quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:05 0 comentários
domingo, 25 de janeiro de 2009
A VEZ DOS NOVOS
Um veículo usado que era vendido em agosto por R$ 23 mil, hoje está sendo vendido por R$ 18 ou 19 mil. Em relação aos carros novos, o risco é a inadimplência nos financiamentos, já que uma prática comum é o comprador ter a entrada e não conseguir pagar em dia as prestações por falta de fôlego financeiro ou aumentar o índice de desemprego que também pode ser um complicador para que os compradores honrem os pagamentos em dia.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:45 1 comentários
PLANO INTEGRADO DE SAÚDE?
Quando o Hospital de Traumas foi inaugurado ano passado, com a presença inclusive do Secretário de Saúde da Bahia, de Pernambuco, do prefeito Odacy Amorim e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, foi apresentado um plano regional de integração da saúde. Esse plano incluía o suporte dos governos dos estados (Pernambuco e Bahia, governo municipal e Federal e o reforço do IMIP).
A impressão de quem estava na solenidade é que ali estava sendo inaugurado um “projeto modelo” de atendimento à saúde como nunca visto e que seria um exemplo para o Brasil. Agora com esse imbróglio envolvendo o IMIP, percebe-se que há fragilidades na condução e o “fiel da balança” são os recursos. A expectativa da comunidade é que as “questiúnculas políticas” não interfiram na qualidade do atendimento. Seria decepcionante.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:41 0 comentários
CRISE MUNDIAL E O VALE
Região com maior volume exportação de frutas do país enfrenta agora o desafio de reduzir sua produtividade com a demissão de 40 mil trabalhadores rurais, 25% a mais do que nos últimos anos, por ocasião do fim das safras. O mais grave é que dos trabalhadores que tiveram os contratos cancelados, 10 mil eram fixos. Para a Câmara da Fruticultura do Vale do São Francisco, a saída agora é uma negociação dos débitos com as instituições de crédito.
Dependendo do desfecho das negociações, é possível que lá para os meses de junho ou julho, pelo menos uma parte desses trabalhadores sejam reintegrados às empresas agrícolas, mas por enquanto isso é apenas uma suposição. Na semana passada o BNDES anunciou uma nova linha de crédito para quem criar novos empregos.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:37 0 comentários
FEDERALIZAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO
Para o governo do estado seria abrir mão de uma responsabilidade a mais, já que não são poucas as reclamações dos estudantes no sentido de proporcionar a UNEB, melhores condições estruturais e maior atenção da reitoria com as unidades interioranas. Para a UNIVASF, seria uma vantagem poder ampliar o seu “campo de ação” no ensino superior na região. Em termos políticos levando-se em conta a conjuntura atual, não haveria grandes mudanças, já que o presidente Lula é “alinhado” com Wagner.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:34 0 comentários
ISAAC EM SALVADOR
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:17 0 comentários
domingo, 18 de janeiro de 2009
FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA
“O Forró” que é uma espécie de “salvo conduto” da comunidade sertaneja se tornou conhecido no Brasil e no mundo, principalmente a partir das músicas de Luiz Gonzaga que o divulgou e vai criando seus “guetos”. O interessante é que tradicionalmente, Pernambuco ostenta uma certa intimidade forte com o forró e a Bahia que sempre abrigou artistas com ritmos como o axé, o afoxé, o próprio movimento tropicalista, descobriu em Juazeiro um movimento que vem crescendo a partir da segunda metade dos anos de 1980.
Hoje, “a capital do forró” na Bahia é Juazeiro. De lá para cá surgiram Raimundinho do Acordeon, Sérgio do Forró, Adelmário Coelho, Tinho, Wanderley do Nordeste, Flávio Baião e Targino Gondim que após a exibição do filme Eu Tu Eles, gravado em Juazeiro se tornou conhecido no país com a música “Esperando da Janela” (Raimundino, Manuca e Targino), gravada depois por Gilberto Gil com grande sucesso.
Esse movimento bem sucedido motivou a realização do Festival Internacional da Sanfona que acontece em março em Juazeiro. Será uma oportunidade especial em que o Vale do São Francisco vai receber grandes nomes da música nacional e internacional num evento de valorização da “música de sanfona”. O evento está sendo organizado por Targino Gondim.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:58 2 comentários
O SONHO DE OBAMA
Fico imaginando o filme que passou na cabeça de Jackson, especialmente entre os anos de 1950 e 1980, quando vários movimentos sociais exigiam o cumprimento dos direitos civis, o exercício da liberdade e o combate a leis absurdas como a proibição do casamento e das uniões inter-raciais que por ironia do destino, geraram Barak Obama. Jackson deve ter pensado, "vivi para contar". Com a vitória do advogado negro, a história, dá um "tapa de pelica" no tradicionalismo Yanque. Não foram poucos os estadunidenses que repetiram de forma uníssona o mesmo discurso: "jamais imaginei que um negro pudesse ser presidente dos Estados Unidos".
A vitória de Obama tem vários significados. Representa a quebra de paradigmas, de preconceitos, cria um novo ciclo na história dos Estados Unidos, muda à face não só de uma hegemonia caucasiana do poder, mas sinalizam transformações de ordem social, econômica, política e cultural. A maioria dos democratas no Congresso Nacional, o apoio incondicional fora dos Estados Unidos demonstraram que Obama era um candidato de consenso, unindo brancos de descendência européia, negros, índios, asiáticos e latinos, etnias formadoras do "caldeirão cultural" do país. O consenso ficou claro na fala do adversário JonhMaCcain ao se referir ao resultado das eleições: "Ele é agora o meu presidente".
Antes, essa possibilidade, estava sempre ligada a uma filosofia conspiratória que poderia render a Hollywood um longa metragem de sucesso mundial. Estava relegada a uma história de ficção, ao campo das hipóteses. Ocorre que, sem nos darmos conta à história mostra que não é tão previsível como demonstram algumas teorias e a subjetividade da ficção pode se transformar em realidade.
Para quem acredita em questões metafísicas a vitória de Obama parece atender a esse apelo que a vã filosofia ou as leis da política não explicam. Obama surge como "o Salvador da Pátria", num momento em que os Estados Unidos vivem um "inferno astral" com uma crise econômica que parece ainda mais séria do que a de 1929, corroborada com a desastrosa administração de George W. Bush, sua política beligerante que o fez esquecer dos problemas internos do país em nome de uma "síndrome da cruzada contemporânea".
Internamente os Estados Unidos capitulou com a crise imobiliária e a quebra dos bancos, com o endividamento das famílias, com a decadência do sistema de saúde, com a redução da demanda energética e os altos custos da Guerra do Iraque. O presidente terá que resolver outras questões complexas como a cultura punitiva do seu país que mantém uma maioria de negros e descendentes nos presídios, representando a maior população carcerária do mundo. A velha máxima popular afirma que "é nas crises que surgem as melhores oportunidades". Se for verdade, os espiritualistas tem motivos de sobra para acreditar que o poder nas mãos de Obama não é obra do acaso, mas de uma profecia que está sendo cumprida. Obama não pode falhar.
Não será mais surpresa se o novo presidente dos Estados Unidos conseguir lograr êxito nos seus objetivos, mas certamente o fato do país ter escolhido um presidente mulato, mostra uma mudança histórica,(só comparável recentemente à queda do muro de Berlim) e a capacidade dos homens de renovar esperanças, transformar conjunturas, vislumbrar o novo e influenciar mentes e corações em torno de um ideal. Nesta terça-feira quando sentar na cadeira de Presidente dos EUA, Obama certamente vai refletir sobre isso.
J.Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:43 0 comentários
CHICLETE EM JUAZEIRO
O cachê da banda também não é dos mais baratos. Por conta da crise econômica e da própria “descapitalização” das prefeituras, os carnavais fora de época devem sofrer um revés, tendo em vista os altos valores cobrados pelos artistas do primeiro time da “axé music”. Não será fácil a realização do carnaval, mas é dada como certa a passagem do Chiclete pela avenida em Juazeiro no carnaval de 2009. Na nova administração, houve quem sugerisse não realizar a festa por conta da falta de dinheiro em caixa, mas depois de muita reflexão Isaac acabou decidindo fazer o evento.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:37 0 comentários
LOUCOS POR FUTEBOL
Senhor do Bonfim, distante 100 quilômetros de Juazeiro e 400 de Salvador, tem como principal atração turística o São João, considerado um dos maiores da Bahia, mas também tem uma ligação com o futebol. A cidade revelou para o futebol brasileiro, Bobô, que foi o principal jogador do Bahia na conquista do título histórico do campeonato brasileiro de 1988. Bobô foi tema de música de Maria Bethania e chegou a atuar no São Paulo e uma passagem rápida pela Seleção Brasileira.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:33 0 comentários
PSOL PLANEJA ELEIÇÕES DE 2010
Para o presidente do partido, a cidade precisa de novos quadros que a represente de forma mais democrática. Segundo Rosalvo, os votos recebidos por ele em Petrolina e por Edilson em Recife prova que apesar da influência dos grupos políticos tradicionais e suas estratégias convencionais e de controle, há um desejo de mudança que ainda não foi despertado completamente.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:31 0 comentários
LAGOA GRANDE E AS ELEIÇÕES
Hoje com 15.755 eleitores e uma população de 35 mil habitantes, que sofre primeiro com os problemas estruturais, típicos de um município pobre: má distribuição de renda, desigualdades sociais, mal servida de serviços de saúde, educação, saneamento básico e falta de moradia. Depois “o trauma’” de ter passado por problemas de ordem político-administrativos que até hoje repercutem na comunidade que culminou com a realização de uma segunda eleição.
A emancipação de municípios brasileiros deveria ser feita com critérios mais rigorosos da própria justiça eleitoral, com participação efetiva do Ministério Público e criação de comissões comunitárias que pudessem participar de todo o processo de instalação do município. Não estou falando apenas do conhecimento sobre a burocracia, mas de uma gestão compartilhada de fato, onde o cidadão fosse respeitado.
Esse processo de fiscalização, orientação e discussão sobre prioridades deveria durar no mínimo 10 anos, até que o município pudesse andar com suas “próprias pernas” e desenvolver uma cultura própria de gestão que não deixasse de fora “os seus clientes” que são os cidadãos, dividindo com estes, as responsabilidades. Deixar tudo nas mãos apenas da equipe de governo, acho temerário por inúmeros motivos e o primeiro deles é a fragilidades de nossas instituições.
Outra coisa vende-se uma imagem de Lagoa Grande, como uma “terra da promissão” por conta dos imensos parreirais lá existentes, Ora, todo mundo sabe que a vitivinicultura é um fato que ajuda a melhorar a auto-estima da região, mas que esse “arroubo de prosperidade” é uma gota num oceano repleto de carências, especialmente na área social. Particularmente, não acredito em desenvolvimento se a questão social não for considerada neste bojo. Apesar de tudo, não é tarde: depois das eleições os cidadãos podem e devem exigir maior participação nas decisões do governo, seja ele qual for.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:25 2 comentários
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
NOVOS PREFEITOS, VELHOS DESAFIOS
Vão precisar adequar a realidade do que ficou da gestão passada com o programa novo de governo. É uma equação complexa que vai levar um tempo, até que se encontre um equilíbrio de contas que permita ao administrador municipal, finalmente "mostrar a cara do governo". Num segundo momento, vem a questão crucial que é a articulação política com o legislativo.
Ter uma base forte aliada é importante, embora isso tenha um custo e um desgaste que é difícil dimensionar. Numa realidade como a nossa onde prevalece à máxima de São Francisco "é dando que se recebe" e com a fragilidade de nossas instituições, já é possível até prever o que irá acontecer. Mas é preciso ter esperança e acreditar numa mudança, mesmo que ela seja lenta, gradual.
Mas tudo vai depender da vigilância diária às decisões dos governantes. Um entendimento franco e transparente entre o executivo e o legislativo é possível e saudável, mesmo considerando a corpartidária. Democracia se faz também com diferenças, conflitos, discordâncias, pontos de vista diferentes, mas também com maturidade,responsabilidade, ética e espírito público.
O que é preciso que gestores municipais e vereadores aprendam é exercer o poder de forma mais consciente e responsável e não "olhando para o umbigo". Aliás, é preciso que o cidadão, a sociedade civil, os movimentos sociais estejam atentos à "malandragem", de eleitos que não tem boa intenção. Infelizmente muitas câmeras municipais e prefeituras, ainda vão ter a presença nociva desses "ratos travestidos de homem".
São carreiristas perigosos que entraram na vida pública apenas com um pensamento: "se locupletar à custa do povo". Esse ciclo viciosoda "politicagem" e essa cultura da razão cínica precisa ser combatida e sepultada no Brasil. Particularmente, detesto a "Síndrome de Gabriela" e sua proposta conformista.
Acredito na mudança da atitude mental, mesmo sabendo que ela é penosa, lenta, tortuosa, causando no cidadão um efeito até mesmo de desesperança, inquietude, ansiedade e revolta. "Ficar repetindo a todo o momento que "as coisas são assim mesmo", que nada muda é a munição perfeita para os 'canalhas oportunistas", despreparados e sem propósitos que se arvoram do poder para praticar perversidades.
Postado por Blog do Jota Menezes às 18:28 1 comentários
LÓSSIO E ISAC
Postado por Blog do Jota Menezes às 18:18 0 comentários
FRASE
Postado por Blog do Jota Menezes às 18:11 0 comentários
PORTUGUÊS COM K, W E Y
Postado por Blog do Jota Menezes às 18:03 0 comentários
A PSICOLOGIA DA CRISE
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:57 0 comentários
PETROLINA PERDE O JOGO E CHORA POR NÃO TER ESTÁDIO
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:47 0 comentários
SANTA VENCE E FBC SORRI COM PROJETO POLÍTICO NA CAPITAL
O projeto implantado pelo atual Secretariado de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra passa pela reestruturação total do clube, começando pelas obras de melhoria de recuperação do Estádio do Arruda, de atrair apoio de empresários e dos torcedores do Estado de Pernambuco e a conquista de títulos.
Ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico, já que o time precisa recuperar a confiança perdida. A vitória de domingo teve esse efeito, mas já foi um passo importante não só para o tricolor, mas para o projeto político de FBC que deseja ganhar mais espaço e simpatizantes do Agreste ao Litoral.
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:43 0 comentários
ODACY NA CAPITAL
O candidato "a candidato", Odacy Amorim que poderia ter vencido o pleito, já que conseguiu agradar boa parte da população nos últimos dois anos de governo, ficou fora do páreo, e chegou a ser criticado por Patriota durante a campanha que cobrava maior engajamento dele e de FBC. Com a vitória de Lóssio, Campos demonstra habilidade. Não quer mais se equivocar e a primeira medida é chamar Odacy "para o ninho" e sondá-lo de perto. Para o ex. prefeito, será uma oportunidade de ouro para amadurecer e se preparar para embates futuros. No fim das contas, Odacy e Lóssio, "foram franco atiradores que aproveitaram as oportunidades" criadas por eles mesmos. Um está na prefeitura e o outro amparado pelo governo do Estado.
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:37 0 comentários
APARANDO ARESTAS
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:33 0 comentários
IMIP
Segundo Lóssio, a prefeitura já deve ao órgão, dois milhões de reais. Solicitou ao seu secretário de saúde para reavaliar o contrato. A vinda do IMIP à Petrolina sempre foi uma das prioridades de Odacy para amenizar os problemas de saúde na cidade, um dos maiores desafios das últimas gestões.
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:29 0 comentários
EXECUTIVO E LEGISLATIVO
Há muitos calouros que terão que se acostumar com a rotina, já os mais veteranos tendem a "largar na frente" no quesito: "jogo de cintura" para atrair a atenção dos munícipes. A arrumação das casas vai consumir tempo, o jogo mais complexo e pesado de bastidores só começa a esquentar depois do primeiro semestre quando as correlações de poder começam a se formar. A expectativa fica por conta da população que renovou os quadros e espera muito dos novos eleitos.
O que vai valer neste primeiro momento, independente das Questiúnculas política, será a postura dos edis. O pleito passado mostrou que os eleitores estavam "de olho" nas decisões e atitudes. Creio que se isso for bem assimilado nas novas casas legislativas, todos vão ganhar, no entanto se permanecer o joguinho de "gato e rato improdutivo" na disputa por interesses que atendem mais ao ego do que à comunidade, o filme pode se repetir e "não valerá à pena ver de novo".
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:12 0 comentários