domingo, 1 de fevereiro de 2009

TRANSIÇÃO / LAMENTOS




Não tem sido poucas a reclamações da gestão Júlio Lóssio em relação às obras deixadas por Odacy Amorim. É fato consumado que o período de dois anos não foram suficientes para que Amorim pudesse concluir os projetos que havia projetado. Quem acompanhou os últimos dias de governo percebeu que a correria para concluir, por exemplo, a revitalização do centro foi grande, mesmo assim não deu para concluir tudo.

Faltou um melhor planejamento inclusive para efetuar os pagamentos nos prazos acordados? Houve precipitação em querer concluir as obras “em cima da hora”? Sim, mas estava óbvio que parte dos compromissos só seriam resolvidos na gestão seguinte. Não daria tempo mesmo. O que prevaleceu na verdade foi à vontade de Odacy em deixar a “sua marca”, mesmo num mandato “tampão”. O desejo foi maior que a coerência? Os fins justificam os meios? A comunidade pode fazer o seu julgamento.

É até normal do ponto de vista político e salutar para a nova administração está esclarecendo os fatos junto à comunidade e mostrando o que não julga correto, acredito que pela pessoa que é o próprio Odacy também não tem interesse em ocultar nada de sua gestão. O que não pode ocorrer é uma “caça às bruxas”, isso soa como uma campanha. Caça as bruxas ainda não, mas a impressão é que começou uma “cassada política” ao ex. prefeito e tende a esquentar na medida em que nos aproximarmos do próximo pleito em 2010.

O IMIP parece ser “o fiel da balança” das críticas. Odacy não tem respondido aos ataques, talvez esteja “recarregando as baterias” para se pronunciar e defender seus pontos de vista mais tarde. Esse parece ser apenas um aperitivo da próxima campanha para deputado estadual.

O que ocorre é que as os critérios de transição de um governo para o outro, precisam ser repensados com mais maturidade, racionalidade e tempo, para que esses constrangimentos e “lamentos tardios” sejam evitados. Eles não são bons para quem está no poder porque parece perseguição sobre quem saiu e não são bons para quem saiu, pois passa a idéia de uma postura negligente. No meio do fogo cruzado fica o povo, atônito.

J. Menezes

2 comentários:

Emiliana Carvalho disse...

Jota, querido amigo!

Tô passando por aqui pra te dizer que tem um presentinho pra você lá no meu blog. Um selo. É de coração tá? rs

Um beijo grande!

Anônimo disse...

Jota, parabéns amigo !
Um grande abraço, Deus te abencoe!
Odomy Amorim