domingo, 8 de fevereiro de 2009

JUAZEIRO E PETROLINA

A interdependência entre Juazeiro e Petrolina, aumenta ano a ano ao contrário do que ocorria no passado com o efeito negativo provocado pelo bairrismo. As duas cidades nunca estiveram tão juntas, não somente pela ligação da Ponte Presidente Dutra e o movimento comum de um lado e outro do rio de estudantes, trabalhadores, professores e profissionais liberais.

O carnaval deste ano foi um exemplo desta aproximação. Frevos originais como “Voltei Recife” de Capiba, apareceram nos repertórios das bandas. É o reflexo de um carnaval que tende a valorizar mais o aspecto cultural como antes, sem deixar de reconhecer as inovações. No palco alternativo da Rua da 28, os grupos folclóricos Maracatujaba do Bairro Henrique Leite e o Samba de Velho da Ilha do Massangano, se apresentaram, sendo aplaudidos pelos foliões das duas cidades que prestigiavam as apresentações.

No sábado o grupo Matingueiros, fez o seu show, logo após a apresentação de Jerônimo. O prefeito de Petrolina Júlio Lócio que compareceu na festa foi também saudado na avenida pelos juazeirenses e uma parcela significativa dos foliões presentes hoje no carnaval é de Petrolina.
J. Menezes

0 comentários: