quarta-feira, 4 de março de 2009

SECRETÁRIO / JUAZEIRO

O Secretário de Meio Ambiente da Bahia Juliano Matos está em Juazeiro. Na cidade ele manteve um encontro com o prefeito Isaac Carvalho, quando ouviu do Chefe do Executivo Municipal e do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Airton Fraga, as demandas ambientais do município, dentre elas, a questão do lixão.

Em Juazeiro, ele veio reforçar a política de licenciamento ambiental que dá maior autonomia aos municípios para gerenciar o meio ambiente em suas respectivas jurisdições. Essa autonomia se dará com o programa de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC que num primeiro momento está sendo instalado em 36 cidades baianas, incluindo Juazeiro. O programa, segundo o titular da pasta do meio ambiente, foi instituído para disponibilizar aos municípios, emancipação e maior vantagem competitiva na gestão do meio ambiente.

O programa prevê uma maior fiscalização e gerenciamento dos problemas ambientais, já que os municípios passam a realizar o trabalho de licenciamento com maiores possibilidades de prevenir e fiscalizar os impactos mínimos locais, reduzindo a demanda do estado e da União.

Matos garantiu que com a implantação do GAC não significa que os órgãos estaduais e federais de meio ambiente como o IBAMA irão se afastar do interior do estado, de acordo com o secretário é "muito pelo contrário, vai haver um compartilhamento e um fortalecimento das ações na proteção do meio ambiente".
J.Menezes

0 comentários: