segunda-feira, 14 de abril de 2008

Prefeitos Cassados

Segundo dados da Justiça Eleitoral, 250 prefeitos eleitos nas eleições de 2004 perderam o mandato. 90 deles foram afastados no ano passado. Alguns se mantém no cargo através de liminares. Entre as denúncias estão: abuso de autoridade, de poder econômico e a compra de votos. Só a cidade de Caldas Novas no interior de Goiás, teve quatro prefeitos em três anos de governo municipal.

Em outras cidades, o presidente da Cãmara de Vereadores assumiu a prefeitura. Nesses casos a condenação por crime eleitoral atingiu tanto a chapa eleita como a derrotada. Na cidade de Guarujá-Mirim em Rondônia, houve prefeito que foi cassado, venceu uma nova eleição, e meses depois, foi rejeitado do cargo pela justiça. A cassação do prefeito pode ser determinada tanto pelo juiz eleitoral como pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O Ministério Público, partidos e coligações podem oferecer denúncia contra os eleitos. "A farra dos mau prefeitos" ocorre principalmente em cidade pequenas onde a justiça deveria fazer uma fiscalização mais efetiva. "Esses ladrões disfarçados" de homens públicos tem que que ser alijados definitivamente da política e levados à prisão. Se o Brasil quiser ser o país que almeja: justo, respeitado, íntegro precisa sepultar a "cultura da razão cínica" ou "lei de Gerson" que atinge praticamente todas as esferas da sociedade.Essa prática miserável culmina com a desigualdade e a miséria.

0 comentários: