriam levar as audiências para os estados para ganhar tempo, adiar a votação. Mas vamos tentar votar antes do recesso, sendo tudo em Brasília é melhor para a gente se organizar", afirma Rebecca.
A comissão vai trabalhar com dois focos: sobre a constitucionalidade da proposta e sobre a opinião de profissionais que atuam na área.

Fonte: Anderson Scardoelli/Comunique-se(Primeiro Caderno)

Duda Mendonça afirma em palestra que povo não quer mais promessa

"O povo não quer mais promessas, ele quer propostas. Ele não quer mais político batendo boca com político". Essa foi uma das afirmações do publicitário Duda Mendonça em palestra realizada ontem(03)no auditóriop do SENAI em Petrolina(PE). "Há dez anos eu digo isso. Quem bate perde. Aquele negócio de ir para a televisão bater no outro? Pode ver, de cada dez lugares, "há dez anos eu digo isso". Quem bate perde.Pode ver, de cada dez lugares em nove, o cara que tá batendo vai perder a eleição. O que está quietinho, dizendo as coisas que deve fazer, falando das suas propostas com seriedade, aquele que consegue melhorar a vida das pessoas vai ficar mais tempo". Eu disse a Lula uma vez, não grita. É que os microfones hoje são sensíveis, não precisa gritar", completou.
Segundo Duda Mendonça, existe uma diferença entre promessa e proposta."A promessa é o faz tudo, a proposta é o que é mais concreto". Para o publicitário, o grande segredo do sucesso de Lula como presidente foi o fato de ter feito aos mais pobres o que prometeu.Duda Mendonça também relembrou o episódio em que foi preso no Rio de Janeiro num torneio de "briga de galos". Ele brincou dizendo: "Vou contar um segredo a vocês. Ninguém sabe disso viu? Eu adoro galo de briga e me prenderam num torneio no Rio de Janeiro. Por azar e foi mais pelo fato de estar muito próximo do Presidente da República. Fui a um lugar no Rio que eu visitava há 16 anos. Eu não estava nesse dia com nenhum galo. Tinha chegado com os meus amigos. Na verdade eles não queriam a mim era mesmo pelo fato de estar próximo ao presidente", repetiu. Duda contou outro episódio envolvendo galo de brigas. Disse que estava em Paris e recebeu um telefonema de amigos em Salvador dizendo que estavam sendo presos por causa de um torneio. Duda afirmou que os amigos pediram para flar com o então "homem forte" da Bahia e do Governo de José Sarney Antonio Carlos Magalhães. "Fiquei constrangido mas liguei para ACM e ele respondeu - diga Duda Mendonça! Expliquei o fato e ele deu um arisada dizendo: Você me liga de Paris para falar de "briga de galo"? De acordo com Mendonça, ACM resolveu a situação com um telefonema. Os amigos agradeceram dizendo que uma mulher que fazia a prisão tinha recebido um telefonema(não confirmou de quem seria) e tinha se retirado imediatamente do local sem dizer mais nada.O telefonema de ACM tinha sido a causa.

J.Menezes
04/06/2010




#

terça-feira, 1 de junho de 2010

Segundo encontro de comunicação para um seminário viável

As riquezas do semi-árido abrem possibilidades para que os veículos de comunicação e jornalistas possam produzir reportagens com abordagens inovadoras a cerca de assuntos que envolvam cultura, culinária, moda, agricultura e outros temas sobre o sertão.


É com esse objetivo, que o Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Curso de Comunicação Social: Jornalismo em Multimeios e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) realizam o II Encontro de Comunicação para a Promoção de um Semiárido Viável. O curso conta com apoio do Centro Acadêmico de Comunicação Social.


O evento vai ser realizado no Centro de treinamento do IRPAA que fica no bairro Jardim Primavera, de 02 a 04 de junho e é uma iniciativa do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão. Os alunos que participam do projeto, coordenado pela jornalista e professora Fabíola Moura, já desenvolveram diferentes formatos de produções telejornalísticas e atualmente trabalham no programa Coisas do Sertão, um produto que pretende difundir as potencialidades e viabilidades do semi árido, desmistificando a imagem estereotipada perpetuada pela mídia.


O treinamento é voltado para os estudantes do curso de jornalismo. Para participar é preciso fazer a inscrição que custa um valor simbólico de R$ 5,00. Os inscritos para a capacitação ficarão nos alojamentos do próprio IRPAA, onde há dormitórios e refeição durante os três dias. Na programação estão previstas várias palestras sobre a caatinga e a água no sertão. Além disso, serão mostrados vídeos produzidos em comunidades onde funcionam cooperativas e associações que fazem o beneficiamento de frutos do sertão. São experiências que tem trazido resultados econômicos para moradores do interior de Juazeiro e cidades circunvizinhas.


Essa é uma oportunidade para os estudantes de jornalismo conhecerem um pouco mais sobre fatores climáticos, econômicos e midiáticos envolvendo temas da caatinga.


Outras informações:

IRPAA: 3611- 6481 ou 3611- 5385

Jornalista e professora Fabíola Moura: 087- 9998 3525

Monitor do programa Coisas do Sertão - João Barbosa: 087- 8804 7156

Assessor de comunicação do IRPAA- Raimundo Fábio: 074- 88138784.




WELINGTON JUNIOR
JORNALISTA

Ascom/Univasf
Jornal Folha do São Francisco

Prefeito decreta ponto facultativo dia 03 de junho

O prefeito Júlio Lóssio decreta ponto facultativo nas repartições municipais, na próxima quinta-feira (03) durante todo expediente. A decisão ocorre por conta do Corpus Christi. Segundo a procuradora do Município, Camila Abreu, o ponto facultativo não trará nenhum prejuízo à comunidade, pois, os serviços como coleta de lixo, limpeza pública, creches municipais e saúde, nestes compreendidos o Hospital de Traumas, a policlínica, o SAMU, o PAS, a Atenção Básica da Zona Urbana e Rural, o Cerest, o CAOS, o Centro Auditivo, o Caps II, o CAOS AD, a sede administrativa da Secretaria de SAÚDE não serão paralisados.

CORPUS CHRISTI

O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

Lidiane Souza
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina-PE
01/06/2010 NewsletterTerça-feira, 01 de de 2010 webmail:

Seminário Petrolina e Seu Futuro

O impulso econômico vivenciado pelo Vale do São Francisco nos últimos 25 anos em Petrolina, Juazeiro e municípios adjacentes. É o tema do Primeiro Seminário Petrolina e Seu Futuro Econômico que será realizado no auditório do SENAI em Petrolina no próximo dia 03 de junho das oito às dezenove horas. Entre os palestrantes estão:O diretor da Valexport José Gualberto, o consultor Steven P. Albuquerque, o diretor do Neurocárdio José Carlos Moura, o reitor da Univasf José Webber F. Macedo, o empresário imobiliário Assunção de Castro, o presidente da JUCEPE Carlos Roberto, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho e o publicitário Duda Mendonça.Além do tema central outros assuntos serão abordados no encontro como: O comércio eletrônico como ferramenta de aumento da competitividade das empresas, Polo médico privado de petrolina: hospitais e clínicas e profissionais especializados, Polo educacional superior de Petrolina, Mercado imobiliário do Vale: crescimento, planejamento e comercialização, Facilidade na abertura de empresas, Perspectivas econômicas: emprego, prosperidade em Petrolina e região e o Brasil que nós queremos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Juazeiro volta à primeira divisão do Campeonato Baiano

Mesmo perdendo para o Camaçariense por três a dois, o Juazeiro Social Clube volta a primeira divisão do "baianão" em 2011. O Juazeiro havia vencido a primeira partida no Adauto Morais por três a um. O grande mérito do retorno do tricolor juazeirense reconhecido pela torcida e pelo elenco é o técnico Janilson, considerado pelos cronistas baianos uma "grata surpresa" como treinador. Janilson atuou durante muitos anos como jogador do Juazeiro, consagrando-se em 2004 vice-campeão baiano, perdendo o título para o Bahia numa final polêmica. Depois o meia teve uma passagem rápida pelo Bahia, jogou ainda pelo Caxias do Rio Grande do Sul e outros clubes do Nordeste. Meia habilidoso, com ótima visão de jogo, Janilson demonstrou na campanha de acesso à segunda divisão além de conhecimentos táticos e técnicos, tato para lidar com os jogadores, comunicação fácil com a imprensa e atitude como diciplinador e motivador. O "teste de fogo" de Janilson será agora na "Série A" do Campeonato baiano quando irá enfrentar os chamados "clubes grandes"(Bahia e Vitória). Não será uma novidade para o jovem treinador, já que como jogador enfrentou as duas maiore sforças do futebol baiano e venceu algumas delas, agora terá que mostrar o mesmo talento fora de campo. Uma coisa é certa, já deu um grande passo nessa caminhada.

Prefeitura de Petrolina mobiliza participação de radialistas no Selo Unicef Município Aprovado

Os radialistas de Petrolina estarão recebendo nos próximos dias uma visita de uma equipe local que articula as ações do Selo UNICEF Município aprovado. A iniciativa é da ONG Escola Brasil e do órgão das Nações Unidas que desenvolveram um projeto de rádio que vai ajudar o município a conquistar o Selo UNICEF. Será o primeiro contato da equipe com os radialistas da cidade.

O trabalho já foi iniciado com um levantamento das emissoras, levando em consideração o formato (comunitárias ou comerciais). Segundo a articuladora Cristina Gondin, O próximo passo é a visita quando os coordenadores vão conversar com os radialistas sobre o papel do rádio para informar e mobilizar a comunidade. Na ocasião serão apresentados os produtos que deverão ser veiculados para estimular a participação da comunidade. Na visita, os profissionais do rádio irão preencher um cadastro com algumas informações que irão formalizar a parceria.

De acordo com Salete Silva e Eder Braga da escola Brasil e o UNICEF /Brasília, o projeto foi idealizado pela Escola Brasil e Unicef em 2006 na mobilização de radialistas para a divulgação dos direitos da criança e do adolescente. A Escola Brasil produz o boletim Rádio pela Infância, distribuído em todo o país. Para a articuladora Luzimar Amariz, a participação dos comunicadores é fundamental para a divulgação das ações e interação com a comunidade. No mês de abril o Rádio pela Infância começou a ser enviado aos radialistas dos municípios inscritos no Selo. Após o cadastramento, o radialista vai receber:

Programa de rádio - Programa mensal de cinco minutos, com informações, Entrevista e radionovela, que poderá ser utilizado na íntegra ou em partes. Durante a programação.

Brinde: kit de vinhetas para a emissora - Gravadas por locutores Profissionais, com trilhas que vão enriquecer a programação, como: Hora. Certa, Avisos, Utilidade Pública. Serão 20 ao todo, além das vinhetas do. Programa Selo UNICEF, para que ele crie o seu próprio programa do Selo.

Informativo Selo UNICEF - Com notas prontas para o (a) radialista ler no ar, A fim de manter a comunidade informada e mobilizada. Além disso, trará. Sugestões de pauta que vão facilitar a realização das entrevistas ou mesmo Dos debates promovidos pela emissora.

Boletim Rádio pela Infância - O boletim também traz informações importantes Para o Selo UNICEF com relação à educação. Ele virá com formato que facilita A leitura durante o programa, além das sugestões de pauta.



No preenchimento do cadastro o radialista irá dizer qual o nome completo, a razão social da emissora, nome fantasia da emissora, o tipo ou formato (comercial, educativa, comunitária ou outro sistema de som), endereço, bairro, CEP, cidade, estado, telefone com DDD, e-mail, responsável legal e cargo, raio de abrangência da rádio, frequência, número presumido de ouvintes. A cada mês o comunicador irá receber os boletins por e-mail e também poderá baixar o material e os programas do site do Selo Unicef, copiando-os para um CD ou pen-drive.

O que é o Selo Unicef Município Aprovado

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”.

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado, portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.

Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:

.Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;

.Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

J.Menezes

sábado, 29 de maio de 2010

Ana Mara Tieta Ivete no Carnaval de Juazeiro

Ivete Sangallo soltou a voz em um show animado em Juazeiro. A musa baiana, que resolveu estender as comemorações de aniversário durante a apresentação, levou o público ao delírio, na noite de sexta-feira (28). Ivete completou 38 anos na quinta-feira (27) e já ganhou bolo personalizado, celebrou a data com fãs e recebeu homenagem da produção e sua equipe.

Anamara Barreira, a Maroca do “Big Brother Brasil 10”, acompanhou de pertinho a apresentação e, momentos antes, presenteou a cantora com um buquê de flores no camarim. No Twitter, ela contou como foi o encontro com Ivete. "Acabei de chegar da micareta, tô roquinha, falei horrores, ri muiito, super feliz, e advinhem quem eu vi???? Linda, maravilhosa, poderosa, glamurosa, gostosa. Veveta da Bahia, do Brasil, do mundo, e do meu coração."

A ex-policial visitou sua cidade natal pela primeira vez desde sua participação no reality show. Durante o dia, ela deu uma entrevista coletiva.

Fonte: Revista Quem

I Encontro Universitário de Música do Vale do São Francisco

Já está pronta a programação da Semana Universitária de artes que aconterá entre 07 e 11 de junho na Univasf Juazeiro e Centro de Cultura João Gilberto. A programação contará com Oficinas gratuitas de artes, palestras mesas redondas, apresentções artísticas entre outras. informações são de Mauricio Alfaya, Vice-Coordenador do Colegiado de Artes Visuais da UNIVASF. Eis a programamaçâo:

Mesas redondas

1. Arte/Educação contemporânea: perspectiva metodológica.
Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba (UFBA)
Prof. Dr. Elton Bruno Soares de Siqueira (UFPE)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 08/06/10 Hora: 15h às 17:30h

2. A música, o teatro, a dança – diálogos sobre mercado, produção e concepções artísticas.
Profa. Drª. Juliana Coli (UFC)
Prof. Me. José Carlos Cartaxo (UFPB)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 09/06/10 Hora: 15h às 17:30h

3. Novas territorialidades e Identidades culturais.
Profª Drª Lúcia Gouvêa Pimentel (UFMG)
Prof. Me. José Carlos Cartaxo (UFPB)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 10/06/10 Hora: 15h às 17:30h

4. Desafios da pesquisa em artes.
Profª. Drª.Maria Virginia Gordilho Martins (UFBA)
Profª. Drª.Maria Hermínia Oliveira Hernandez (UFBA)
Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 11/06/10 Hora: 15h às 17:30h


Palestra

Ensino de Artes e contemporaneidade

Prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento

Local: Mini auditório do Espaço Multieventos – Juazeiro
Dia: 08/06/10 Hora: 18h às 20h


Espetáculos e Apresentações:

Teatro
1. Maria Minhoca – Cia. Biruta (Teatro infantil)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 08/06/10 Hora: 10h

2. Mamãe não pode saber – Trup Errante e Cia. Artefato (Teatro adulto)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 09/06/10 Hora: 20:30h

3. O Quinze – Cia. Primeiro Ato (Teatro adulto)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 11/06/10 Hora: 18h

Dança
Deixar Ir - Cia. Qualquer um dos dois –– (Petrolina)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 08/06/10 Hora: 20:30h

De Dentro - Cia. Qualquer um dos dois –– (Petrolina)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 10/06/10 Hora: 18h


Mostra de Vídeos

Alunos da UNIVASF e Alunos da UNEB

Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 09/06/10 Hora: 18h às 20h


Exposição

Mostra multiliguagens (trabalhos realizados nas oficinas)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Dia: 11/06/10 Hora: 18h


Oficinas

1. Pintura – Gregório Braque (estudante de Artes Visuais)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

2. Escultura – Profº Me. Euriclésio Sodré (Univasf)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

3. Desenho – Rinaldo Lima (estudante de Artes Visuais)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

4. Dança – André Vitor Brandão (estudante de Artes Visuais)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

5. Fotografia – Profº Me. Marcos Ramos (Univasf)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

6. Teatro – Marcos Velasch (estudante de Artes Visuais)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

7. Canto coral – César Menezes (convidado)
Local: C.C. João Gilberto Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h

8. Escultura Corporal – Prof. Dr. Ricardo Biriba (UFBA)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 10/06/10
Hora: 08h às 12h

9. Dramaturgia para educação – Carlos Cartaxo (convidado)
Local: Campus de Juazeiro Dias: de 08/06 a 11/06/10
Hora: 08h às 12h


I Encontro Universitário de Música do Vale do São Francisco
Local: C.C. João Gilberto Dias: 10/06 e 11/06/10
Hora: 20:30h


INSCRIÇÕES DAS OFICINAS
Colegiado de Artes Visuais na UNIVASF de Juazeiro
Das 15 às 21h (1Kg de alimento não perecível)
SITE: www.univasf.edu.br/suaunivasf

* A programação é toda gratuita e todo material necessário nas oficinas fica por conta do projeto.

Dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 acontece neste sábado

Neste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina estará realizando o Dia “D” da Campanha Nacional de Imunização contra a influenza H1N1. As pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, poderão procurar um dos 52 postos de saúde do município ou do interior, das 8h às 17h, para tomar a dose da vacina. Os idosos serão vacinados contra a gripe comum e os que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a Gripe A.

Também serão montados postos volantes de vacinação no River Shopping, nas associações de moradores dos bairros, Areia Branca, Henrique Leite, Dom Avelar e na Praça Dom Malan, que estarão funcionando das 8h às 12h. É importante levar um documento de identificação e no caso das crianças o cartão de vacinação.


Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
87 3862 9158 / 9232

ABERTOS OS 40º JOGOS ESCOLARES DE PETROLINA

Uma noite de homenagens na Concha Acústica que ficou lotada, na abertura dos 40º Jogos Escolares de Petrolina. Sessenta ex-atletas e professores de educação física receberam certificados pela contribuição ao desporto e à educação municipal. A solenidade contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação Célia Regina de Carvalho, do Vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e a representante do governo do estado Professora Socorro Lacerda.

As escolas estiveram representadas no evento com alunos e professores de educação física. Cada unidade educacional trouxe bandeiras e placas com o nome da escola. Em clima de Copa do Mundo, a seleção brasileira também foi lembrada. Vestidos à caráter (com o uniforme da seleção canarinha), um grupo de adolescentes, mostrava a importância do seleção como instituição nacional.

As tradições folclóricas de Petrolina também não deixaram de ser mostradas no evento. Uma quadrilha junina expressou a força da festa popular nordestina e a proximidade do ciclo junino no município. O Secretário Municipal de Esportes Ailton Guimarães agradeceu a presença de todos e declarou oficialmente a abertura da competição que esse ano trouxe as novidades: a realização antecipada para não coincidir com o Mundial da África do Sul e o reconhecimento à ex-atletas e professores de educação física.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Abertura do 40º Jogos Escolares será no próximo sábado

Será no próxima quinta-feira(27), a abertura dos 40º jogos escolares de Petrolina. O evento será realizado a partir das 17h na concha acústica do município. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Ailton Guimarães, os jogos serão realizados no ginásio do Sesi, Parque Aquático do Sesc, Osvaldo do Flamengo, Colégio Maria Auxiliadora e Estádio Paulo Coelho.

Segundo o coordenador técnico da competição, Inácio Rogério Granja, 5.670 atletas irão participar das competições nas modalidades coletivas de handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol de campo e nas individuais (xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação). A fase municipal dos jogos ocorrerá de 27 de maio a 11 de junho. O período escolhido pode ser justificado pela realização da Copa do Mundo que começa no dia 10 de junho. Segundo, Inácio Rogério Granja o encerramento no dia 11 evita uma concorrência com o mundial da África e um possível esvaziamento dos jogos locais.

Ailton Guimarães salienta que os campeões em cada modalidade dos jogos municipais, disputarão à fase regional, os vencedores dessa fase, serão classificados para disputar os jogos estaduais. Os campeões do Estado conquistam o direito de participar de competições nacionais. "Os jogos escolares de Petrolina já revelou para o Brasil atletas como Ivan Pinheiro que estudou na Escola Estadual de Petrolina, e que na modalidade de handebol conseguiu atuar em clubes importantes, inclusive na Seleção Brasileira, participando também de duas olimpíadas representando o Brasil", completou.

Mirela Costa
Foto: Joselito Tavares
Assessoria de Comunicação Social
--
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina - PE
87 3862 9158 / 9232
www.petrolina.pe.gov.br

Pesquisa investiga capital social nas áreas agrícolas

As políticas públicas de acesso, uso e gestão da água no território do Sertão do São Francisco foram investigadas como pesquisa de doutorado junto aos agricultores familiares. O professor e sociólogo Rogério Bispo, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, analisou de que forma os agricultores exercem um capital social e como o fortalecimento das redes sociais pode vir a beneficiar o segmento no acesso a estes recursos.


Para Bispo, o capital social é medido pelo grau de confiança e participação, e também pela existência de redes de atores e instituições sociais envolvidos no processo de cooperação, expressando a capacidade de uma sociedade estabelecer laços interpessoais e redes de cooperação com vista à produção de bens coletivos, como o acesso à água. Desta forma, se uma determinada comunidade apresenta um bom capital social significa que pode haver um maior desenvolvimento rural, social e econômico, esclarece o pesquisador na tese intitulada O capital social e desenvolvimento rural: Acesso, uso e gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco, defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no mês passado.


No estudo, o pesquisador utilizou 360 questionários com agricultores familiares de áreas de sequeiro e em projetos irrigados do território, em maior número nas cidades de Juazeiro e Petrolina, e realizou entrevistas com os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco. A pesquisa afirma que o capital social é um dos elementos chave para garantir efetivamente o acesso e a gestão dos recursos hídricos e como conseqüência o desenvolvimento da região do vale do São Francisco. “A participação dos agricultores nessas redes sociais (associação, cooperativas, entre outras) auxilia não apenas no sentido de reivindicar direitos, mas também ajuda a agregar valor à produção e com isso gerar uma maior qualidade de vida para essas populações”, explica Rogério.


Para a especialista em Sociologia e Desenvolvimento Rural, professora e técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Edonilce da Rocha Barros, a pesquisa é interessante, devido ao levantamento de dados do pesquisador e pela utilização de uma metodologia quantitativa com variáveis capaz de medir o capital social da região do sertão do Vale do São Francisco. No entanto, ela destaca uma fragilidade no conceito aplicado à lógica do modelo de irrigação. “Penso que o capital social está muito mais fora dos perímetros irrigados do que dentro, porque nos projetos irrigados você não se organiza de maneira voluntária e por lutas. Trata-se de um tipo de organização planejada. Os agricultores recebem água, canais, assistência técnica, cooperativa e associações prontas. Tudo é fornecido e não construído. Então, pergunto que capital social é este?”, conclui Edonilce, que participou da banca de avaliação da tese.

Embora também reconheça que exista um baixo capital social nos perímetros irrigados, Rogério Bispo afirma que os dados do estudo podem conduzir as instituições sociais governamentais e não governamentais a refletir e fomentar discussões com os agricultores familiares acerca da importância do fortalecimento deste capital. Assim, pode-se planejar o desenvolvimento rural acessível a todos e com qualidade de vida.


Por Juliane Peixinho (texto) e Maurício Fidalgo (foto)/Agência MultiCiência

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O povo e a overdose festiva no Vale

Com o carnaval de Juazeiro em maio teremos uma mudança significativa no circuito de festas no Vale do São Francisco. A questão é que todo mundo sabe que há um custo alto na realização de festividades de largo. O ônus não é apenas do poder público, mas da população. A impressão que fica é que o carnaval é só de Juazeiro e o São João só de Petrolina. Olhando desse ponto de vista e sem ser muito racional parece uma decisão fácil e sem conseqüências. É perfeitamente possível realizar os dois eventos na seqüência. É certo que historicamente o carnaval de Juazeiro sempre teve a presença significativa do público de Petrolina. Os juazeirenses também comparecem ao São João de Petrolina, mesmo que não seja na mesma proporção da “invasão pernambucana nas avenidas de Juazeiro”. Essa constatação é tão flagrante que nos últimos anos tem sido comum dizer que: a cidade pernambucana faz o São João e Juazeiro o carnaval. Foi uma maneira “silenciosa” de evitar a concorrência regional, que poderia criar um clima de revanchismo desnecessário?

O calendário festivo já havia sido mudado na “terra de João Gilberto” para evitar uma concorrência com o carnaval de Salvador, mesmo Juazeiro ostentando uma tradição positiva de realização do maior carnaval do interior da Bahia, além de ser o berço natal de artistas de renome da MPB como João Gilberto, Ivete Sangalo e Luiz Galvão. Em 2010 uma nova mudança, talvez a mais comentada. A festa passa a ser realizada em maio, portanto um mês antes do São João. A gestão municipal havia manifestado o desejo de não realizar o carnaval antecipado alegando dificuldades orçamentárias. Aliás, essa não é mais uma novidade em orçamentos cada vez mais apertados e controlados em nome das políticas públicas e melhor fiscalizadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mudar a data para maio pareceu mais uma solução privada do que pública. Mas será que foi levada em consideração que as duas comunidades também têm orçamentos apertados? Houve alguma reunião entre as lideranças pernambucanas e baianas para discutir o tema? Ou prevaleceu o critério do apelo privado? Ora o maior objetivo de grandes festas como o carnaval é o lucro. Já faz muito tempo que carnaval e o São João deixaram de ser “festa do povo”. Elas integram o circuito anual mercantil da indústria cultural. Para se ter uma idéia do custo é só perguntar qual o cachê de uma das grandes estrelas do axé e comparar o valor com o poder aquisitivo de um trabalhador médio. A comparação é óbvia e absurda? Talvez, mas o resultado é mesmo desproporcional e não deixa dúvidas. Essa provocação é somente para chegarmos num ponto. O público das duas cidades suporta duas festas, uma na seqüência da outra, quase sem trégua?

Não seria prudente uma explicação simplista e desprezível bem típica da tradição romana "pão e circo” ou “o povo gosta é disso mesmo e não está preocupado com o resto”. Uma coisa é certa: o povo gosta realmente de festa e isso é muito saudável, mas ouso perguntar, porque não ofende: as duas comunidades festeiras suportam "a gastança. dos dois eventos seguidos? Qual o custo financeiro e o impacto econômico para as duas comunidades? Até onde vai a responsabilidade da gestão pública nessa questão? Não vamos esquecer que os efeitos da crise econômica ainda persistem. Um outro argumento ao meu ver também simplista pode afirmar que todo folião que vai a um evento tem o livre arbítrio para ir ou não? E os jovens? A maioria pensa assim?

Se o carnaval foi privatizado é uma questão que diz respeito aos empresários do carnaval e também ao poder público que aprovou. No entanto, é preciso pensar na população que nem sempre age com bom senso. A história prova isso. Muitas vezes é manipulada em nome de um apelo. Age quase sempre pelo senso comum e aceita o que é imposto porque quase sempre não sabe contestar. As estratégias midiáticas e a produção de sentidos estão ai para potencializar as paixões humanas. Cabe aos poderes públicos atenção e prudência em aceitar ou não as decisões tomadas à revelia do interesse popular. Há um risco iminente de termos no futuro uma espécie de esgotamento de eventos por conta de decisões irrefletidas. É só avaliar quantas casas de shows já abriram e fecharam nas duas cidades.

Se as festas populares também tem o efeito de gerar e renda e empregos temporários. não restam dúvidas que é importante para a economia. Hotéis, restaurantes, bares, transporte, barraqueiros, vendedores ambulantes, artistas, aguardam o ano interior por uma oportunidade de melhorar a renda, mesmo que seja temporariamente e fazem planos para isso. Mas terão quem compre os seus produtos como nos anos anteriores? O mercado temporário do carnaval e do São João não serão prejudicados tão próximos um do outro? Quem pagará mais caro com tal decisão? Juazeiro ou Petrolina? Uma coisa é certa as comunidades precisam ser levadas em consideração em decisões complexas.

A experiência pode ser o maior sucesso de todos os pontos de vista, mas é preciso fazer um balanço depois da festa e saber se valeu à pena. Se valeu à pena não só para os investidores da festa, mas, sobretudo ter o cuidado e avaliar se não inflacionou e "avariou" a economia local. É preciso analisar se a população não "pagou o preço" da "overdose festiva", desequilibrando o orçamento fragilizado de uma população que não têm o mesmo poder aquisitivo do Sudeste ou do Sul do Brasil. Depois de filtrar tudo isso é necessário pensar quem deve ser o maior o interessado nessas festas tradicionais: grupos empresariais, políticos ou a coletividade? Afinal Carnaval e São João também influenciam a economia e os humores da população. No caso regional, a intenção de mudar a data da festa momesca pode ter sido boa, mas é preciso ter a coragem de refletir depois se a "tacada” foi certeira ou se foi "um tiro foi no escuro”.


J.Menezes
24/05/2010

Semana Universitária

De 8 a 11 de junho a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza a I Semana Universitária de Arte (SUA). OS interessados podem fazer a inscrição no colegiado do curso de Artes Visuais, no Campus de Juazeiro, basta levar 1 kg de alimento não perecível. As atividades acontecerão das 8h às 12h no pavilhão de aulas do campus de Juazeiro e no Centro de Cultura João Gilberto.

Confira as oficinas que serão oferecidas na Semana Universitária.


Oficina de desenho (Rinaldo Lima)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de pintura (Gregório Braque)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de dança (André Vitor Brandão)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de iniciação teatral (Marcos Velasch)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de canto coral (Cesar Mendonça)
Quantidade de alunos (25 pessoas)

Oficina de escultura (Profº Euriclésio Sodré)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de fotografia (Profº Marcus Ramos)
Quantidade de alunos (20 pessoas)

Oficina de dramaturgia para educação (Profº Carlos Cartaxo)
Quantidade de alunos (30 pessoas)
Público-alvo: professores e artistas

Oficina de escultura e de comportamento (Ricardo Biriba)
Quantidade de alunos (30 pessoas)
Público-alvo: professores e artistas

Fonte: Redação Multiciência
DCH - III UNEB/Juazeiro

Dia do Desafio 2010

Ginástica laboral, esportes, circo e dança movimentam o Dia do Desafio 2010 em Petrolina. Oficialmente o Dia do Desafio será na próxima quarta-feira (26), mas o Sesc Petrolina e a Prefeitura Municipal iniciarão as atividades na terça-feira (25). A abertura da competição acontece no Sesc com uma prova de natação e torneio de futsal. Em meio às atividades esportivas será oferecida uma oficina da dança de salão aulas de Rapel.

Na quarta-feira acontecem aulas de Jump, capoeira e oficina de dança de salão no Parque Municipal Josepha Coelho. A partir das 8h serão realizadas diversas atividades esportivas, culturais e recreativas em escolas, empresas e espaços públicos, como a praça do bambuzinho, que também receberá uma oficina de dança. No ginásio do Sesc, a partir das 14h até às 17h, acontecerão aulões de futsal para crianças e adolescentes. Já no circulo militar além de instruções de Judô. Será realizada também uma corrida de revezamento.

O encerramento será no bairro João de Deus onde acontecem oficinas de circo com trapézio, malabares e monociclos. No bairro também será montada uma estação de esportes radicais, além da apresentação musical com o grupo Os Paqueras.

Nesta 3ª edição do Dia do Desafio em Petrolina, promovido pela Prefeitura Municipal e o Sesc Petrolina, foram contactadas 100 empresas e 142 escolas públicas e privadas. Cada empresa, instituição ou escola que aderir ao Dia do Desafio receberá um voluntário para ministrar as atividades e registrar o número de participantes. Os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também estão entre os voluntários da campanha.

Carol Souza
Asessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina
24/05/2010

Assistência Jurídica oferece serviços á população carente

Os cidadãos que não tem condições de contratar serviços jurídicos podem entrar em contato com a assistência do município. A sede fica localizada no Centro de Convenções, no primeiro andar, atendendo a zona urbana de segunda a quinta-feira, e a zona rural na sexta, no horário das 7:30 as 13h. O serviço é oferecido a pessoas com renda de até três salários mínimos.

De acordo com a diretora da assistência jurídica e advogada Rosa Maria Medeiros, ao chegarem no local, as pessoas passam por uma triagem para saber se o caso pode ser atendido pela assistência. Rosa cita como exemplos de casos cobertos pela assistência, aqueles voltados á área familiar como: pensão alimentícia, divórcios, guarda de menores e interdição. Os documentos básicos para dar entrada em qualquer processo são: RG, CPF e Comprovante de Residência. Existe ainda uma documentação específica para cada caso, informada pela assistência.

A assistência jurídica conta com cinco procuradores. Três atendem no centro de convenções e dois participam das audiências no fórum, além de uma advogada e dois estagiários, que auxiliam no atendimento e no trabalho dos procuradores. A assistência jurídica, segundo a diretora Rosa Maria Passos, realiza uma média de 15 atendimentos por dia, totalizando 300 processos encaminhados por mês. Mais informações através do telefone: 3862-1425.

Raoni Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
Imagem: Google
24/05/2010

domingo, 23 de maio de 2010

Missão baiana se reúne com empresários dos Emirados Árabes

Depois de participar de diversos encontros com empresários chineses, em Shandong, Jinan e Pequim, e de ter instalado um escritório de negócios da agropecuária baiana na China, a missão da agropecuária baiana na Ásia, chefiada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles e pelo superintendente de Política do Agronegócio, Jairo Vaz, a comitiva se reúne em Dubai, neste domingo (23), com empresários dos Emirados Árabes, interessados em investir na Bahia.

De acordo com Jairo Vaz, os empresários querem conhecer a Bahia por acreditar no potencial agropecuário do Estado. “Eles mostram interesse em investir na soja, no algodão, nas frutas e na pecuária. Nesse encontro, vamos abrir caminhos para o surgimento de novos negócios”, acredita o superintendente. Ele observa que a vinda de empresários estrangeiros para a Bahia vai gerar empregos e aquecer a economia.

Na avaliação de Vaz, o estreitamento das relações entre Brasil e China vai estimular a vinda de agroindústrias para a Bahia, o que contribuirá para a verticalização das cadeias produtivas. Além disso, continua ele, a instalação do escritório de negócios em Pequim vai aumentar a possibilidade de novos investimentos na agropecuária baiana. “Os empresários estão confiantes no potencial da Bahia e na geração de bons negócios. O escritório dará sequência às negociações feitas, além de ser uma garantia para o empresariado de que o governo baiano, através da Seagri, está dando todo o apoio”.

Um dos membros da comitiva baiana, Henrique Almeida, presidente da Associação dos Produtores de Cacau, APC, classifica a instalação do escritório de negócios em Pequim como uma ação das mais importantes, “uma verdadeira virada de mesa do agronegócio”. “A Bahia se estabelece como o primeiro estado do País a conseguir um feito desse. Acredito que será mais fácil e seguro se travar novos negócios”, diz.

Para Suemi Koshiama, diretor-presidente da Special Fruit e representante do Instituto da Fruta, a Missão China representou o primeiro passo de aproximação entre a China e o Brasil. “A China consome muito e tem alto poder aquisitivo. A sinergia de negócios entre os dois países é boa. A semente foi plantada, e estamos abrindo caminhos com a instalação do escritório de negócios”, pontua.

O grupo retorna a Salvador na manhã de terça-feira (25), trazendo na bagagem planos e compromissos de parceria com o empresariado chinês. No dia 28 deste mês, a vice-governadora de Shandong, Wang Suilian, retribui a visita e participa no Hotel Pestana, ao lado do governador Jaques Wagner e de Salles, da implantação de 12 câmaras setoriais, passo fundamental para a elaboração do planejamento estratégico para a agropecuária baiana para os próximos 20 anos.


Fonte:

Rodrigo Vilas Bôas - DRT Ba 2368

Imprensa/Seagri - (71) 3115-2737 / 2767

22/02/2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Carnaval de Juazeiro homenageia Ivete Sangallo

Mistura de ritmos, sons, culturas. Uma festa que tem como identidade a alegria de um povo festeiro. Dessa forma se compõe o Carnaval no Brasil e em Juazeiro não poderia ser diferente. Cidade abraçada pelo Rio São Francisco que traz no rosto da sua gente, a hospitalidade e o encanto da Bahia.

Aqui nasceu João Gilberto, Galvão, Ivete Sangalo, Edésio Santos e porque não citar também os artistas que aqui estão como Alan Cleber, Mauricio Dias (Mauriçola), entre tantos outros que embalam as noites da cidade com suas músicas.

Em maio de 2010, exatamente de 27 a 30, o município realiza o Carnaval 2010 de Juazeiro. Foliões e organização aguardam ansiosos pela festa que neste ano tem a honra de homenagear a sua filha mais ilustre Ivete Sangalo. A estrela do axé, que não participa do carnaval local desde 2007, agora vai poder matar saudades comemorando com todos os seus fãs juazeirenses e turistas mais um ano de vida, dessa vez tocando e cantando para a pipoca.

A festa também traz na sua grade de programação mais de 30 artistas, entre eles Harmonia do Samba, Tomate, Moraes Moreira, Gerônimo, Targino Gondim, Armandinho Dodô e Osmar, Psirico, Luis Caldas, mais as bandas locais. E não podemos deixar de citar a participação dos blocos (OPASS, Batata, Cabaré do Carcará, Comando Virgulino, Recordar é Viver, Pimentinha, Rural, entre outros), que sem dúvida completam essa festa de cores que é o carnaval de Juazeiro.

Ascom/PMJ
Anna Monteiro

terça-feira, 11 de maio de 2010

A LISTA DE DUNGA

Eis a lista de Dunga. Prevaleceu o pensamento do treinador. Não podemos dizer que a seleção é previsível. Dunga provou "com resultados" que é possível jogar com um time mais normal e vencer. O treinador obteve resultados positivos jogando com uma equipe, cuja força está no conjunto e que de fora de série mesmo só tem Kaká. Vejamos a conquista da Copa América, da Copa das Confederações, a bem sucedida participação nas Eliminatórias e amistosos com seleções tradicionais como Inglaterra, Itália e Portugal. Não há o que contestar em termos de triunfo. O balanço é favorável ao treinador até mesmo nas competições em que o Brasil atuou desfalcado de jogadores importantes como foi a Copa América.

A equipe conta com uma defesa sólida (sem definição da lateral esquerda), Com Lúcio e Juan, além do experiente Luisão e do potencial incontestável de Thiago Silva, um meio campo sem jogadores brilhantes (exceto Kaká), mas que já entendeu a filosofia do jogo coletivo e da força que valoriza a marcação. Parece contraditório o jeito do Brasil jogar assim, já que todas as equipes que enfrentam a seleção verde e amarela esperam sempre serem atacadas o tempo todo e geralmente ficam postadas na defensiva.

Historicamente o Brasil é ofensivo, mas adotou a partir de 1982 uma postura mais prudente, muito criticada mesmo com a conquista do mundial de 1994. As equipes a partir daquele ano passaram a adotar um cuidado maior com a marcação no meio campo. Até Telé Santana, adepto convicto do futebol arte e ofensivo escalou na Copa de 1986, os volantes de contenção, Elzo e Alemão. Na Copa de 1990, Sebastião Lazaroni escalou além de dois volantes (Dunga era um deles), um líbero (Mauro Galvão), até então impensável no futebol brasileiro.

A cobrança por um futebol vistoso é compreensível no país que elegeu o futebol como uma válvula de escape do cotidiano. É que do futebol brasileiro sempre há essa expectativa da fantasia, de um futebol diferente, de dribles, tabelinhas, toques de classe, magia e gols antológicos. Mas essa tese está perdendo espaço entre os treinadores brasileiros que hoje estão mais interessados em resultados.O técnico do Botafogo Joel Santana deu uma resposta a um repórter que explica bem essa tendência. O repórter queria saber como ele(joel) iria parar o “peixe”. “Meu filho, esse negócio de jogar bonito e não ganhar não garante o emprego”. Ele se referia ao confronto com o Santos de Dorival júnior que aliás, é até agora a sensação desse ano. Mas em relação à convocação de Dunga, para quem gosta do "futebol bonito", a sensação foi de uma ponta de decepção. É parte de nossa cultura. Garrincha, Leônidas da Silva, Ademir da Guia, Ronaldinho Gaúcho entre tantos outros, personificam essa tese e corroboram a tradição.

Não há como negar, Dunga foi fiel às suas convicções. Valorizou o grupo com que já vinha trabalhando nos últimos três anos e meio. Ele sinalizava esse pensamento sempre que concedia entrevistas. Escolheu um ataque eficiente, mas sem o "fogo sagrado" das academias de futebol. Robinho, Luiz Fabiano, Nilmar e Grafite são goleadores reconhecidos, mas sem a singularidade dos “fora de série”. Mesmo assim não deve ser subestimado, tem o seu valor.

O que mais me surpreendeu foi o fato de Dunga não ter reservado uma das vagas de meio campo para um jogador com características de armador clássico. Kaká é um homem de velocidade, arranque e conclusão, seria uma "flecha" e não o arco no momento da batalha campal. A seleção precisava de alguém que sabe segurar a bola, armar, enxergar os espaços vazios e dar assistência aos atacantes. É possível jogar sem um jogador com essas características, mas o time fica desequilibrado jogando “em dois tempos”, ou seja: a bola não passa pelo meio campo. É o que na linguagem folclórica do “futebolês”, é conhecido como o “bumba meu boi”. Bolas alçadas na área, mas sem direção ou objetivo.

O Brasil vai atuar sem um meia criativo que possa jogar a partir da intermediária com o Kaká, deixando a “bola limpa” para os homens de frente. Felipe Melo e Ramires até sabem distribuir, mas não são especialistas na arte de antever as jogadas a partir da visão de jogo e do campo. É pouco para a seleção que mais participou de mundiais, que revelou craques de meio campo do nível de Didi, Rivelino, Tostão, Gerson, Sócrates, Falcão, Zico e Rivaldo. Vai faltar o passe magistral, o toque fatal, a visão de jogo de um desses gênios. Esse jogador não existe hoje na seleção e o time vai depender muito do meia do Real.

Quais são as opções do treinador caso Kaká não esteja cem por cento? Deslocar Daniel Alves para o meio? É um jogador versátil, mas não tem a característica do maestro. Alia força, marcação, técnica e velocidade, mas não tem o perfil para a posição. Júlio Batista? Pouco provável porque se transformou num curinga esforçado e normal. Kleberson e Elano são volantes para serem escalados numa situação muito mais tática do que numa função eminentemente ofensiva. Ronaldinho poderia ser a segunda opção. Mas está fora. Gilberto saindo da lateral e passando a atuar no meio como no Cruzeiro? Talvez seja uma possibilidade num momento crítico. Recuar Robinho para a meia? Quem sabe ele possa realmente provar que é mais que um bom jogador. Acho que apesar dos problemas físicos do craque do Real e da má fase, Kaká é o brilho da Canarinha.

Em relação à Ronaldinho, a gritaria da torcida é mais pela ausência de um jogador de meio com as características já enumeradas do que propriamente pelo que o meia do Milan vinha jogando. O fato é que tanto Ronaldinho quanto Adriano relaxaram demais num momento em que todos esperavam e torciam pela ascensão. Pareciam sempre entediados com o futebol. Em relação ao jovem Ganso não havia nenhuma garantia de que a revelação santista poderia fazer esse papel, apesar do talento e do futebol fino que vinha apresentando, até porque a Copa do Mundo é outra história. Ganso não foi testado. É preciso dizer que ele e Neymar não foram bem na Seleção Sub Vinte, desclassificada na primeira fase do Mundial do Egito. Se bem que esse argumento não serve como prova inconteste que não iriam bem na seleção principal. Ganso era uma esperança, mas não uma convicção, Neymar idem.

Vejo que a seleção de Dunga é parecida com a de 1994, comandada por Parreira e pode conquistar o título com méritos. A diferença pode ser o fato do time de Dunga não contar com um Romário. O time escolhido em 2010 pode até ser campeão, mas certamente faltará à novidade, Faltou nesta seleção uma sensação, mesmo que fosse para o futuro e era isso que o torcedor queria. Ganso ou Neymar seriam o Ronaldo de 1994 ou o Kaká de 2002. Talvez, Kaká de 2010 possa ser o Bebeto de 16 anos atrás, mas faltará ainda assim uma peça singular. Será o Robinho? Improvável.

Tenho uma certeza, a de que Dunga vai cumprir a sua promessa de um time aguerrido, competitivo, afinal é o Brasil que estará em campo na África do Sul e eterno favorito em qualquer disputa. Está passando agora por minha cabeça um filme, o da Copa de 1982. A sensação mistura encantamento e tristeza. Infelizmente as lembranças não são apenas pela beleza e magia do futebol bonito, mas também pela derrota. Daquela tarde triste de Sarriá na Espanha, tirei lições e confesso que já não tenho tantas ilusões de um futebol vistoso, artístico e mágico.

Desse ponto de vista, a seleção de 82 ainda incomoda e muito por muitos motivos. O argumento que persiste até hoje, de que é melhor vencer jogando feio, do que jogar bonito e perder ainda sufoca os poetas e amantes do futebol arte. Da minha parte estou domando minhas emoções e torço ainda pelo futebol bonito. Mas as respostas dos críticos não dá trégua é sempre instantânea, calculista, fria, dolorida e implacável. “Contra fatos não há argumentos”. Nada tenho contra uma boa defesa. Mas prefiro ainda insistir com teimosia e acreditar que é perfeitamente possível armar um bom sistema de marcação e manter um time equilibrado, sem sacrificar a arte do futebol.


J.Menezes
11/05/2010

domingo, 25 de abril de 2010

Flamengo e Corinthians duelo de titãs

A nova fase da Copa Libertadores terá como maior atração inicial o confronto entre os clubes de maior torcida no Brasil. De um lado o Corinthians, melhor brasileiro na primeira fase da competição, do outro o Flamengo, pior brasileiro até aqui. Mas, em se tratando de clássico, tudo pode acontecer. A crise no Flamengo com a saída de Andrade e sua comissão técnica pode se reverter e se transformar num estímulo a mais, já que o time está devendo boas atuações. Nada mais estimulante do que enfrentar o Timão que se reforçou para tentar conquistar um título inédito para as suas cores.

E os atrativos são muitos. Ronaldo no alvirrubro e Adriano no rubro negro. Gordinhos? Em má fase? Não nos iludamos, são diferenciados e podem mudar a história de um jogo e de uma competição.No momento o Corinthians vive uma situação mais estável e justamente por esse motivo pese sobre o clube paulista uma responsabilidade maior. Tem um técnico experiente e metódico que já conquistou títulos e apesar do “desmanche” do ano passado conseguiu encontrar um novo time com as chegadas do Roberto Carlos e Danilo. Roberto Carlos está "voando", literalmente. Não seria nenhum exagero se Dunga, refletisse melhor sobre a lateral esquerda. Roberto está em forma e nos últimos jogos do paulistão e da Libertadores provou isso. Os dois podem lucrar com isso, Dunga ganha um lateral experiente e em ótima fase e o jogador tem a chance de se redimir do fiasco de 2006 na copa da Alemanha.

Não é só a parte física que está a favor de Roberto Carlos, tecnicamente ele está muito bem. Marca com competência, apoia com desenvoltura e é uma arma perigosa pelo lado esquerdo com chutes certeiros, arranques, assistências e cruzamentos para os companheiros. Juscilei e Elias no meio dão equilíbrio e na frente, Dentinho voltou a jogar como em 2008. A situação do Corinthians é tranqüila pelo menos até o primeiro jogo do mata-mata contra o Flamengo.

O rubro negro pode "renascer das cinzas" e embalar como já fez em vários momentos em sua história. O Flamengo gosta de situações adversas. É só lembrar do que ocorreu no último Campeonato Brasileiro. Na metade da competição parecia não haver mais chances de título na competição e o time foi conquistando ponto a ponto até triunfar como o campeão de 2009. Na libertadores e no Campeonato Carioca, o mengão vinha falhando constantemente na defesa, mesmo jogando com três volantes.

A equipe comete falhas de marcação. Na frente, Adriano está apático e não é nem sombra do que se espera dele. Wagner Love teve boas e ótimas atuações nas duas competições (Carioca e Libertadores). Rogério Lourenço, ex-jogador do clube e campeão brasileiro na década de 90 que estava atuando como auxiliar de Andrade, disse que irá fazer alguns testes antes do jogo contra o Corinthians. Ele não tem mais tempo, terá que ser decisivo e rápido para encontrar uma maneira mais segura do time jogar. O novo técnico vai precisar dar o equilíbrio que estava faltando ao time.

Lourenço vai precisar “quebrar a cabeça” para encontrar uma equipe mais coesa, melhor definida em campo e motivada. Em momentos de crise é necessário muita coerência e bom senso e geralmente os técnicos optam por montar primeiro a defesa de uma forma que o resto do time vá adquirindo maior equilíbrio e confiança nos outros espaços do campo. Exemplo: Ele pode reforçar a marcação do lado direito escalando Toró na posição. Mantém a dupla de zaga com Álvaro (se puder jogar). Organizando a defesa.

A formação pode não agradar a torcida e a crônica esportiva, mas terá que usar até de improvisações. Um zagueiro pelo lado esquerdo como fazem os clubes europeus, especialmente os italianos. Fabrício poderia ser essa opção. O volante William poderia retornar a cabeça de área como um volante de contenção, já que possui energia e força, mas na formação de Andrade vinha errando muitos passes e lançamentos, embora se destaque nos desarmes não tem visão de jogo. Não é um jogador para atuar de meia. Maldonado que tem um passe melhor poderia fazer o papel do segundo volante, jogando um pouco mais avançado pelo lado direito.

Muita gente pode estar estranhando isso, mas Juan não está inspirado, não consegue acertar passes, dribles, cruzamentos nem tampouco na marcação. Ele precisa recuperar a técnica. Léo Moura, a meu ver o melhor jogador do Flamengo na Libertadores faria o papel de meia ofensivo pelo lado direito. Poderia faze ruma boa dupla com o Toró, tentar chutes de meia distância de fora da área e chegar de trás como opção para os homens de frente. Petkovic retornaria a meia, organizando as jogadas no meio e distribuindo para os homens de frente. Nas bolas paradas seria fundamental.

Mesmo com os problemas físicos, Pet pode compensar essa fragilidade com o toque de classe. Os dois homens de frente que devem ser Adriano e Love precisam ser “menos óbvios”, se movimentando mais e fazendo o que sabem gols. Na balança, o Flamengo pode se dar bem, pois a essa altura "está no lucro" e tem muito mais a ganhar do que perder. Mas o Corinthians é o time que mescla a categoria da experiência com a força da juventude. Um jogo que vai dar o que falar. A paixão das torcidas e a tradição das camisas bastam como ingredientes desse prato especial. Não será apenas um jogo, mas um duelo de titãs do futebol brasileiro e mundial.

J.Menezes

sábado, 24 de abril de 2010

Jornalistas comemoram saída de Gilmar Mendes da Presidência do Supremo

Uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em frente à sede da TV Globo, na zona sul de São Paulo, comemorou ontem a saída do ministro Gilmar Mendes da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a frase “Já vai tarde” estampada em manifestos e em um dos cartazes colocados em frente à Globo, o sindicato criticou a atuação do ministro na condução do Supremo e protestou contra a decisão da Corte de ter acabado, no ano passado, com o fim da exigência de diploma de ensino superior para a profissão de jornalista, proposta da qual Mendes foi relator.

Segundo o presidente do sindicato, José Augusto Camargo, o fim da exigência de diploma para jornalistas trouxe “uma grande confusão”. “Passado um ano, o Ministério do Trabalho e Emprego não sabe exatamente como conceder o registro para as pessoas.” Para tentar reverter essa situação, duas propostas de emendas constitucionais sobre o exercício da profissão de jornalista, que tratam também sobre a exigência do diploma foram enviadas no ano passado ao Congresso Nacional. A notícia foi publicada na Agência Brasil.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A cidadania de olho na economia

A campanha da Fraternidade de 2010 toca numa questão preponderante. Afinal de contas para que serve a economia na sociedade capitalista? A chamada economia doméstica ou uma economia que também leve em conta as necessidade das minorias é pouco disseminada na mídia. Na visão tradicional capitalista a economia está muito mais ligada ao mercado e suas leis.

Mas o mercado só existe por causa dos consumidores e nesse aspecto pode se falar hoje de uma economia que influencia as massas, a classe média alta e as elites. Todos consomem e não há pelo menos numa visão imediata nenhum mal em adquirir bens de consumo, inclusive os duráveis, afinal, ter conforto se constitui numa necessidade que todos têm o direito de usufruir. A economia de mercado está focada na produção, nos meios de produção, no estímulo ao consumo, no acúmulo de riqueza e no lucro, nada mais óbvio e há uma sensação clara de que as pessoas agora podem adquirir produtos de consumo durável, ter cartão de crédito, cheque especial e etc.

Nem mesmo a crise do ano passado conseguiu inibir a capacidade e o poder de compra dos brasileiros. Os bancos também “não economizaram” na oferta de créditos. Os lucros anuais dos bancos mostram que “vender dinheiro é um negócio mais que lucrativo”. Todos os anos a briga é para saber quem superou quem nos lucros e a quantidade de zeros que aumentaram nas cifras. Nunca houve tanto crédito no país, mas a questão não está na facilidade de contrair o crédito, mas de pagar os juros absurdos do mercado.

Os bancos lucram e o consumidor deve cada vez mais. Apesar das previsões nem sempre animadoras e o governo injetou dinheiro e criou outros incentivos como a isenção do IPI para o mercado de automóveis e o de eletrodomésticos. No caso do Brasil, há um aumento flagrante de consumo pelas classes “C, D e, como resultado dos programas sociais e de uma maior estabilização na oferta de empregos”.
A propagação dos produtos pela indústria cultural incrementou ainda mais os mercados globais.

É que a globalização aproximou os mercados produtores dos consumidores. Nunca houve tanto crédito no país, mas a questão não está na facilidade de contrair o crédito, mas de pagar os juros absurdos do mercado. O consumo é inevitável, mas como diz o ditado, "é preciso consumir com moderação" e evitar os vícios do “mundo maravilhoso das compras”que podem não ter mais cura. O resultado é a bancarrota financeira no final do mês. Mas o mercado cria também uma dependência perigosa nos consumidores. Consumo maior, implica também dívida, incapacidade de poder de compra e impossibilidade de crédito.

A Campanha da Fraternidade chama a atenção para questões que até agora haviam sido ignoradas e por motivos compreensíveis. O mercado não pensa em outra coisa a não ser vender e essa é a sua natureza da mercantilização. Um ponto que acho crucial é o fato de que nem todo mundo pode manter um nível de consumo constante se não tiver renda, controle e estabilidade financeira suficiente para comprar. O problema é que a sensação que a mídia dissemina através de poderosas campanhas de marketing é que todos podem consumir à vontade e sem limites. O resultado disso é uma frustração nos consumidores menos avisados ou viciados no consumo que posteriormente às compras não tem como honrar os débitos e entra numa bola de neve.

A Campanha se bem disseminada e compreendida pode suscitar um debate nacional que alerte e ensine as pessoas a consumir com responsabilidade. Vejamos os lucros dos bancos. Todos os anos é recorde em cima de recorde. Nunca houve tanto crédito no país, mas a questão não está na facilidade de contrair o crédito, mas de pagar os juros absurdos do mercado. Os bancos lucram e o consumidor deve cada vez mais.
O consumo é inevitável, mas como diz o ditado, "é preciso consumir com moderação”! e vícios que podem não ter mais cura. A História mostra desde os tempos de Adam Smith, que a concentração de riquezas nas mãos de poucos, é uma tendência secular que as teses filosóficas, estudos sociológicos e formas de governo não conseguiram evitar.

Os liberais pressionaram e insistiram tanto na idéia de um mercado totalmente livre que o Estado quase ficou sem função ou refém do pensamento liberal. Hoje é perceptível a necessária presença do Estado para regular a economia e impor certos limites que são essenciais para a proteção dos cidadãos. Até hoje, uma sociedade de livre mercado não foi capaz de promover ou de cumprir com as promessas de uma convivência justa.

As teses que ampliaram o poder da lógica capitalista receberam ajustes, mas não mudaram muito em sua essência desde os séculos XVIII e XIX com o “boom” da Revolução Industrial e com a distribuição de produtos nos mercados europeu, asiático e na América do Sul. "Deixe fazer, deixe passar”, eis as palavras de ordem que até hoje desafiam as relações entre os detentores dos capitais e o Estado que estuda uma nova forma de “frear” a ação via de regra ousada e descontrolada do capitalismo.
O crescimento da economia de um país é um fato animador, especialmente quando isso representa oferta de mais emprego e renda e arrecadação para o Estado investir em projetos sociais que melhorem a vida da população. Mas crescimento por crescimento sem justiça social e com o aumento do abismo entre ricos e pobres é algo ilusório e perverso. É necessário, pois muita cautela para não ficar refém dos bancos e dos hipermercados. Creio que a CNBB foi muito feliz na escolha do tema.

As gestões responsáveis dos governos em todos os níveis, a diligência do sistema judiciário, os investimentos na educação e o despertar para a cidadania, podem ser preponderantes para um consumo responsável, afinal, dizer que as leis da economia vão mudar o mundo é algo distante da realidade, especialmente por conta dos aspectos já enumerados aqui. Mas na medida em que as sociedades vão se conscientizando do valor da cidadania, mesmo que lentamente as coisas tendem a evoluir e as formas sutis de exploração do homem pelo homem vai sendo combatida.

J.Menezes