domingo, 15 de fevereiro de 2009

PÊRA E MAÇÃ NO VALE


A história mostra que a monocultura tem um “prazo de validade” e quando expira, é como um “efeito dominó”. No Brasil aconteceu com a cana de açúcar, com o café, com a borracha e também o cacau.

Os estragos na economia de um país ou de uma região causados pela hecatombe de um sistema produtivo tem um efeito terrível e não é uma questão apenas de dinheiro perdido, é toda uma cultura que se desfalece. Felizmente, o Vale do São Francisco começa a levar mais a sério a idéia da diversificação de produtos agrícolas e a primeira boa notícia, foi à experiência feita com a cultura da pêra no Projeto de Irrigação Bebedouro.

Tradicionalmente cultivada em regiões de clima temperado, está surgindo como uma alternativa promissora no Vale do São Francisco. O engenheiro agrônomo, Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa Semi-Árido, estuda a adaptação da fruta na região desde 2005 e as perspectivas são promissoras.

Até agora foram feitos testes com duas variedades procedentes do Instituto Agronômico de Campinas – IAC. O experimento também foi feito com macieiras e os resultados também foram animadores. A primeira colheita de maçãs foi feita na segunda quinzena do mês de dezembro do ano passado.
J. Menezes

0 comentários: