domingo, 8 de março de 2009
MULHER
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:49 1 comentários
REFORMA / ADMINISTRATIVA
A presidência da câmara teria direito a mais quatro, ficando com 13 no total. Segundo o vereador Dr. Pérsio, a media é legal, primeiro por ter parecer jurídico e segundo por estar dentro do orçamento. Já a vereadora Marcia Cavalcanti se posicionou de início, contrária a medida. Ela sugeriu uma avaliação mais cuidadosa da matéria para depois tomar uma decisão.
Os munícipes em participação nos programas de rádio da cidade se colocam na maioria contrários à medida. Eles afirmam que os vereadores já têm assessores suficientes e o dinheiro deveria ser devolvido à Prefeitura Municipal para investimento em problemas sociais como a compra de remédio por exemplo. Outros argumentam que concordariam com a medida se houvesse concurso público para a escolha dos novos assessores do legislativo.
Os defensores do projeto, uma minoria entendem que o vereador precisa atender melhor a comunidade e numa cidade grande como Petrolina, os 9 assessores são insuficientes para atender a demanda.A Câmara de Vereadores de Petrolina tem nessa legislatura, 14 vereadores.
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:46 0 comentários
SPORT / LIBERTADORES
O Sport entrou em campo determinado desde o início aproveitando a vantagem do mando de campo e a pressão da torcida que empurrou o time o tempo todo. A LDU, atual campeã da Libertadores ainda tentou reagir no placar, mas a defesa sólida do Sport com três zagueiros não permitiu o êxito dos atacantes equatorianos, deixando o técnico Nelsinho Batista entusiasmado com o desempenho.
O representante do Nordeste na competição aproveitou bem os avanços dos alas Moacir e Dutra com as jogadas de linha de fundo e com toques rápidos no meio, envolveu a LDU. O Sport agora é líder do seu grupo com seis pontos e enfrenta o Palmeiras que já perdeu duas vezes na primeira fase para a LDU e Colo-Colo, respectivamente.
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:42 0 comentários
OPERAÇÃO SOSSEGO
Segundo a vereadora, está havendo alguns excessos por parte de policiais, como o fato de "apontar arma para as pessoas". Helena reconheceu o trabalho que está sendo feito, desde que o novo comandante assumiu em Petrolina, mas reiterou que alguns vícios ainda permanecem nas abordagens e segundo ela, alguns donos de bares já a procuraram para reclamar.
O Major Carlos argumentou que tem recebido mais de 100 chamados nos fins de semana de abusos cometidos por ruídos. De acordo com ele o delito está previsto nas contravenções penais e que a polícia tem efetuado a operação para coibi-lo. "Em vários bairros nosso trabalho tem sido elogiado pela comunidade", disse.
O comandante explicou que nas abordagens não há distinção de cor ou condição social e a polícia é quem sabe o que é técnica de abordagem."Ao chegar num local, você não sabe quem é e quem não é bandido", argumentou. O comandante informou que recentemente medidas rígidas foram tomadas pelo comando do Terceiro Batalhão contra policias por comportamento negativo. "Nesta semana nos excluímos dois soldados e um cabo".
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:34 0 comentários
quarta-feira, 4 de março de 2009
SECRETÁRIO / JUAZEIRO
Em Juazeiro, ele veio reforçar a política de licenciamento ambiental que dá maior autonomia aos municípios para gerenciar o meio ambiente em suas respectivas jurisdições. Essa autonomia se dará com o programa de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC que num primeiro momento está sendo instalado em 36 cidades baianas, incluindo Juazeiro. O programa, segundo o titular da pasta do meio ambiente, foi instituído para disponibilizar aos municípios, emancipação e maior vantagem competitiva na gestão do meio ambiente.
O programa prevê uma maior fiscalização e gerenciamento dos problemas ambientais, já que os municípios passam a realizar o trabalho de licenciamento com maiores possibilidades de prevenir e fiscalizar os impactos mínimos locais, reduzindo a demanda do estado e da União.
Matos garantiu que com a implantação do GAC não significa que os órgãos estaduais e federais de meio ambiente como o IBAMA irão se afastar do interior do estado, de acordo com o secretário é "muito pelo contrário, vai haver um compartilhamento e um fortalecimento das ações na proteção do meio ambiente".
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:12 0 comentários
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
LANÇADO OFICIALMENTE O FESTIVAL DA SANFONA EM JUAZEIRO
Carvalho fez um resgate da história da sanfona em várias culturas, destacando a importância do instrumento na Europa, nos Estados Unidos, Canadá e a influência dele no Brasil, especialmente no Sul e no Nordeste onde se transformou num símbolo não só da música, mas da cultura Nordestina.
Celso explicou que nomes já consagrados da sanfona como Sivuca e Dominguinhos, respectivamente, contemporâneo e discípulo de Luiz Gonzaga, são exemplos da influência que a sanfona exerce sobre o Nordeste e sobre o Brasil.
Segundo Targino Gondim, o festival é uma oportunidade na só de valorização da música Nordestina e brasileira, mas de mostrar os novos talentos da região para o país. Ele destacou a vinda do artista italiano Mirco Patarini, como um esforço da coordenação, para dá ao festival uma conotação internacional, abrindo espaço para que nas próximas edições, outros grandes nomes da música internacional possam estar em Juazeiro.
Para o jornaista Paulo Gondim, um dos coordenadores do evento, profissionais da grande imprensa do país irã cobrir o evento. Veículos de comunicação como Folha de São Paulo, Rede Globo deTelevisão, TV Brasil e TV Educativa de Salvador, são alguns que já confirmaram a presença.
De acordo com Gondim , a notícia é animadora, mas enfatizou que a divulgação do festival por parte dos profissionais da região é tão ou mais importante do que a grande mídia. “ Precisamos mostrar a força que a música de sanfona tem nas nossas comunidades. Isso vai se refletir no público que irá comparecer aos shows. A divulgação em Juazeiro e Petrolina será fundamental”. Afirmou Gondim.
A entrada em todas as apresentações é gratuita. Além dos shows, o público vai contar com atividades formativas, como exposições, oficinas práticas e palestras como a do jornalista Fernando Gasparini, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense que vai abordar o tema: “Sivuca, Música e História”.
Postado por Blog do Jota Menezes às 18:36 3 comentários
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
BAGDÁ
Não são astros incandescentes, são mísseis bagdá
Raios fulmejantes cortam teu céu, espessa fumaça, sangue e lágrimas inundam o velho solo, palcos de tantas batalhas onde repousam inerte as belas mesquitas
Na tua paisagem surreal, o sinistro:fogo que arde sem cessar e enfeia o ocaso na planície árida
Chamas ardentes sob tuas abóbodas nuas contradiz o espírito de luz mergulhado em dor
O silêncio cortante e o aviso sibilar das sirenes, anunciam Bagdá, os ataques em série e a tragédia anunciada
A trégua é fugaz, dura apenas o tempo de contar as baixas, de lamentar os mortos, de contemplar absorto, o crespúsculo precoce da vida
Oxalá Bagdá que nunca mais o teu povo perplexo precise ouvir o temível aviso das sirenes
Que jamais tenha que ouvir os estalidos das baterias anti-aéreas, a esperança ilusória de que os projetéis atinjam alvos imaginários em uma outra dimensão do universo
Avança soldado, tomai posição, mira no alvo, ignora a vida que está alem da trincheira e dispara
A vida ceifada poderia ser a tua guerreiro do deserto, mas atiraste primeiro nos solos do Iraque e ao contrário do soldado abatido, poderá viver e ter pesadelos acordado ou em sono profundo
Sede, febre, tiros, gritos, ruídos, voz de comando, medo. No caos da guerra é morrer ou matar, é a lei da batalha Bagdá
Milhões de vezes vistes o brilho da espada, ora dos vossos soberanos, outras vezes do conquistador ou dos conquistados, agora Bagdá revive o teu inferno de Danthe
Do que restou das sacadas assiste impotente a destruição e o neo martírio do povo
Dente por dente, olho por olho. Para quem serve tua lei Hamurabí?
Numa sociedade históricamente tão desigual e objeto de desejos inconfessáveis e insanos de tiranos. O que ainda estará por trás das garras da águia Bagdá? Por quanto tempo ouvirá os ecos tristes da dor? Até quando vai contar histórias de guerra?
Foste aurora da civilização, berço de sábios. Em tuas terras abrigaste o patriarca do cristianismo. Que querem agora de ti cidade-martir?
Bagdá vai se erguer de novo. Tâmaras anunciam o renascer
Os raros pontos verdes na imensidão árida voltaram a florescer
Há esperança de que as águas do Tigre e do Eufrates jamais voltem a ser manchadas de sangue
Que as palmeiras não precisem silenciar suas copas num protesto de dor
Que a cidade secular jamais volta a escrever com sangue a história do seu povo
Que o ódio e as imagens do horror nunca mais sujem de fuligem a doce lembrança da Bagdá de mil e uma noites, que embalaram o sono e os sonhos de nossas crianças.
Postado por Blog do Jota Menezes às 07:59 0 comentários
FOLIÃO / BAIANO
Postado por Blog do Jota Menezes às 07:58 0 comentários
APRENDIZADO / CARNAVAL
Postado por Blog do Jota Menezes às 07:52 0 comentários
AREIA BRANCA / FOLIA
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:27 0 comentários
AREIA BRANCA / FOLIA
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:27 0 comentários
OFICINAS / FREVO
As oficinas de carnaval são interessantes para manter vivo o patrimônio cultural. Para quem não conhece os segredos dos passos, as oficinas de frevo antes da festa pode ajudar muita gente e garantir a “memória do carnaval pernambucano”.
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:23 0 comentários
FREVUCA / MOBILIDADE
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:20 0 comentários
AMBULANTES / AVENIDA
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:19 0 comentários
AMPLIAÇÃO / CIRCUITO
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:18 0 comentários
EQUIPE / FUNDARPE
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:15 0 comentários
ENCONTRO / IMPRENSA
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:15 0 comentários
GERALDO / REENCONTRO
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:07 0 comentários
INAH TORRES, CELEBRANDO O CARNAVAL E NELSON MOURA
Postado por Blog do Jota Menezes às 04:05 0 comentários
CARNAVAL / FANTASIAS
Postado por Blog do Jota Menezes às 03:49 0 comentários
CARNAVAL / ESTUDANTES
Postado por Blog do Jota Menezes às 03:40 0 comentários
domingo, 15 de fevereiro de 2009
SUBLIME PRAZER
A alma melancólica implora por vida, deseja ardentemente o sublime prazer.
O sublime prazer é a água que cai sobre o rosto suado, revigorando as energias do corpo cansado
É o bocejar distraído denunciando as peripécias do ontem
É a liberdade de escolha, é o desvendar do quebra cabeça
É a lembrança do perfume que marcou, é a música antológica
É o flerte inocente e arrebatador, é o xeque mate
É o abraço espontâneo, a risada estrondosa, é o soco no ar
É o andar elegante, o balançar sensual dos cabelos
A mordida no lábio, exprimindo emoção
É a inteligência surpreendente da criança, a sede de viver do velho
É a sabedoria do não letrado, o carinho do pai, o justo reconhecimento, é a sede saciada
É a conquista do título, o drible desconcertante, é o êxtase do gol
Sublime prazer é o livro de cabeceira, a inquietação do adolescente, o lançamento do filme, o sono o não na hora certa
É o charme inocente da “Lolita”, o toque discreto, a resposta esperada, a saúde perfeita, é a viagem
Sublime prazer é o almoço do domingo, a dança, o aconchego do cobertor
O beijo da menina dos olhos, a força do amigo, a privacidade do quarto, as compras do fim do ano, o reencontro
Sublime prazer é dirigir descansado, é a sexta feira à noite é a piada nova
O dez da prova, a boa nova do médico, é o sambão no passeio, é a força enigmática do olhar
Sublime prazer é o astral elevado, a boa ação, é o espreguiçar na rede
É a chuva que cai, é a cumplicidade dos amantes, é o arco-íris, o céu azul
É a sombra, a água fresca, é o texto concluído é a inspiração
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:39 0 comentários
SANEPAV III
A ”pergunta que não quer calar” diante de tudo isso, é: e os 170 funcionários da SANEPAV como ficam na questão? Sabe-se que a SANEPAV acertou com a Prefeitura de Juazeiro. A empresa vai contratar os funcionários de Petrolina? O Prefeito Isaac Carvalho, certamente não vai aceitar isso, tendo em vista que o interesse é beneficiar os trabalhadores de sua cidade. Neste caso, a Prefeitura de Petrolina não pode ser indiferente a um problema social sério.
A SANEPAV é responsável pela contratação dos trabalhadores, mas neste momento, o governo não pode ignorar o problema, pois várias famílias ficarão sem renda num momento de crise econômica.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:33 1 comentários
SANEPAV II
Segundo Patrício, a empresa terá que devolver o dinheiro para a prefeitura e explicou que o valor, daria para a prefeitura construir 100 novas salas de aula no município, 10 postos de saúde e na pavimentação de ruas.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:32 0 comentários
SANEPAV/ DENÚNCIAS
Seria irresponsável e leviano por parte de homens públicos, da imprensa ou da opinião pública fazer qualquer julgamento, juízo de valor ou prognóstico precipitado sobre algo que ainda não foi totalmente esclarecido. Todos cairiam na “vala comum” do denuncismo que é uma praga.
As denúncias dão conta de possíveis irregularidades da empresa com dinheiro público. A SANEPAV tem contrato com a prefeitura desde 2001 e só terminaria em 2011. No entanto, cabe aos poderes constituídos, empreender uma investigação séria e apurar a verdade sobre as denúncias.
Os cidadãos precisam desse esclarecimento. Só denuncismo puro e simples não resolve, é preciso ter provas claras e cabais sobre o que realmente ocorreu e a partir daí a justiça tomar as providências cabíveis.
Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que não pode mais ocorrer é improbidade administrativa. O país precisa se libertar dos vícios na gestão pública. “Os esquemas” corroem a máquina pública, fortalece a cultura da impunidade, baixa a estima dos cidadãos e enriquece “facínoras” da noite para o dia.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:26 0 comentários
PACOTÃO DA BONDADE
Segundo os críticos, o pacote para resolver pendências dos governos municipais com o INSS e que prevê também empréstimos para o funcionalismo público nas três esferas, investirem na compra da casa própria, a iniciativa de Lula seria eleitoreira, tendo em vista as eleições de 2010, na qual o presidente já manifestou o interesse em lançar Dilma Rouseff como sua candidata.
Os argumentos do presidente foram feitos durante a reunião com os prefeitos em Brasília na última terça feira. Lula afirmou que perguntaram a ele como ele daria dinheiro para “prefeito bandido”.
Por mais que o presidente possa espernear, não vai adiantar. Qualquer ação que tenha conotação política a partir de agora será interpretada pela oposição como projeto eleitoreiro. As obras do PAC são um exemplo disso. É flagrante, por exemplo, a presença de Dilma na maioria das obras que receberam o “selo do PAC”.
No caso da reunião com os prefeitos, as críticas recaíram não só em relação ao convite de Lula, mas, sobretudo por causa “da gastança” dos chefes dos executivos na Capital Federal, interpretada como uma farra. Muitos levaram as primeiras damas e ai a situação piorou. Era o que a mídia queria.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:21 0 comentários
AS PRIORIDADES DA PREFEITA DE LAGOA GRANDE
Rose destacou os problemas de saneamento e calçamento e fez uma promessa: “deixar a cidade 100% saneada. Rose Garziera tem uma oportunidade ímpar de fazer o melhor governo da recente história do município, voltando às ações administrativas, verdadeiramente para os problemas da comunidade.
Pelo menos a princípio, fazer promessas megalomaníacas sobre “obras de pedra e cal”, como é a cultura clientelista e paternalista da política brasileira não tem muito sentido num município repleto de carências. Administrar o município como se gerencia uma vila ou um feudo também não é inteligente.
Desde a emancipação, várias frustrações de ordem política administrativa prejudicaram o desenvolvimento da cidade. O que Lagoa Grande precisa agora é se libertar de “vícios politiqueiros” e encontrar o equilíbrio. Creio que o melhor caminho para começar é não abrir mão da transparência, do senso de justiça e de responsabilidade social e respeitar o cidadão. A cidade precisa de fato, começar um novo ciclo de gestão pública.
O político italiano Frederico de Médici, afirmava: “se a minha casa vai bem, o governo vai bem”. Oxalá que os cidadãos lagoagrandenses possam em breve repetir isso com entusiasmo.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:20 0 comentários
PÊRA E MAÇÃ NO VALE
Os estragos na economia de um país ou de uma região causados pela hecatombe de um sistema produtivo tem um efeito terrível e não é uma questão apenas de dinheiro perdido, é toda uma cultura que se desfalece. Felizmente, o Vale do São Francisco começa a levar mais a sério a idéia da diversificação de produtos agrícolas e a primeira boa notícia, foi à experiência feita com a cultura da pêra no Projeto de Irrigação Bebedouro.
Tradicionalmente cultivada em regiões de clima temperado, está surgindo como uma alternativa promissora no Vale do São Francisco. O engenheiro agrônomo, Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa Semi-Árido, estuda a adaptação da fruta na região desde 2005 e as perspectivas são promissoras.
Até agora foram feitos testes com duas variedades procedentes do Instituto Agronômico de Campinas – IAC. O experimento também foi feito com macieiras e os resultados também foram animadores. A primeira colheita de maçãs foi feita na segunda quinzena do mês de dezembro do ano passado.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:18 0 comentários
ABC DO CARNAVAL
O ABC do Carnaval é uma homenagem poética à música baiana. O folheto aborda através do humor os personagens e lugares de Salvador que marcaram a história do Carnaval.
Os foliões 'pipoca', a violência, a origem do trio elétrico e dos blocos afro são outros aspectos tratados no folheto A publicação é da editora independente “Edições K”, que entre os anos de 2004 e 2005, publicava obras de autores de várias regiões do país como: Mayrant Gallo da Bahia e Marcelo Benvennuti do Rio Grande do Sul e Estevão Azevedo de São Paulo.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:17 0 comentários
INSEGURANÇA ALIMENTAR
A oficina é uma das ações do Projeto “Construindo Capacidades em Segurança Alimentar no Brasil e em Angola, um projeto piloto que vem sendo implementado em parceria com o Centre for Studies in Food Security, da Universidade Canadense Ryerson University e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
A Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional trabalha com a perspectiva de assegurar a todos os cidadãos o acesso aos alimentos em quantidade e qualidade necessárias ao seu desenvolvimento e à nutrição, desde a gestação até a idade adulta.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:57 0 comentários
domingo, 8 de fevereiro de 2009
CARNAVAL / RESULTADOS
O valor de pouco mais de um milhão de reais investidos, deve ser superado com um arrecadação que chega próximo dos cinco milhões, envolvendo as transações comerciais na venda de bebida, alimentos, contratação de trabalho temporário, transporte, prestação de serviço, confecção de abadas e acessórios, entre outros.
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:12 0 comentários
IVETE / CARNAVAL
O público absorveu bem a ausência da cantora, mostrando que a variedade de atrações disponíveis em Salvador no período que antecede o carnaval de Juazeiro, facilita a contratação de artistas de renome, como Margareth Menezes, Chiclete com Banana e Harmonia do Samba. Ninguém tem bola de cristal, mas dificilmente Ivete ficará dois anos consecutivos sem participar da maior festa da cidade.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:07 0 comentários
JUAZEIRO E PETROLINA
O carnaval deste ano foi um exemplo desta aproximação. Frevos originais como “Voltei Recife” de Capiba, apareceram nos repertórios das bandas. É o reflexo de um carnaval que tende a valorizar mais o aspecto cultural como antes, sem deixar de reconhecer as inovações. No palco alternativo da Rua da 28, os grupos folclóricos Maracatujaba do Bairro Henrique Leite e o Samba de Velho da Ilha do Massangano, se apresentaram, sendo aplaudidos pelos foliões das duas cidades que prestigiavam as apresentações.
No sábado o grupo Matingueiros, fez o seu show, logo após a apresentação de Jerônimo. O prefeito de Petrolina Júlio Lócio que compareceu na festa foi também saudado na avenida pelos juazeirenses e uma parcela significativa dos foliões presentes hoje no carnaval é de Petrolina.
Postado por Blog do Jota Menezes às 15:00 0 comentários
ALÔ PREFEITO
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:58 0 comentários
SÁBADO DE MARGARETH E TREM DE POUSO
Os foliões vibraram. A Banda Mina de Salvador, apresentou a Juazeiro à cantora Mariana, que mostrou desenvoltura, graça e sensualidade na avenida. A Mina é séria candidata ao rol das novas bandas que renovam a música baiana.
Quem demonstrou maior comunicação com o público foi o cantor Ninha da Banda Trem de Pouso que “aterrissou na avenida” em alto estilo, animando o Bloco Opass. A passagem foi triunfal. O mesmo carisma demonstrado no tempo da Timbalada se repetiu e agora com mais maturidade.
A Carreta foi literalmente puxada pelo Bonde do Maluco que com suas coreografias inusitadas e seu ritmo alucinante marcou presença em todo o circuito da festa. Mas a noite do sábado e a já madrugada do domingo tiveram também a participação competente dos artistas “prata da casa”.
Rural Éxeque, Musical Graffite com o Bloco do Pinico, Nanaê com o Pimentinha, Cesar Adriano com sua vaquejada e o brega adaptados para a folia, e o estilo versátil de Alan Kleber, receberam os aplausos dos foliões.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:56 0 comentários
BANHEIROS / DECENTES
Mesmo na diversão, o conforto e a higiene são essenciais, numa festa pública, na qual o consumo de bebidas é alto e o conseqüente uso do banheiro constante pelos foliões.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:16 0 comentários
GERÔNIMO I
Bem humorado, o sociólogo/cantor, pediu para o povo “exigir” o seu retorno no próximo ano. Se depender da resposta dada pelo folião, Gerônimo vai voltar é antes do carnaval de 2010. Um artista como ele nem precisa fazer esse tipo de apelo. No palco da 28, “só não fez chover”.
Gerônimo foi um dos maiores nomes da renovação da música baiana na década de 1980. Estudioso da cultura baiana, compôs músicas como Jubiabá e “É D’Oxum” que contou com o arranjo de Dori Caymmi. O sucesso mais lembrado é a música “É doxum”, que já se transformou num dos hinos da Bahia.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:50 0 comentários
GERÔNIMO II
Com um repertório "selecionadíssimo", fez uma apresentação empolgante, cantou, filosofou e ensinou como deve ser a postura de um artista no palco, com respeito, atenção e carinho ao público.
Com uma platéia bem afinada, mostrou que está melhor do que nunca. No final do show, o público pediu “mais uma” e Gerônimo atendeu cantando novamente “É doxum”.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:49 0 comentários
PAUSA INCÔMODA
Nem mesmo o público entendeu a parada abrupta, que quebrou o ritmo da apresentação e exigiu um reordenamento do repertório do cantor. O problema não foi à apresentação folclórica, mas a interrupção repentina que deixou Gerônimo intrigado.
“A estratégia estava no script da coordenação? Era um intervalo? Não houve explicações, pelo menos naquele momento.
Ruídos de comunicação acontecem, mas parar um show, entrar outra atração no meio, sem nenhuma ligação ou ensaio prévio é no mínimo pouco usual. O problema não comprometeu a performance. O cantor não reclamou e logo retomou o show com o mesmo entusiasmo de antes.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:42 0 comentários
sábado, 7 de fevereiro de 2009
CARNAVAL / ECLÉTICO
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:41 0 comentários
BASTIDORES / CARNAVAL
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:29 0 comentários
IMPRENSA / CARNAVAL
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:11 0 comentários
MÚSICA TEMA
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:02 0 comentários
domingo, 1 de fevereiro de 2009
TRANSIÇÃO / LAMENTOS
Faltou um melhor planejamento inclusive para efetuar os pagamentos nos prazos acordados? Houve precipitação em querer concluir as obras “em cima da hora”? Sim, mas estava óbvio que parte dos compromissos só seriam resolvidos na gestão seguinte. Não daria tempo mesmo. O que prevaleceu na verdade foi à vontade de Odacy em deixar a “sua marca”, mesmo num mandato “tampão”. O desejo foi maior que a coerência? Os fins justificam os meios? A comunidade pode fazer o seu julgamento.
É até normal do ponto de vista político e salutar para a nova administração está esclarecendo os fatos junto à comunidade e mostrando o que não julga correto, acredito que pela pessoa que é o próprio Odacy também não tem interesse em ocultar nada de sua gestão. O que não pode ocorrer é uma “caça às bruxas”, isso soa como uma campanha. Caça as bruxas ainda não, mas a impressão é que começou uma “cassada política” ao ex. prefeito e tende a esquentar na medida em que nos aproximarmos do próximo pleito em 2010.
O IMIP parece ser “o fiel da balança” das críticas. Odacy não tem respondido aos ataques, talvez esteja “recarregando as baterias” para se pronunciar e defender seus pontos de vista mais tarde. Esse parece ser apenas um aperitivo da próxima campanha para deputado estadual.
O que ocorre é que as os critérios de transição de um governo para o outro, precisam ser repensados com mais maturidade, racionalidade e tempo, para que esses constrangimentos e “lamentos tardios” sejam evitados. Eles não são bons para quem está no poder porque parece perseguição sobre quem saiu e não são bons para quem saiu, pois passa a idéia de uma postura negligente. No meio do fogo cruzado fica o povo, atônito.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:40 2 comentários
HERANÇA / INCÔMODA
Apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal ter sido instituída, o descaso com o cenário público ainda é uma prática que resiste no país. Denota que a gestão pública ainda é vista como “feudo” de quem está no poder. Os chamados “elefantes brancos” - obras iniciadas pela administração anterior e não concluídas pela gestão seguinte são claramente retratos, com raras exceções, da cultura brasileira no quesito gestão pública. Geralmente, apresentam sintomas como irresponsabilidade, revanchismo, desrespeito ao cidadão, falta de maturidade e senso de coletividade.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:05 0 comentários
SINDILOJA / ZONA AZUL
A EPTTC ficaria com a obrigação de repassar cerca de R$ 6 mil mensais o que segundo Castro equivale a cerca de R$ 72 mil por ano, mas o ocordo nunca foi cumprido. Cabe agora ao Prefeito Júlio Lóssio voltar à mesa de negociação com Joaquim Castro e primeiro esclarecer o acordo, saber o que justifica o repasse e analisar a real necessidade do valor a ser repassado.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:57 0 comentários
JUAZEIRENSE E OAB
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:54 0 comentários
IRMÃ DOURADO E O PETRAPE
Postado por Blog do Jota Menezes às 10:35 2 comentários
PRODUTORES II
Postado por Blog do Jota Menezes às 10:27 0 comentários
FÔLEGO/PRODUTORES
Postado por Blog do Jota Menezes às 10:11 0 comentários
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA
Postado por Blog do Jota Menezes às 17:05 0 comentários
domingo, 25 de janeiro de 2009
A VEZ DOS NOVOS
Um veículo usado que era vendido em agosto por R$ 23 mil, hoje está sendo vendido por R$ 18 ou 19 mil. Em relação aos carros novos, o risco é a inadimplência nos financiamentos, já que uma prática comum é o comprador ter a entrada e não conseguir pagar em dia as prestações por falta de fôlego financeiro ou aumentar o índice de desemprego que também pode ser um complicador para que os compradores honrem os pagamentos em dia.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:45 1 comentários
PLANO INTEGRADO DE SAÚDE?
Quando o Hospital de Traumas foi inaugurado ano passado, com a presença inclusive do Secretário de Saúde da Bahia, de Pernambuco, do prefeito Odacy Amorim e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, foi apresentado um plano regional de integração da saúde. Esse plano incluía o suporte dos governos dos estados (Pernambuco e Bahia, governo municipal e Federal e o reforço do IMIP).
A impressão de quem estava na solenidade é que ali estava sendo inaugurado um “projeto modelo” de atendimento à saúde como nunca visto e que seria um exemplo para o Brasil. Agora com esse imbróglio envolvendo o IMIP, percebe-se que há fragilidades na condução e o “fiel da balança” são os recursos. A expectativa da comunidade é que as “questiúnculas políticas” não interfiram na qualidade do atendimento. Seria decepcionante.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:41 0 comentários
CRISE MUNDIAL E O VALE
Região com maior volume exportação de frutas do país enfrenta agora o desafio de reduzir sua produtividade com a demissão de 40 mil trabalhadores rurais, 25% a mais do que nos últimos anos, por ocasião do fim das safras. O mais grave é que dos trabalhadores que tiveram os contratos cancelados, 10 mil eram fixos. Para a Câmara da Fruticultura do Vale do São Francisco, a saída agora é uma negociação dos débitos com as instituições de crédito.
Dependendo do desfecho das negociações, é possível que lá para os meses de junho ou julho, pelo menos uma parte desses trabalhadores sejam reintegrados às empresas agrícolas, mas por enquanto isso é apenas uma suposição. Na semana passada o BNDES anunciou uma nova linha de crédito para quem criar novos empregos.
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:37 0 comentários
FEDERALIZAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO
Para o governo do estado seria abrir mão de uma responsabilidade a mais, já que não são poucas as reclamações dos estudantes no sentido de proporcionar a UNEB, melhores condições estruturais e maior atenção da reitoria com as unidades interioranas. Para a UNIVASF, seria uma vantagem poder ampliar o seu “campo de ação” no ensino superior na região. Em termos políticos levando-se em conta a conjuntura atual, não haveria grandes mudanças, já que o presidente Lula é “alinhado” com Wagner.
J. Menezes
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:34 0 comentários
ISAAC EM SALVADOR
Postado por Blog do Jota Menezes às 14:17 0 comentários
domingo, 18 de janeiro de 2009
FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA
“O Forró” que é uma espécie de “salvo conduto” da comunidade sertaneja se tornou conhecido no Brasil e no mundo, principalmente a partir das músicas de Luiz Gonzaga que o divulgou e vai criando seus “guetos”. O interessante é que tradicionalmente, Pernambuco ostenta uma certa intimidade forte com o forró e a Bahia que sempre abrigou artistas com ritmos como o axé, o afoxé, o próprio movimento tropicalista, descobriu em Juazeiro um movimento que vem crescendo a partir da segunda metade dos anos de 1980.
Hoje, “a capital do forró” na Bahia é Juazeiro. De lá para cá surgiram Raimundinho do Acordeon, Sérgio do Forró, Adelmário Coelho, Tinho, Wanderley do Nordeste, Flávio Baião e Targino Gondim que após a exibição do filme Eu Tu Eles, gravado em Juazeiro se tornou conhecido no país com a música “Esperando da Janela” (Raimundino, Manuca e Targino), gravada depois por Gilberto Gil com grande sucesso.
Esse movimento bem sucedido motivou a realização do Festival Internacional da Sanfona que acontece em março em Juazeiro. Será uma oportunidade especial em que o Vale do São Francisco vai receber grandes nomes da música nacional e internacional num evento de valorização da “música de sanfona”. O evento está sendo organizado por Targino Gondim.
Postado por Blog do Jota Menezes às 13:58 2 comentários