domingo, 18 de janeiro de 2009

FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA


Desde que os Norte-Americanos lançaram a idéia do “For All” (para todos), na base militar em Natal no Rio Grande do Norte, durante a Segunda Guerra Mundial, os ritmos musicais nordestinos, ganharam uma denominação que embora variado, ganhou uma padronização. É preciso esclarecer que os estadunidenses não tem nenhuma relação com a música em si. Eles criaram o baile para animar os trabalhadores às tropas da base.

“O Forró” que é uma espécie de “salvo conduto” da comunidade sertaneja se tornou conhecido no Brasil e no mundo, principalmente a partir das músicas de Luiz Gonzaga que o divulgou e vai criando seus “guetos”. O interessante é que tradicionalmente, Pernambuco ostenta uma certa intimidade forte com o forró e a Bahia que sempre abrigou artistas com ritmos como o axé, o afoxé, o próprio movimento tropicalista, descobriu em Juazeiro um movimento que vem crescendo a partir da segunda metade dos anos de 1980.

Hoje, “a capital do forró” na Bahia é Juazeiro. De lá para cá surgiram Raimundinho do Acordeon, Sérgio do Forró, Adelmário Coelho, Tinho, Wanderley do Nordeste, Flávio Baião e Targino Gondim que após a exibição do filme Eu Tu Eles, gravado em Juazeiro se tornou conhecido no país com a música “Esperando da Janela” (Raimundino, Manuca e Targino), gravada depois por Gilberto Gil com grande sucesso.

Esse movimento bem sucedido motivou a realização do Festival Internacional da Sanfona que acontece em março em Juazeiro. Será uma oportunidade especial em que o Vale do São Francisco vai receber grandes nomes da música nacional e internacional num evento de valorização da “música de sanfona”. O evento está sendo organizado por Targino Gondim.
J. Menezes

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jota é isso aí vamos encher o blog de informações....que 2009 seja um ano execelente "for all" e 4u. bjão

Anônimo disse...

Jota,amore como vc tá??olha só gostaria de ter mais informacões do festival....como vai ser?