segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prefeitura de Petrolina mobiliza participação de radialistas no Selo Unicef Município Aprovado

Os radialistas de Petrolina estarão recebendo nos próximos dias uma visita de uma equipe local que articula as ações do Selo UNICEF Município aprovado. A iniciativa é da ONG Escola Brasil e do órgão das Nações Unidas que desenvolveram um projeto de rádio que vai ajudar o município a conquistar o Selo UNICEF. Será o primeiro contato da equipe com os radialistas da cidade.

O trabalho já foi iniciado com um levantamento das emissoras, levando em consideração o formato (comunitárias ou comerciais). Segundo a articuladora Cristina Gondin, O próximo passo é a visita quando os coordenadores vão conversar com os radialistas sobre o papel do rádio para informar e mobilizar a comunidade. Na ocasião serão apresentados os produtos que deverão ser veiculados para estimular a participação da comunidade. Na visita, os profissionais do rádio irão preencher um cadastro com algumas informações que irão formalizar a parceria.

De acordo com Salete Silva e Eder Braga da escola Brasil e o UNICEF /Brasília, o projeto foi idealizado pela Escola Brasil e Unicef em 2006 na mobilização de radialistas para a divulgação dos direitos da criança e do adolescente. A Escola Brasil produz o boletim Rádio pela Infância, distribuído em todo o país. Para a articuladora Luzimar Amariz, a participação dos comunicadores é fundamental para a divulgação das ações e interação com a comunidade. No mês de abril o Rádio pela Infância começou a ser enviado aos radialistas dos municípios inscritos no Selo. Após o cadastramento, o radialista vai receber:

Programa de rádio - Programa mensal de cinco minutos, com informações, Entrevista e radionovela, que poderá ser utilizado na íntegra ou em partes. Durante a programação.

Brinde: kit de vinhetas para a emissora - Gravadas por locutores Profissionais, com trilhas que vão enriquecer a programação, como: Hora. Certa, Avisos, Utilidade Pública. Serão 20 ao todo, além das vinhetas do. Programa Selo UNICEF, para que ele crie o seu próprio programa do Selo.

Informativo Selo UNICEF - Com notas prontas para o (a) radialista ler no ar, A fim de manter a comunidade informada e mobilizada. Além disso, trará. Sugestões de pauta que vão facilitar a realização das entrevistas ou mesmo Dos debates promovidos pela emissora.

Boletim Rádio pela Infância - O boletim também traz informações importantes Para o Selo UNICEF com relação à educação. Ele virá com formato que facilita A leitura durante o programa, além das sugestões de pauta.



No preenchimento do cadastro o radialista irá dizer qual o nome completo, a razão social da emissora, nome fantasia da emissora, o tipo ou formato (comercial, educativa, comunitária ou outro sistema de som), endereço, bairro, CEP, cidade, estado, telefone com DDD, e-mail, responsável legal e cargo, raio de abrangência da rádio, frequência, número presumido de ouvintes. A cada mês o comunicador irá receber os boletins por e-mail e também poderá baixar o material e os programas do site do Selo Unicef, copiando-os para um CD ou pen-drive.

O que é o Selo Unicef Município Aprovado

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes.

O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido”.

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado, portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.

Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:

.Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;

.Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

J.Menezes

0 comentários: