quarta-feira, 26 de março de 2008

Univasf abre novos cursos


Eles serão implantados até 2010 nos câmpus de Petrolina, Juazeiro e Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Weber assinou em Brasília, no último dia 13 de março, o Termo de Acordos de Metas do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais – Reuni, que prevê, entre outras coisas, a criação de oito novos cursos de graduação para a instituição. Estes cursos devem ser implantados entre 2009 e 2010, com oferta de 610 vagas anuais.

Em Petrolina serão incluídos os cursos de ciências farmacêuticas, ciências da atividade física e agronomia. Nos campus de Juazeiro serão implantados os cursos de artes e ciências sociais. Já em São Raimundo Nonato (PI) será o curso de história natural. A outra novidade é a implantação de uma extensão da universidade, no município de Senhor do Bonfim (BA), localizado a 120 quilômetros de Juazeiro, onde vai funcionar o curso de ciências da natureza.

O projeto priorizou a abertura de cursos noturnos. Das oito novas graduações a serem criadas, quatro serão oferecidas no turno da noite. O aluno Heberton Novais, do 5º período de enfermagem disse que a iniciativa possibilita às pessoas que trabalham durante o dia, se qualificarem. "É uma oportunidade para a população. Assim, teremos mais profissionais qualificados na região", declarou o estudante.

A Univasf foi criada em 2002, e o primeiro vestibular aconteceu em setembro de 2004, no qual foi disputadas 530 vagas entre 12 mil candidatos. Hoje a universidade oferece as graduações de medicina, enfermagem, zootecnia. arqueologia, psicologia, administração, que funcionam em Petrolina e os cursos de engenharia civil, agrícola, elétrica, mecânica e de produção, em Juazeiro.

A expansão do ensino superior no Vale do São Francisco, tanto com a implantação de uma universidade pública como de outras faculdades particulares tem possibilitado a qualificação da mão-de- obra regional, a formação científica, além de auxiliar no crescimento econômico na região. "Quanto mais cursos de graduação, melhor. Esperamos que a universidade ofereça condições para que eles funcionem bem", ressaltou o aluno de medicina, Rafael Ferreira.

Para que a Univasf atinja todas as metas do Reuni até 2012, o MEC prevê o repasse de recursos financeiros em torno de R$ 14 milhões que deverão ser investidos em infra-estrutura, construção de novas edificações e aquisição de equipamentos. Outros R$ 11 milhões deverão ser destinados ao custeio da universidade. Estão previstas também contratação de professores e de técnicos-administrativos, ampliação da assistência estudantil e capacitação pedagógica dos docentes, construção de restaurante e alojamento universitários.


Fonte: Jornal do Commercio.

1 comentários:

Anônimo disse...

a faculdade deveria oferecer o curso de jornalismo que é muito importante , ate porque na nossa regiao ñ tem esse curso disponivel.