domingo, 6 de abril de 2008

Chuvas de Março

"É pau é pedra, é o fim do caminho, é um pedaço de toco, um pouco sozinho, são as águas de março fechando o verão". O clássico da MPB de Tom Jobim traduz o que acontece no mês de "São José", quando as chuvas anunciam o fim de uma estação. No caso do Nordeste brasileiro, as chuvas de março não são tão freqüentes e fortes como as precipitações deste ano. As cidades estão maltratadas e os desabrigados voltaram à cena, não como em 2004 quando centenas de pessoas ficaram sem casas.A situação é preocupante, mesmo assim.

Amanhã (segunda-feira, 07/04/08) deve sair uma medida provisória para agilizar recursos e socorrer as vítimas das chuvas. O ministro da Integração Geddel Vieira Lima, disse que a matéria já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento e aguarda só a assinatura do presidente Lula. Os estados beneficiados num primeiro momento serão: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia.

As populações das cidades acabam penalizadas pela falta ou fragilidades na infra-estrutura. Os administradores municipais precisam apresentar ao governo federal, verbas e planos consistentes e convincentes de reestruturação dos perímetros urbanos que contemplem obras prioritárias. Agindo assim, as cidades estarão mais preparadas para suportar temporais contínuos como os de março.

0 comentários: