domingo, 25 de janeiro de 2009

CRISE MUNDIAL E O VALE


A economia globalizada tem seus caprichos. A crise econômica norte-americana que num “efeito dominó” repercutiu no mundo inteiro, reforçou a idéia dos perigos de um “pensamento único”, defendido pelos magnatas do capitalismo mundial e rechaçado pelos “intelectuais de esquerda”. Vejamos o que ocorreu com os produtores do Vale do São Francisco.

Região com maior volume exportação de frutas do país enfrenta agora o desafio de reduzir sua produtividade com a demissão de 40 mil trabalhadores rurais, 25% a mais do que nos últimos anos, por ocasião do fim das safras. O mais grave é que dos trabalhadores que tiveram os contratos cancelados, 10 mil eram fixos. Para a Câmara da Fruticultura do Vale do São Francisco, a saída agora é uma negociação dos débitos com as instituições de crédito.

Dependendo do desfecho das negociações, é possível que lá para os meses de junho ou julho, pelo menos uma parte desses trabalhadores sejam reintegrados às empresas agrícolas, mas por enquanto isso é apenas uma suposição. Na semana passada o BNDES anunciou uma nova linha de crédito para quem criar novos empregos.

É um esforço da equipe econômica do governo e em especial do presidente Lula para minimizar os efeitos da crise no país e não trazer prejuízos políticos para a base governista que prepara Dilma Rouseff para as próximas eleições.

J. Menezes

0 comentários: