segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PORTUGUÊS COM K, W E Y


O acordo ortográfico já começou a vigorar nos países de língua portuguesa, uma comunidade que conta com mais de 200 milhões de habitantes em quatro continentes. Agora os habitantes de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste vão usar palavras como linguiça, desta forma, sem o trema.

O mesmo vai ocorrer com a palavra "para" e "voo" sem acento. As mudanças não ficam por ai. O alfabeto saltou de 23 para 26 letras e o "K, o "W" e o "Y", estão integrados. Bom, o que deve ocorrer a partir desse acordo firmado, é que as pessoas vão ter que estudar, já que esse tema deve aparecer logo, logo nos concursos, não só vestibulares.

Chamo atenção para esse assunto, não é apenas por conta do acordo ortográfico, mas por uma oportunidade ímpar que os países com influência lusófona, terão agora de promover uma integração maior e tão sonhada. Ela pode ocorrer em várias áreas, incluindo a cultural talvez a principal delas.

É interessante notar que apesar do distanciamento secular entre os países de língua portuguesa, ainda há laços que os integram e não é só o idioma. O cantor e compositor Martinho da Vila, afirmou que são impressionantes as semelhanças que existem entre o comportamento e as relações sociais entre os habitantes de Maputo, Capital de Moçambique, Rio de Janeiro e Luanda, capital angolana. Martinho disse que ninguém sabe explicar isso, mas as semelhanças existem de fato.

José Ramos Horta, jornalista, ex. Prêmio Nobel da Paz e hoje Presidente do Timor Leste, disse que o Brasil tem posição semelhante aos Estados Unidos na divulgação de sua cultura nos países de língua portuguesa, no entanto hoje a influência se dá mais no campo da produção de novelas do que propriamente na música ou na literatura como era antes. Tereza Salgueiro cantora, afirma que apesar de diferenças flagrantes sob vários pontos de vista, entre Brasil e Portugal, há uma harmonia entre os dois povos. Se houver boa vontade e a organização de um projeto de integração e cooperação a longo prazo,muitas transformações podem ocorrer nessas comunidades e o Brasil pode liderar esse movimento.

J. Menezes

0 comentários: