sábado, 10 de abril de 2010

Futebol biscoito fino

Outro dia me referi aqui aos "meninos da Vila" ou o time do Santos treinado pelo Dorival Junior. Uma equipe "serelepe que se diverte" jogando futebol, vencendo e convencendo. Mas por uma questão de justiça não posso deixar de falar do magistral time do Barcelona. Literalmente "uma equipe dos sonhos".

Quando todos pensavam que o futebol arte havia sido sepultado, eis que surgem Neymar e Messi. Viva os benfeitores da arte no futebol. O craque argentino de 22 anos pode amadurecer ainda mais e atingir o auge lá pelos 27 anos. O que estará fazendo em campo? Os quatro gols marcados contra o Arsenal pela Copa dos Campeões, talvez ainda não expliquem o fenômeno Messi.

O Barça tem Messi com a sua visão de jogo espetacular, equilíbrio, inteligência, oportunismo, arranque e senso coletivo. Com ele, o Barcelona provou que "es posible" conquistar pontos e fãs. O Santos tem Neymar com os seus dribles desconcertantes, "malandragem”, passes perfeitos, alegria e a irreverência dos seus 18 anos. A fantasia dos dois meninos tem proporcionado aos amantes do futebol mais razões para assistir a uma partida de futebol. Se a preocupação é o resultado, creio que o time da Vila Belmiro e o time azul grená irão satisfazer esse desejo.

Em relação à Messi não entendo essa desconfiança dos argentinos em relação ao seu grande jogador O fato de Messi ter sido "forjado" na Espanha não quer dizer que virou espanhol. Acho que os "hermanos" tem ciúmes dos andaluzes. O técnico da seleção portenha chegou a afirmar nesta última semana que se continuar nesse ritmo, “La Pulga”, como Messi é também conhecido na Europa, poderá ser o melhor jogador de todos os tempos.

Sou flamenguista, mas torço pelo futebol “biscoito fino” e sinceramente desejo o Santos como campeão paulista e o Barcelona como campeão espanhol de 2010. Seria um prêmio ao futebol arte e a crença dos seus treinadores na tese de que é possível vencer jogando bonito. No caso do Barcelona os resultados já aparecem e a equipe não deixa de jogar bonito. Um futebol coletivo onde todos tem a chance de mostrar valor. Essa é a diferença entre o chamado "futebol de resultado" com os famosos "brucutus" no meio campo e o futebol arte que triunfa.

O técnico Guardiola montou um time que "joga por música mesmo". Sai um jogador e entra outro no lugar e o rítmo é o mesmo. Futebol bonito, de toques rápidos, envolventes, jogando com técnica e arte, mas de forma objetiva e de frente para o campo adversário. O Barca é uma equipe madura que conta com outros astros já consagrados, o Santos um time de garotos com poucas exceções que está encantando até o fenômeno Ronaldo. Messi é na verdade um patrimônio do futebol e terá seu nome estampado na galeria dos grandes futebolistas da história.

J.Menezes

10/04/2010

0 comentários: