domingo, 25 de janeiro de 2009

PLANO INTEGRADO DE SAÚDE?


É preocupante essa crise entre o Governo Municipal em Petrolina e o IMIP, gerada a partir da constatação da dívida do Executivo com o instituto em torno de R$ 2 milhões. Quando a população achava que o município estaria bem próximo de resolver o seu maior desafio que é proporcionar um atendimento público à saúde de qualidade, eis que surge um imbróglio que na minha concepção não é apenas de ordem administrativo, mas político.

Quando o Hospital de Traumas foi inaugurado ano passado, com a presença inclusive do Secretário de Saúde da Bahia, de Pernambuco, do prefeito Odacy Amorim e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, foi apresentado um plano regional de integração da saúde. Esse plano incluía o suporte dos governos dos estados (Pernambuco e Bahia, governo municipal e Federal e o reforço do IMIP).

A impressão de quem estava na solenidade é que ali estava sendo inaugurado um “projeto modelo” de atendimento à saúde como nunca visto e que seria um exemplo para o Brasil. Agora com esse imbróglio envolvendo o IMIP, percebe-se que há fragilidades na condução e o “fiel da balança” são os recursos. A expectativa da comunidade é que as “questiúnculas políticas” não interfiram na qualidade do atendimento. Seria decepcionante.

J. Menezes

0 comentários: