segunda-feira, 14 de abril de 2008

Violência, Economia e Cidadania


A violência é um dos maiores inibidores do crescimento econômico e do exercício da cidadania. A informação é do ex. Secretário de Segurança Pública de Bogotá Hugo Acero Valásquez, expert no assunto que vem realizando palestras em várias cidades da América do Sul. A última foi em Macaé no estado do Rio de Janeiro. O consultor já esteve em Petrolina. O Brasil ocupa a nona posição num ranking organizado por ele com 28 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

As cidades consideradas mais violentas no país são Recife com 67 mortes e São Paulo logo atrás com 53 assassinatos para cada 100 mil pessoas. Acero informou que os prefeitos precisam assumir responsabilidades em relação a questão da violência.

O consultor alerta que além do âmbito político, as mudanças devem acontecer também na técnica realizada pelas policias. Acero registrou que no feriado santo foram assassinadas cinco pessoas em Petrolina e questionou quantos dos assassinos tinham sido presos. O ex. Secretário de Segurança Pública de Bogotá disse que hoje quando uma empresa quer se instalar numa cidade, uma das primeiras providências é saber do índice de violência na região, dependendo do resultado pode não se estabelecer e a comunidade perde.

Acero enfatizou que instituições como o Ministério Público, policias, Justiça e outras indiretas podem se unir e reduzir os índices de violência. Ocorre que a violência também é uma evidência clara da miséria. As cidades precisam investir pesado não apenas no combate em sí, mas na raiz do problema que é a falta de políticas públicas eficientes.

0 comentários: